ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

13 janeiro, 2010

INFORMÁTICA - 13-1-10

Cientistas de Taiwan mostram e-papers coloridos e flexíveis
Os dispositivos são leves, finos e, alguns, podem até ser enrolados como uma folha de papel.
O Instituto de Pesquisa Industrial Tecnológica de Taiwan exibiu uma série de tecnologias de visualização flexíveis, em um simpósio realizado ontem, em Taipei, como parte de um programa de promoção e-readers e e-papers. O IPIT é parcialmente financiado pelo governo de Taiwan e trabalha com empresas privadas para usar as telas desenvolvidas por seus pesquisadores em smartphones e outros dispositivos.
Segundo a
PCWorld, dentre as tecnologias mostradas está um dislplay flexível de 4,1 polegadas com OLED (organic light emitting diode). A versão atual não é touchscreen, mas a intenção dos pesquisadores é desenvolver esta característica para o produto. Os pesquisadores do IPIT acreditam que o OLED é melhor que outras tecnologias, pois não há necessidade de backlight ou polarizador, nem de uma pilha de filmes ópticos.
“É a primeira vez que apresentamos esta tecnologia OLED. É mais flexível e mais leve do que antes. É para a próxima geração de dispositivos portáteis”, disse John Chen, diretor-geral do Centro de Tecnologia de Display do IPIT, durante a apresentação.
Outra novidade mostrada foi uma folha de epaper com a tecnologia Ch-LCD (cholesteric liquid crystal display) e um dispositivo de escrita para o CH-LCD e-paper. De acordo co m o IPIT, a tela CH-LCD é fina e leve, consome menos energia e é mais barata que outras tecnologias. A tela do e-paper, embutida no meio de uma folha de cartolina, é reutilizável, já que as imagens na tela podem ser alteradas.
Numa demonstração, o aparelho de escrita levou cerca de 40 segundos para colocar uma imagem na tela de 3,5 por 4,5 polegadas do e-paper. A previsão é de que o papel eletrônico seja usado em cartazes, documentos, mapas, cartões comemorativos e outros produtos.
Também foi mostrada a tecnologia OTFTs (organic thin-film-transistors), uma criação conjunta do IPIT e do fabricante de vidro americano Corning, para permitir a produção de telas finas, flexíveis e de baixo custo. A invenção poder ser usada com vidro ou plástico.
Por último, foi exibida uma grande tela Ch-LCD monocromática flexível, capaz de ser enrolada e resistir a temperaturas de até 220 graus Celsius, que pode ser usada em cartazes ou outro grande s tipos de displays.
De acordo com o
Digitimes, embora apostem nas tecnologias mostradas e planejem lançar alguns produtos no ano que vem, as empresas participantes acreditam que a participação de mercado de e-paper colorido e flexível será pequena para 2010. Isto porque há ainda muito espaço para aperfeiçoamento em termos de performance do produto.
Geek
Luciana Alves
http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2009/11/27/cientistas+de+taiwan+mostran+e+papers+coloridos+e+flexiveis+9184533.html

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial