ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 fevereiro, 2007

CASA LIMPA TAMBÉM CAUSA ALERGIA


O cheiro de casa limpa, agradável e aconchegante para alguns narizes, pode ser um incômodo para outros. A inalação de produtos de limpeza doméstica aplicados nos cômodos pode desencadear muito mais que acessos de tosse e espirros. Cloratos, por exemplo, presentes em muitos desinfetantes, podem causar desde males respiratórios, como piora em asmáticos, até distúrbios hepáticos e neurológicos. Já as fragrâncias responsáveis pelo cheiro de limpeza podem desencadear alergias. "Elas se manifestam após um tempo de convivência com o agente", explica o alergista Wilson Aun, 70, diretor da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia).Uma alternativa para quem quer minimizar os riscos de "envenenamento" é usar produtos neutros (sem cheiro) ou naturais. Apesar de recomendados pelos médicos, os neutros têm pouca aceitação no mercado, segundo a farmacêutica Eugênia Proença Saldanha, diretora da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins). "O cheiro do produto é sinal de limpeza [para o consumidor]", afirma. Para quem faz questão do cheirinho, a dica é comprar apenas produtos registrados no Ministério da Saúde e seguir as indicações de uso no rótulo.
Uso correto
"Mesmo produtos que obedecem às normas técnicas podem ser nocivos se o uso for incorreto", lembra o engenheiro agrônomo Andersem Santos de Morais, 33, técnico de saneantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além de respeitar a dose, recomenda-se ventilar os ambientes onde os produtos químicos são aplicados. Após passar desinfetante, não se deve "vedar" o banheiro, fechando a tampa do vaso sanitário e as portas do boxe e do cômodo. A medida impede que o cheiro se espalhe, mas quem usar o banheiro poderá ter dor de cabeça, tontura e até asfixia.Outro equívoco é a mistura de produtos. Segundo o médico Carlos Collares, 26, do Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo, é comum receber pacientes sufocados por cloramina -resultante da combinação de cloro com amônia.
Debora Fantini
Folha de São Paulo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial