EXPOSIÇÕES - 18-11-10
São Paulo-SP - Carole Solvay
O principal recurso de inspiração de Carole Solvay é a natureza. O seu contato com a fauna e a flora dos confins da floresta de Soignes, lhe proporcionou uma visão íntima de processos delicados que acompanham o crescimento e o desabrochar. A artista vivenciou estas transformações lentamente no decorrer das estações. Esta experiência se expressa dentro de sua obra espontaneamente, sem ajuda de cursos ou de programas acadêmicos. A escola de arte que Carole Solvay freqüentou foi a própria natureza. Sem dúvida era ela a única aluna, o que explica talvez a impressão que nos dá de permanecer solitária dentro da paisagem artística contemporânea. A artista escolheu um material surpreendente: plumas de aves. Não se trata de plumas espetaculares, coloridas e importadas de regiões exóticas. Ela utiliza plumas bem mais simples: negras, brancas e cinzas, às vezes com um toque de cor mais acentuado, no caso dos filamentos das plumas de pavão, por exemplo. Ela as emprega como elementos, objetos pictóricos e não como meio, como as plumas de ganso, usadas para escrever e desenhar. Com suas instalações, Carole Solvay está talvez mais próxima do desenho clássico do que parece. O desenho tradicional permite aos artistas abordarem o seu tema sob todos os ângulos e decompô-lo em detalhes para melhor reconstruí-lo em seguida. Carole também, mas quase secretamente, sem papel. Seu desenho aparece nas paredes que cercam o seu trabalho, ou sobre o solo, ou mesmo na luminosidade que vem do alto. O material utilizado, muitas vezes semitransparente, produz mesclas entre o negro e o branco ou cinza claro. Esta rede de linhas e de toques traduz uma mão espontânea, firme e uma sensibilidade relativa à luz. A obra de Carole Solvay se situa um pouco na prolongação da arte têxtil pela transparência e o efeito de sua trama. Ela se aproxima também da arte espacial no sentido da ampla utilização de diversas fontes de luz.
Até 9 de Janeiro, De terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE (192 lugares)
Av. Europa, 218 (Jardim Europa)
Tel: (11) 3081-8611
Ingressos: Grátis
Sampa Online
São Paulol-SP - Inter-Aja: Me Dê Um Verso
A partir da performance de construção coletiva de poemas inspirada no jogo surrealista cadavre exquis (cada autor executa uma parte da obra), realizada durante cinco dias por Merhej e Branquinho na biblioteca, foi montada esta exposição que apresenta os poemas resultantes dessa criação em grupo.
Até 10 de Dezembro, De segunda a sexta, das 08h às 17h e sábados, das 09h às 16h
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777 (Pinheiros)
Tel: (11) 3082-5023
Ingressos: Grátis
Sampa Online
São Paulo-SP - Mostra LabMis 2010
Com obras voltadas às linguagens contemporâneas de caráter tecnológico, a Mostra LABMIS 2010 é uma coletiva dos resultados dos projetos selecionados por edital. Também integram a Mostra obras de artistas que participaram do Projeto de Residência Internacional, resultado da parceria entre o MIS e as instituições espanholas Can Xalant e Hangar. Ao longo dos três meses de residência no LABMIS, os artistas selecionados tiveram livre acesso à infraestrutura tecnológica do espaço, contaram com o suporte de orientadores e técnicos especializados para o aprofundamento de suas pesquisas e participaram de encontros abertos ao público para apresentação de seus projetos. O LABMIS, Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som, é um espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento e experimentação em novas tecnologias. Atua na confluência entre arte, ciência e tecnologia, e oferece espaço para ações de difusão da cultura digital para artistas consagrados, emergentes, além de pesquisadores, estudantes e público não especializado.
Até 9 de Janeiro, De terça a sábado, das 12h às 19h; domingos e feriados, das 11h às 18h
MIS - Museu da Imagem e do Som (174 lugares)
Av. Europa, 158 (Jardim Europa)
Tel: (11) 3062-9197
Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada
Sampa Online
São Paulo-SP - Mike Melnyk – Festival Internacional de Música Corporal
Exposição do fotógrafo norte-americano Mike Melnyk com imagens de bastidores, oficinas e apresentações dos artistas convidados nas edições de 2008 e 2009 do Festival Internacional de Música Corporal (IBMF), realizado em São Francisco, EUA. Em 2010, o IBMF ocorre em São Paulo e a exposição integra a programação. O festival apresenta um panorama mundial da música corporal e orgânica, reunindo manifestações culturais que integram a dança, o sapateado, o canto, a percussão corporal, entre outras possibilidades sonoras. Idealizado pelo músico Keith Terry, o evento, no Brasil, tem parceria com o Núcleo Barbatuques, reconhecido internacionalmente como um dos grupos pioneiros no gênero.
Até 19 de Dezembro, De terça a domingo, das 13h às 20h
Galeria Olido
Av. São João, 473 (Próximo das estações República e Anhangabaú) (Centro)
Tel: (11) 3334-0001 - ramal 1941
Ingressos: Grátis
Sampa Online
Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial