ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

12 março, 2008

DISCOS DE VINIL E AGULHAS: COMO LIMPÁ-LOS?

No CD, as informações gravadas ficam protegidas: além de ser feita de alumínio, a superfície do disco é revestida por uma camada de plástico.
Já no LP, a situação é totalmente outra.
Além de o disco ser feito de vinil, os sulcos ficam completamente expostos - vulneráveis a poeira, poluição, bactérias, fungos, etc. Por isso a sujeira é, claro, a maior inimiga do LP. E também existe a estática. Quando o LP entra em contato com o envelope de plástico onde é guardado, há fricção - o que gera uma carga elétrica. É a eletricidade estática, que deixa o disco ainda mais sujo: quando está carregado, o vinil atrai a poeira em suspensão no ar.
Não tem jeito. Mesmo se você guardar e manusear os seus LPs de forma correta, cedo ou tarde eles vão precisar de limpeza. Mas evite, a todo custo, as receitas "caseiras", com sabão ou detergente - fazem mal ao disco.
A medida mais simples, que menos agride o disco, é borrifar um pouco d’água e, em seguida, secar o LP passando, delicadamente e no sentido anti-horário, uma flanela de limpar óculos.
Não é o ideal - o certo seria usar água destilada e um pano especial, com tratamento antieletricidade estática. Mas ajuda e mal não faz. Outro método leve, que causa pouco desgaste, é usar uma escova de fibra de carbono. Ela tem centenas de milhares de "fiozinhos", que penetram nos sulcos para varrer a sujeira. E ao contrário das escovas comuns, de náilon, ajuda a descarregar a eletricidade estática do vinil.
Uma boa opção é a Audioquest Carbon Fiber Brush, que pode ser comprada em www.needledoctor.com (US$ 20, mais imposto e frete).
Às vezes, quando o disco está muito sujo, é preciso recorrer a um fluido de limpeza - geralmente vendido num kit que inclui a escova, como o Stanton VC1.
Os fluidos, quase sempre, são feitos de álcool isopropílico com água destilada. Os demais ingredientes não têm muita importância.
AGULHA
E a agulha? Como limpá-la? O ideal seria utilizar um pincel especial, feito com pelos de marta - mas dificilmente você vai encontrar um à venda hoje em dia. Então, uma solução segura é utilizar um pincel de pintura artística - aquele bem fininho, facilmente encontrado em papelarias. Passe o pincel numa linha reta, sempre de trás para frente - do contrário, você agride o cantilever (suspensão da agulha). Se a agulha estiver muito suja, molhe o pincel em álcool isopropílico - facilmente encontrado em lojas de produtos para laboratório.
Ag. Estado

Marcadores:

6 Comentários:

  • Às 10:34 AM , Blogger Jorge Ferreira disse...

    Excelente blog,
    veja este serviço de limpeza de discos de vinil que existe em Lisboa em Portugal:

    http://lavagemdiscosvinil.blogspot.com/

     
  • Às 11:35 PM , Blogger Jvmilanezi disse...

    Muito legal essas dicas...
    Não tive o prazer de desfrutar desta época onde os discos de vinil era a sensação (digamos assim)...
    Agora busco resgatar ao menos um pedacinho dessa nostalgia...

    Muito grato por essas dicas...
    Obrigado.
    Vou conseguir desfrutar dos meus discos do Raul Seixas...rsrs

     
  • Às 4:33 PM , Anonymous Guto disse...

    Adorei a dica muito boa!!!
    Como o amigo aí em cima disse eu também não tive o prazer de viver esta época em que os lps era o acontecimento do momento,rsrsr....
    Mais também tento resgatar essa época tão boa.Sempre fui um grande admirador dos lps,me lembro que desde pequeno gostava de ouvir os lps que minha mãe tinha (Roberto Carlos,Aguinaldo timóteo etc...)Até que um dia quando minha mãe estava na cozinha eu subi em uma cadeira e puxei o fio da vitrolinha philps que tinhamos, tentando pega-la para poder ouvir.Bom resumindo tomei uma surra e ainda ficamos sem poder ouvir os lps por um tempo,isso é até meu pai poder compra outra,rsrsr...São momentos assim que tento recordar ou reviver quando ouço meus discos de vinil.

     
  • Às 6:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Boa noite!
    Qual a percentagem de álcool isopropílico e de água destilada? Ou seja, qual a propoção?

     
  • Às 8:09 PM , Blogger Silvio A. Neves disse...

    Use 80% de alcool isopropílico e 20% de água destilada. Antes de recolocar o disco novamente no envelope plástico ele deve estar bem seco e o envelope muito limpo, o melhor é substitui-lo por um novo.

     
  • Às 7:18 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Sr. Silvio muito obrigado pela informação!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial