ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

19 julho, 2008

MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA

A Internet ampliou de forma inédita a comunicação humana, permitindo um avanço planetário na maneira de produzir, distribuir e consumir conhecimento, seja ele escrito, imagético ou sonoro. Construída colaborativamente, a rede é uma das maiores expressões da diversidade cultural e da criatividade social do século XX.
Descentralizada, a Internet baseia-se na interatividade e na possibilidade de todos tornarem-se produtores e não apenas consumidores de informação, como impera ainda na era das mídias de massa. Na Internet, a liberdade de criação de conteúdos alimenta, e é alimentada, pela liberdade de criação de novos formatos midiáticos, de novos programas, de novas tecnologias, de novas redes sociais.
A liberdade é a base da criação do conhecimento. E ela está na base do desenvolvimento e da sobrevivência da Internet.
A Internet é uma rede de redes, sempre em construção e coletiva. Ela é o palco de uma nova cultura humanista que coloca, pela primeira vez, a humanidade perante ela mesma ao oferecer oportunidades reais de comunicação entre os povos. E não falamos do futuro. Estamos falando do presente. Uma realidade com desigualdades regionais, mas planetária em seu crescimento. O uso dos computadores e das redes são hoje incontornáveis, oferecendo oportunidades de trabalho, de educação e de lazer a milhares de brasileiros. Vejam o impacto das redes sociais, dos software livres, do e-mail, da Web, dos fóruns de discussão, dos telefones celulares cada vez mais integrados à Internet.
O que vemos na rede é, efetivamente, troca, colaboração, sociabilidade, produção de informação, ebulição cultural.
A Internet requalificou as práticas colaborativas, reunificou as artes e as ciências, superando uma divisão erguida no mundo mecânico da era industrial.
A Internet representa, ainda que sempre em potência, a mais nova expressão da liberdade humana. E nós brasileiros sabemos muito bem disso.
A Internet oferece uma oportunidade ímpar a países periféricos e emergentes na nova sociedade da informação. Mesmo com todas as desigualdades sociais, nós, brasileiros, somos usuários criativos e expressivos na rede. Basta ver os números (IBOPE/NetRatikng): somos mais de 22 milhões de usuários, em crescimento a cada mês; somos os usuários que mais ficam on-line no mundo: mais de 22h em média por mês. E notem que as categorias que mais crescem são, justamente, "Educação e Carreira", ou seja, acesso a sites educacionais e profissionais. Devemos, assim, estimular o uso e a democratização da Internet no Brasil.
Necessitamos fazer crescer a rede, e não travá-la. Precisamos dar acesso a todos os brasileiros e estimulá-los a produzir conhecimento, cultura, e com isso poder melhorar suas condições de existência. Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral.
O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância. Se, como diz o projeto de lei, é crime "obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida", não podemos mais fazer nada na rede. O simples ato de acessar um site já seria um crime por "cópia sem pedir autorização" na memória "viva" (RAM) temporária do computador. Deveríamos considerar todos os browsers ilegais por criarem caches de páginas sem pedir autorização, e sem mesmo avisar aos mais comuns dos usuários que eles estão copiando. Citar um trecho de uma matéria de um jornal ou outra publicação on-line em um blog, também seria crime.
O projeto, se aprovado, colocaria a prática do "blogging" na ilegalidade, bem como as máquinas de busca, já que elas copiam trechos de sites e blogs sem pedir autorização de ninguém!
Se formos aplicar uma lei como essa as universidades, teríamos que considerar a ciência como uma atividade criminosa já que ela progride ao "transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado", "sem pedir a autorização dos autores" (citamos, mas não pedimos autorização aos autores para citá-los). Se levarmos o projeto de lei a sério, devemos nos perguntar como poderíamos pensar, criar e difundir conhecimento sem sermos criminosos.
O conhecimento só se dá de forma coletiva e compartilhada. Todo conhecimento se produz coletivamente: estimulado pelos livros que lemos, pelas palestras que assistimos, pelas idéias que nos foram dadas por nossos professores e amigos... Como podemos criar algo que não tenha, de uma forma ou de outra, surgido ou sido transferido por algum "dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular"? Defendemos a liberdade, a inteligência e a troca livre e responsável. Não defendemos o plágio, a cópia indevida ou o roubo de obras. Defendemos a necessidade de garantir a liberdade de troca, o crescimento da criatividade e a expansão do conhecimento no Brasil. Experiências com Software Livres e Creative Commons já demonstraram que isso é possível. Devemos estimular a colaboração e enriquecimento cultural, não o plágio, o roubo e a cópia improdutiva e estagnante. E a Internet é um importante instrumento nesse sentido. Mas esse projeto coloca tudo no mesmo saco. Uso criativo, com respeito ao outro, passa, na Internet, a ser considerado crime.
Projetos como esses prestam um desserviço à sociedade e à cultura brasileiras, travam o desenvolvimento humano e colocam o país definitivamente para debaixo do tapete da história da sociedade da informação no século XXI. Por estas razões nós, abaixo assinados, pesquisadores e professores universitários apelamos aos congressistas brasileiros que rejeitem o projeto Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo ao projeto de Lei da Câmara 89/2003, e Projetos de Lei do Senado n. 137/2000, e n. 76/2000, pois atenta contra a liberdade, a criatividade, a privacidade e a disseminação de conhecimento na Internet brasileira.
André Lemos,
Prof. Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Pesquisador 1do CNPq.
Sérgio Amadeu da Silveira,
Professor Titular Faculdade Cásper Líbero, ativista do software livre.
Henrique Antoun,
Prof. Associado da Escola de Comunicação da UFRJ, Pesquisadordo CNPq.
Fernanda Bruno,
Coordenadora da Linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas do PPGCOM/UFRJ.
João Carlos Rebello Caribé,
Publicitário e Consultor de negócios em Midias sociais.
Mônica Schieck,
Doutoranda PPGCOM / ECO - UFRJ
José Maurício Alves da Silva,
Jornalista e Programador Visual
Rogério da Costa,
Filósofo, Prof do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP.
Suely Fragoso,
Professora Titular da Unisinos, Pesquisadora CNPq Nível II
Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira,
Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ.
Laan Mendes de Barros,
Professor titular da Faculdade Cásper Líbero.
Marcos Palacios,
Professor Titular, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.
Marta Vieira Caputo
- PPGCOM - UNESP - Bauru - SP.
Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques,
Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON.ECO.UFRJ e membro do Global Panel do Millennium Project da World Federation of United Nations Associations-WFUNA.
Paulo Carneiro da Cunha Filho,
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação daUniversidade Federal de Pernambuco.
Eduardo Freire, Coordenador do Curso de Jornalismo da Unifor.
Simone Pereira de Sá.
Prof Adjunta - Dep de Mídia - UFF.
Profa. Regina Gomes,
Universidade Católica do Salvador.
Raquel Recuero,
Programa de Pós-Graduação em Letras UCPel.
Suzana Oliveira Barbosa,
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBa e integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online, GJOL/UFBA.
Gerson Luiz Martins,
Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR/UFMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Tattiana Teixeira - Jornalista. Pesquisadora e Professora de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Adriana Amaral - Professora Adjunta e Pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP.
José Carlos Ribeiro
- Prof. Associado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
André Olivieri Setaro, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.
Sebastião Carlos de Morais Squirra,
Universidade Metodista.
Eduardo Meditsch - Universidade Federal de Santa Catarina
Suzy dos Santos,
professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.
Lia da Fonseca Seixas,
Doutoranda em gêneros jornalisticos,
Universidade Federal da Bahia.
Mirna Tonus,
Universidade de Uberaba (UNIUBE)
Thiago de Morais Lins,
estudante de Comunicação Social/ Jornalismo UFRJ
Paola Barreto Leblanc - Cineasta e Mestranda do PPG COM / ECO - UFRJ
Helen Amorim,
publicitária e economiária
Cristiane de Magalhães Porto,
Doutoranda do Programa Multidisciplinar de Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação - UFBA.
Cláudio Renato Zapalá Rabelo,
professor da Unidade de Conhecimento Comunicação Social da Faesa-ES, Novas tecnologias.
Yuri Almeida -
Jornalista e pós-graduando na FJA/Ba.
Carlos Alberto Ferreira Lima,
Professor da Universidade de Brasília.
Adalci Righi Viggiano, Mestre em Educação Tecnológica - CEFET-MG, Profa. Virtual da UFScar, Profa. do Cefet-MG e Profa. da Newton Paiva Virtual.
Jacques Jules Sonneville - UNEB Universidade do Estado da Bahia.
Marcia Benetti - professora do PPGCOM da UFRGS e diretora científica da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo)
Francisco José Paoliello Pimenta,
Professor Associado II Faculdade de Comunicação da UFJF Campus de Martelos, Juiz de Fora - MG.Jan Alyne Barbosa e Silva - UFBA.
Mauro Betti, Universidade Estadual Paulista- Campus de Bauru, Faculdade de Ciências Departamento de Educação Física.
Fabiano Mazzini Bonisem,
Prof. das Faculdades Integradas São Pedro - FAESA.
Solimar Garcia. Jornalista e Professora Universitária dos cursos de Gestão da UNIP - São Paulo.
Denise Maria Cogo, Professora do PPG em Comunicação da Unisinos, RS.
Ronaldo Henn -
Professor pesquisador do PPG em Comunicação da Unisinos, RS.
Douglas Dantas Cardoso Gardiman
- Sindijornalistas/ES
Leôncio Caetano de Farias, Graduando em Ciências Sociais - UFMG, Bolsista PIBIC - CNPq.
Paulo Munhoz,
integrante do Gjol grupo de pesquisa em jornalismo on-line da UFBA.
Marcos Alves,
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo.
Macello Santos de Medeiros.
Doutorando em Comunicação (FACOM/UFBA) e Professor do Centro Universitário Jorge Amado.
Roberto Abdala Junior,
Centro Universitário do Leste de Minas - Unileste MG, Cel. Fabriciano, Vale do Aço.
Alessandra Carvalho,
prof. das Faculdades Integradas S. Pedro, Vitória-ES.
Beatriz Martins,
Doutoranda ECA - USP, Pesquisadora do Colabor - USP.
Simone do Vale, Doutoranda ECO/UFRJ.
Erly Vieira Jr -
Mestre em Comunicação, Imagem e informação pela UFF, Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ, escritor e cineasta.
Brunella de Lima França -
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo
Carla Andrea Schwingel -
Doutoranda em Jornalismo Digital e Mestre em Cibercultura pelo Ciberpesquisa - PósCom-UFBA.
Marcelo De Franceschi,
Com. Social - Jornalismo Universidade Federal de Santa Maria - RS Diretório Acadêmico Mario Quintana (DACOM).
Júlio Vitorino Figueroa,mestrando em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia.
Josemari Poerschke de Quevedo, Mestrando no PPGCOM UFRGS em Comunicação e Informação.
Rogério Christofoletti, Professor e pesquisador do Mestrado em Educação da Univali (SC).
Maria Lucilia Borges, Mestre e Doutoranda em Comunicação e Semiótica - PUCSP.
Karina Gularte Peres - Graduanda em Jornalismo/UCPel.Marcos Aurélio Júnior, técnico especializado da webradio Uni-BH, mestrando em Comunicação Social pela UFMG.
Luciana Scuarcialupi,
Ação Cultura Digital do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Uirá Porã,
Ativista do conhecimento livre.
Graciela Selaimen,
Coordenadora executiva do Nupef/Rits - Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação da Rede de Informações para o Terceiro Setor.
José Carlos Ribeiro -
Prof. Associado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Silvana Louzada -
UFFCarlos Henrique Falci, Professor Adjunto III - PUC Minas; Membro do grupo de pesquisa Comunicação e redes hipermidiáticas do CNPq.
Marcelo Träsel,
mestre em Comunicação e Informação, professor-assistente do Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUCRS, consultor em mídias sociais.
Iara Regina Damiani
/NEPEF/UFSC
Herberto Peil Mereb
Coordenador Organizacional da ONG AMIZ - Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional.
Ana Márcia Silva - Universidade Federal de Goiás.
Carlos Frederico de Brito d'Andréa,
Universidade Federal de Viçosa.
Prof. Dr. Francisco Laerte Juvêncio Magalhães,
Universidade Federal do Piauí Erik Oliveira.
Paulo Francisco Slomp.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Marcos Cavalcanti, Coordenador do Crie - Centro de Referência em Inteligência Empresarial
Fábio Malini -
Jornalista e Professor na Universidade Federal do Espírito Santo
Alex Primo -
professor do Departamento de Comunicação da UFRGS
Rodrigo José Firmino,
Professor em Gestão Urbana, Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.
Bruno Fuser,
Coordenador do NP Comunicação para a Cidadania - Intercom.
Sergio Bicudo,
Multimeios PUC-SP.
Lilian Starobinas,
Doutoranda - FE-USP
Ana Laura Gomes -
Senac/SP
Itania Maria Mota Gomes,
Doutora, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.
Verônica L. O. Maia,
Antropóloga, consultora de projetos culturais e pesquisas.
Adilson Vaz Cabral Filho, Professor adjunto - Universidade Federal Fluminense.
Lylian Coltrinari, Professor Associado/FFLCH-USP.
Aníbal Francisco Alves Bragança,
Professor e pesquisador (UFF - CNPq).
Gilberto Pavoni Junior,
jornalista.
Marcelo Bolshaw Gomes,
jornalista, doutor em ciencias sociais e professor de comunicação da UFRN.
ATENÇÃO - ESTOU ATUALIZANDO AS ASSINATURAS. Quem já deixou a adesão em um post neste blog terá o seu nome incluído no Manifesto. Quem ainda não assinou, por favor siga a sugestão do João Carlos Caribé. Ele propõe que todos passem a assinar o Manifesto no site da petition on-line. Ficará mais fácil para coletarmos os apoios.
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