CASTELO DO DRÁCULA SERÁ VENDIDO
Bucareste 8 jan - As autoridades locais de Brasov, no centro da Romênia, decidiram comprar o Castelo de Bran, associado pela tradição com o mito de Drácula, que foi posto à venda pela família de Habsburgo sete meses após recuperá-lo do Estado romeno.
As emissoras romenas "Realitatea TV" e "Antena 3" informaram hoje que o Conselho Departamental de Brasov pagará 60 milhões de euros (cerca de R$ 168 milhões) a Dominic de Habsburgo e a suas duas irmãs, herdeiros da princesa Ileana da Romênia, última proprietária do Castelo de Bran antes de ser confiscado pelos comunistas em l948.
As autoridades locais informaram que têm a intenção de recorrer a um crédito em forma de "leasing" para 10 anos que será outorgado por um banco austríaco, segundo as fontes.
O ministro de Cultura, Adrian Iorgulescu, reagiu imediatamente à iniciativa das autoridades locais de Brasov e declarou que o Ministério que dirige tem o direito de ser o primeiro a dar um lance para a eventual compra de Bran e opinou que o preço solicitado é "exorbitante".
O castelo de Bran, situado perto de Brasov, foi construído pelos cavalheiros da Ordem Teutônica no início do século 13 e serviu durante a Idade Média para defender o caminho comercial que ligava Valáquia com a Transilvânia.
O príncipe de Valáquia - Vlad, o Empalador - inspirador do mito de Drácula, utilizou a fortaleza no século 15 com fins militares várias vezes durante seu reinado.
O Castelo de Bran foi propriedade dos saxões de Brasov (colonos alemães) desde fins do século XV até 1918, quando o presentearam à rainha da Romênia, Maria da Saxônia Coburgo Gotha, que o transformou em residência de verão da família real. A rainha Maria deixou o castelo em herança a sua filha, a princesa Ileana, casada com Antônio de Habsburgo.
Os herdeiros de Ileana recuperaram em maio de 2006 o castelo, avaliado então em cerca de 20 milhões de euros, e os novos proprietários prometeram mantê-lo pelo menos três anos como museu. Atualmente o castelo abriga um museu de arte medieval administrado pelo Ministério de Cultura, e é um dos monumentos históricos mais conhecidos e visitados da Romênia.
EFE
EFE
Comentário do Silvio: Durante o Regime Comunista de Nicolae Ceaucescu, o mito de Dracula não podia ser sequer citado na imprensa, qualquer alusão ao mesmo éra punida com penas severas. Nada como um dia após o outro...
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial