ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

16 setembro, 2009

EXPOSIÇÕES - 16-9-09

Rio de Janeiro - Arte, história e tecelagem
Anos depois da épica aventura da colonização holandesa do Nordeste, Maurício de Nassau presenteou o soberano francês Luís XIV com lembranças de seus tempos de governador da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil, entre 1636 e 1644. Em 1679, doou ao Rei Sol, entre outras preciosidades, oito óleos sobre tela feitos pelo pintor Albert Eckhout (1610-1665) durante sua estada em Pernambuco. Neles, registrou plantas, animais e indígenas em tamanho natural. Quatro obras originais do artista holandês voltam ao país nesta mostra. Também serão exibidas sete tapeçarias criadas na parisiense Manufatura Real dos Gobelins, na década de 1730, a partir das exóticas pinturas de Eckhout – uma delas é O Índio Caçador (foto), tecida pelo francês Alexandre François Deportes. Completam a exposição onze tapetes contemporâneos.
Tapeçarias Francesas – Patrimônio e Criação – De Eckhout aos Nossos Dias. Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/n°, Centro, 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 6,00. Grátis para menores de 5 anos e pessoas com mais de 60. A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos domingos para todos os visitantes. Até 15 de novembro. A partir de quinta (17).
http://www.museuhistoriconacional.com.br/ Veja Rio


São Paulo-SP - Exposição Matisse Hoje
A primeira exposição individual do francês Henri Matisse (1869-1954) no Brasil promete encantar a todos. São cerca de 80 obras entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e colagens, que contemplas todas as fases do artista. Imperdível!Até 1º de novembro.Onde? Pinacoteca do Estado - Terça a domingo e feriados das 10h às 18h. R$ 6,00. Grátis aos sábados.

São Paulo-SP - II Mostra do Programa de Exposições, reúne, até novembro, instalações, pinturas, desenhos, fotografias, além de vídeos e instalações, de sete artistas: Bruno Faria, Ilan Waisberg, Júnior Suci, Marina Freire, Maurício Topal de Moraes, Roberto Bellini e Tiago Judas.Até 1º de Novembro.Onde? Centro Cultural São Paulo – Terça a sexta das 10h às 20h. Sábados e domingos das 10h às 18h. Grátis.

São Paulo-SP - Para quem gosta de arte alternativa, underground e urbana, a Choque Cultural expõe obras dos artistas: Rubens Matuck - pinturas a óleo feitas sobre pedaços de madeira de lei encontrados no lixo. Maurício Kuhlmann (MZK) - pinturas feitas com spray, inspiradas no design de posters e flyers. Nove - telas e outros objetos encontrados na rua, pintados com spray e acrílica.Até o dia 30 de Setembro.Onde? Galeria Choque Cultural - Terça a sábado das 12h às 19h. Grátis.
http://migre.me/6BDA

Florianópolis-SC - Museu Histórico de SC abre exposições Caminho do Silêncio e Multiverso
Desde quinta-feira (03-09) é possível conferir no Museu Histórico de Santa Catarina- Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227, Centro), as exposições‘Caminho do Silêncio’, de Eliane Veiga, e ‘Multiverso’, de Gustavo Maia.Enquanto a primeira aborda a fé e a religiosidade, a segunda mesclaem sua temática a compulsão por preencher espaços vazios e as formasimaginárias originadas na era digital.As exposições poderão ser visitadas até 04 de outubro e a entrada é gratuita. Mais informações: mhsc@fcc.sc.gov.br / (48) 3028-8090.
Blig;ig

Vinhedo-SP - Exposição de pintura a óleo pode ser vista no Centro Cultural
Os alunos da professora Rita Mazzante expõem seus trabalhos no Salão de Exposições do Centro Cultural “Eng. Guerino Mário Pescarini”. As obras demonstram técnicas e estilos variados, como monocromáticos, figurativos, uso da luz e texturas em papel seda e massa acrílica mesclando criatividade e técnica.
A exposição fica aberta até 18 de setembro e pode ser visitada das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira; aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita. O Centro Cultural “Eng. Guerino Mário Pescarini” fica na Rua Monteiro de Barros, 101, no Centro de Vinhedo.
Jornal de Vinhedo

Portugal - A arte na decadência em Loulé


Em três espaços de Loulé, podem ser vistas três perturbantes exposições, até 27 de Setembro. São três capítulos do programa de artes plásticas do Allgarve.
Imagine um velho palacete, com ar de casa da família Adams, onde nem sequer faltam histórias de fantasmas e um ar de decadência. Imagine que lá dentro um grupo de artistas contemporâneos instala as suas obras, em diálogo, por vezes discordante, com o sítio. Estes são os ingredientes para a exposição «A Luz por dentro», patente, até 27 de Setembro, no Palácio da Fonte da Pipa, à entrada de Loulé, no âmbito da programação Algarve Art, integrada no Allgarve.
Os tectos pintados de vibrantes paisagens e cenas bucólicas contrastam com as instalações que os artistas apresentam em dois pisos e no exterior da casa. Um dos artistas, José Pedro Croft, tirou até partido da decadência galopante do palacete para fazer a sua obra. É uma instalação com tecido, espelhos e até uma vassoura e os buracos no chão. Mas há muito mais para ver, nos dois pisos do Palácio e no seu exterior.
Ainda em Loulé, outras duas exposições aliam a arte à decadência dos espaços onde se apresentam. No Convento de Santo António, à saída da cidade em direcção à Mãe Soberana, estão patentes as «Estranhas Formas de Vida», com vídeo e fotografia da colecção da Fundação de Serralves.
No lugar onde antes era o altar mor da antiga igreja, é exibido o vídeo de Francesco Vezzoli «Amália Traída». O vídeo interroga o mito de Amália através da narrativa da sua vida num resumo de telenovela apresentada e protagonizada por duas outras divas, desta vez do cinema e da televisão: Laureen Bacall e Sónia Braga.
Na imensa nave, a única zona do convento já recuperada, está patente «Portobello», uma viagem em fotografia de Patrícia Almeida por um Algarve inesperado, excessivo e kitsch. Este trabalho da artista é candidato ao Prémio BES Foto e só por isso mereceria uma visita.
Na zona do arruinado claustro e das salas contíguas, Luís Palma apresenta, em vídeo, outras imagens desse Algarve estranho e desfeado. Apresentadas na obscuridade, as imagens desse território profundamente alterado pelo turismo perturbam.
No Lagar das Portas do Céu, outro espaço onde as marcas da decadência acompanham a arte, apresenta-se Mobilehome. A exposição, anónima na medida em que nenhuma das obras/intervenções expostas tem autor assinalado, é o resultado do trabalho dos participantes num curso experimental, independente e especializado que teve lugar naquele antigo lagar, desactivado há cerca de 30 anos e hoje utilizado não só como contentor de arte, mas como conteúdo.
Do vasto programa Algarve Art, continuam ainda patentes ao público outras exposições: «Entre o Céu e o Mar», no Centro Cultural de Lagos (até 13 de Setembro), «Blink», na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, em Silves, «Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos, na Igreja da Misericórdia, também em Silves, «Paisagens Oblíquas», no Museu Municipal e na Galeria Arco, em Faro, e «Dialogue Boxes on Street Windows», nas ruas da Baixa de Faro. Todas estas podem ser vistas até 27 de Setembro.
Barlavanto Online

Bauru-SP - Exposição
A artista plástica Rosa Riccó tem trabalhos em exposição na mostra “Coletânea: Expressões”, aberta à visitação na Bravíssimo Pizzaria & Lounge Bar, que fica na rua Dr. José Maria Rodrigues Costa, 12-43, Jardim América. São 14 telas, produzidas entre 1998 e 2006. Mais informações: (14) 3016-2232 ou 8143-7909.
Jornal da Cidade de Bauru

Curitiba-PR - 5ª Bienal VentoSul
Gênero: Artes Visuais
Em cartaz até: 11/10/2009
Classificação indicativa: Livre
Descrição: Intervenções pela cidade. Esta é a 5ª Bienal VentoSul, uma mostra de arte contemporânea que ocorre em diferentes pontos de Curitiba. O tema da bienal é “Água Grande - Os Mapas Alterados” e conta com a participação de mais de 100 artistas de 30 países. As obras estão expostas em shoppings, museus, praças, parques, terminais de ônibus e outros pontos turísticos da capital paranaense. Entre os destaques está a obra do canadense Jean-Yves Vigneau. Trata-se de um alerta sobre o valor da água que está exposto no lago da Ópera de Arame. O artista criou uma obra em madeira que é a fórmula H2O=$?, com 2,5 m x 17 m. Outra intervenção que o público pode ver são as novas cores na Praça da Espanha. A fonte do local recebeu um corante vermelho (não tóxico) e os bancos foram pintados da mesma cor, dando um tom diferente à famosa praça curitibana. O trabalho é da artista Patrícia Gerber. A 5ª Bienal VentoSul é organizado pelo Instituto Paranaense de Arte.
Telefone: (41) 3223-8424 (Instituto Paranaense de Arte)
Site oficial:
http://www.bienalventosul.com.br/
E-mail: Contato pelo site oficial do evento
Mais informações: Outros locais de exposições e intervenções urbanas são: Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (Musa), Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Memorial de Curitiba, Centro de Criatividade, Solar do Barão, Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu do Cartaz, Museu Alfredo Andersen, Casa Erbo Stenzel, Praça Osório, Parque Barigui, Praça da Espanha, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Passeio Público, Terminal de Ônibus Pinheirinho e Praça Tiradentes, entre outros
Gazeta do Povo

Rio de Janeiro - ENSINO_ARTE_REDE/TRAMA.
Mostra organizada pelo artista plástico Luiz Alphonsus com trabalhos de seus setenta alunos do Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. São vídeos e animações produzidos por estudantes de doze escolas de nove estados brasileiros, que integram a rede de ensino a distância em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Oi Futuro. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 22h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Até 18 de outubro. A partir de sábado (19). Veja Rio

Rio de Janeiro - FELIPE CAMARGO.
Após a retomada do sucesso na sua carreira de ator, Felipe revela sua pouco conhecida faceta de fotógrafo na primeira individual, batizada de Meu Olhar. São cinquenta trabalhos coloridos e em preto e branco, selecionados pelo marchand Edson Alexandre de um material reunido ao longo de duas décadas. Chamam atenção as imagens com efeitos borrados, obtidos através de vidros molhados, que distorcem as cenas captadas. R$ 2 500,00 a R$ 7 000,00. TNT Escritório de Arte. Rua Olegário Maciel, 162, Barra, 2495-5756. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado 10h às 14h. Estac. Grátis. Até sábado (19). A partir de segunda (14). Veja Rio

Rio de Janeiro - JAMES KUDO.
Este artista paulistano que já participou de algumas coletivas por aqui apresenta Telúrico, sua primeira individual na cidade. São quatro pinturas, cinco desenhos e dois objetos. Neles, James Kudo explora como tema a apropriação de espaços. R$ 5 000,00 a R$ 28 000,00. Laura Marsiaj Arte Contemporânea. Rua Teixeira de Melo, 31 C, Ipanema, 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 15 de outubro. A partir de quarta (16). www.lauramarsiaj.com.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - JEFFERSON SVOBODA.
Curitibano de 45 anos, radicado há 28 no Rio, o artista apresenta, na individual Lendária Face, dezesseis pinturas a óleo, acrílica ou têmpera produzidas no último ano. Rostos retratados com diferentes cores e traços que variam entre o figurativo e o abstrato dominam as telas. Galeria de Arte IBEU. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690, 2º andar, Copacabana, 3816-9400, metrô Siqueira Campos. Segunda a sexta, 13h às 19h. Grátis. Até 9 de outubro. A partir de quinta (17). www.ibeu.org.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - JORGE GUINLE - BELO CAOS.
Leia reportagem na pág. 20. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, 2240-4944. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 19h. R$ 8,00. A bilheteria fecha meia hora antes. Pessoas com mais de 60 anos pagam R$ 4,00. Grátis para amigos do MAM e menores de 12 anos. Aos domingos vigora o ingresso família: paga-se apenas R$ 8,00 por grupo. Estac. (R$ 3,00 por uma hora). Até 8 de novembro. A partir de sexta (18). www.mamrio.com.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - MURO DE PAPEL.
Coletiva que reúne somente gravuras de dez artistas contemporâneos de diferentes gerações. Estão lá trabalhos de Alex Gama, Ana Vitória Mussi, Chang Chi Chai, Evany Cardoso, Helena Freddi, Ileana Hochmann, Lena Bergstein, Leonor Décourt, Nelson Augusto e Neno Del Castillo. R$ 2 000,00 a R$ 6 000,00. Galeria 90 Arte Contemporânea. Rua Marquês de São Vicente, 90, sala 101, Gávea, 2529-6588. Segunda a sexta, 14h às 19h; sábado, 12h às 17h. Grátis. Até 31 de outubro. A partir de quinta (17). Veja Rio

São Paulo-SP - CELSO GITAHY.
Trinta trabalhos em stencil art (uma das vertentes do grafite) integram Pet Machine. Animais como cachorro, macaco, golfinho e até o diabo-da-tasmânia aparecem nas obras do artista paulistano. R$ 2 000,00 a R$ 15 000,00. Mônica Filgueiras Galeria de Arte. Rua Bela Cintra, 1533, Jardim Paulista, 3082-5292. Segunda a sexta, 10h30 às 19h30; sábado, 10h30 às 15h. Até 2 de outubro. A partir de quarta (16). Veja São Paulo

São Paulo-SP - ED VIGGIANI.
Realizadas em preto e branco entre 1998 e 2008, as quarenta imagens exibidas pelo fotógrafo paulistano buscam ressaltar os contrastes étnicos, culturais e sociais de várias regiões do país. Caixa Cultural Sé. Praça da Sé, 111, 3321-4400, Metrô Sé. Terça a domingo e feriados, 9h às 21h. Grátis. Até 1º de novembro. A partir de domingo (20). Veja São Paulo

São Paulo-SP - HENRI CARTIER-BRESSON.
Maior individual já realizada no Brasil sobre o fotógrafo francês, Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo reúne 133 imagens feitas por Cartier-Bresson (1908-2004) em 23 países ao longo de mais de cinco décadas – entre 1926 e 1979. Paralelamente, a coletiva Bressonianas, no 3º andar do Sesc Pinheiros, traz sete brasileiros, entre eles os paulistanos Cristiano Mascaro e Carlos Moreira, exaltando a influência do mestre. Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, 3095-9400. Terça a sexta, 10h às 21h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h. Grátis. Até 20 de dezembro. A partir de quinta (17). Veja São Paulo

São Paulo-SP - MILTON MACHADO.
Grandes esculturas inspiradas em móveis, instalações e objetos compõem a individual do artista carioca. As obras deixam transparecer a influência da formação de arquiteto de Milton Machado. R$ 10 000,00 a R$ 60 000,00. Galeria Nara Roesler. Avenida Europa, 655, Jardim Europa, 3063-2344. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Até 24 de outubro. A partir de sábado (19). Veja São Paulo

São Paulo-SP - SERGIO LUCENA.
Cenas de um Pintor mapeia diferentes fases da produção do artista paraibano. Há desde paisagens antigas até a série de óleos abstratos Aenigma Lucens, realizada entre 2007 e 2009. Espaço Cultural Citi. Avenida Paulista, 1111, 4009-3000, Metrô Trianon-Masp. Segunda a sexta, 9h às 19h; sábado, domingo e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até 30 de outubro. A partir de segunda (14). Veja São Paulo
São Paulo-SP - VIRADA RUSSA.
Parte do valioso acervo do Museu Russo de São Petersburgo, centrada nos artistas de vanguarda da virada do século XIX para o XX, está reunida na cidade. Kasimir Malevich (1878-1935) e Wassily Kandinsky (1866-1944) são alguns dos gênios contemplados pela coletiva de 125 obras. Marc Chagall (1887-1985) marca presença com uma tela, a bela Passeio (1917). Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112, centro, 3113-3651, Metrô Sé. Terça a domingo e feriados, 10h às 20h. Grátis. Até 15 de novembro. A partir de terça (15). Veja São Paulo

Porto Alegre-RS - Arte+Arte: O Universo para Descobrir
Em parceria com a Associação Chico Lisboa e o Museu de Arte Contemporânea, o CCMQ traz obras que contemplam o universo. São trabalhos de artistas como Antônio Augusto Bueno, Arlete Santarosa, Erika Romaniuk, Lana Lanna, Luci Sgorla, Marie-Ange Giaquinto e Walter Karwatzki.Galeria Xico Stockinger – CCMQ. Rua dos Andradas, 736, Centro. Tel: (51) 3221-7147. De terça a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 12h às 21h. Até 18 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Corpos em Trânsito
Paineis fotográficos da artista paulistana Ana Niski Zveibil estão na exposição que evidencia olhar da autora sobre as grandes metrópoles. Galeria dos Arcos. Avenida João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3212-5979. De terça a domingo, das 9h às 21h. Até 13 de setembro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Diga X: Retratos de Família
Retrata a trajetória do conceito de família, a partir do cotidiano do final do século XIX ao inicio do século XXI. As imagens fazem parte do acervo do próprio museu e de uma coleção da família Lopes Nogueira. Algumas ainda foram cedidas por moradores de Porto Alegre.Museu Júlio de Castilhos. Rua Duque de Caxias, 1231, Centro. Tel: (51) 3221-3959. De terça a sábado, das 10h às 18h. Até 18 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Em Processo
A artista Claudia Hamerski traz desenhos em materiais e suportes que vão além do grafite e do papel. Os trabalhos foram feitos em 2009 e tiveram curadoria de Ana Zavadil. Nos dias 3 e 8 de setembro, os artistas convidados Marcio Lima e Rafael Araújo fazem intervenções a partir de um painel iniciado por Claudia.Arte & Fato Galeria. Rua São Manoel, 285, 1º Rio Branco. Tel: (51) 3333-9044 De segunda a sexta, das 14h às 18h e sábado, das 10h às 13h. Até 12 de setembro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Montevideo: El Pueblo y la Ciudad
Sob curadoria de Rogério do Amaral Ribeiro, traz vinte imagens registradas por Bruno Alencastro, estudante de Jornalismo da Unisinos. Em formato de fotojornalismo, ele apresenta diferentes instantes do dia-a-dia dos montevideanos.Galeria Mário Quintana. Estação do metrô Mercado – Transurb, Avenida Mauá, Centro. De segunda a domingo, das 5h às 23h20. Até 17 de setembro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Obra Gráfica
A exposição dá continuidade ao projeto Gravura Atemporal e traz cerca de trinta obras de Marta Loguercio. São xilogravuras, gravuras em metal, litografias e obras digitais.Gallery of Arts Dante Sfoggla. Rua Riachuelo, 1257, Centro. De segunda a sexta, das 14h às 18h. Até 29 de setembro. Grátis.Usina UrbanaA mostra de arte urbana reúne vinte artistas locais, que usaram técnicas como pintura mural, grafite, stencil e colagem para cobrir as paredes internas do prédio. Centro Cultural Usina do Gasômetro. Avenida João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3289-8100. De terça a domingo, das 9h às 21h. Até 20 de setembro. Grátis. Veja Porto Alegre

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial