O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE VIRAR DE METRÔ EM QUATRO GRANDES CIDADES
Basta um simples bilhete para te fazer descobrir as cidades mais incríveis do mundo. Não, o bilhete mágico não existe: é que com apenas um ticket de metrô você pode conhecer Paris, Nova York, Berlim e Londres.
Nova York
Com dois dólares, é possível fazer apenas uma viagem de metrô. O melhor mesmo é comprar o MetroCard, um cartão que permite que se possa viajar ilimitadamente pagando apenas uma taxa. Em Nova York há pacotes diários, semanais e mensais. O mais caro, o mensal, custa 81 dólares.
Como fazer:
Nas máquinas que ficam instaladas nos próprios metrôs. Aceita cartões de crédito e há opções em diversas línguas, inclusive português.
Vantagem:
Dependendo de quanto tempo você fica e onde quer visitar, o MetroCard é mais economico. E também é aceito nos ônibus metropolitanos.
Desvantagem:
Em Nova York as pessoas andam muito a pé e muitas vezes você nem vai usar tanto assim o metrô. Também é importante pesar a questão do custo/benefício dos táxis amarelos, que são uma atração à parte e muito baratos, E não espere muito: alguns dos trens são velhos e sujos, afinal, o sistema metroviário nova iorquino tem 103 anos.
Paris
A Carte Orange, ou Carta Laranja, dá acesso aos trens e ônibus de Paris. Você pode escolher entre semanal e mensal e a quantidade de regiões que pretende visitar. Os preços variam entre 15 e 122 euros.
Como fazer:
Basta levar uma foto 3x4 nos guichês do metrô. Aceita cartões de crédito.
Vantagem:
Por levar a sua foto, a Carte Orange acaba sendo um dos melhores souvenirs de Paris. Sem dúvida, é a maneira mais econômica de andar nos metrôs da Cidade Luz.
Desvantagem:
Se sua idéia é experimentar a vida noturna de Paris, a Carte Orange pode não compensar porque os metrôs fecham à meia noite.
Berlim
Berlim é uma cidade bem servida quando o assunto é metrô. Os trens são modernos e limpos e há diversos tipos de tickets: diário, semanal, mensal, semestral e para grupos. Os valores são de 6,10 euros, pelo ticket diário, até 149 euros, para o passe semestral.
Vantagem:
Berlim é uma cidade grande e o metrô abrange quase todos os pontos turistícos. Quem compra os passes sempre sai no lucro.
Desvantagem:
As máquinas que vendem os bilhetes costumam "dar pau" e não tem opção em outras línguas. O jeito é pedir ajuda para algum alemão que fale inglês.
Londres
O Tube, como os ingleses chamam o metrô, é uma atração turistíca à parte: algumas estações, como a Baker Street, tem azulejos com ilustrações de Sherlock Holmes, o detetive que deu fama à rua. Muitos artistas costumam tocar e cantar nas estações (o governo regulamenta os trovadores urbanos) e alguns fazem verdadeiros shows, com direito a baixo, guitarra e bateria! Os bilhetes de metrô de Londres tem preços de acordo com as regiões abrangidas e o número de dias. Um passe de três dias, por exemplo, custa 17,40 libras e dá direito a viajar nas zonas 1 e 2. Como fazer:
Nos guichês ou nas máquinas que existem nas estações. Aceita cartões de crédito.
Vantagem:
Londres possui um dos melhores serviços de transporte público da Europa e os bilhetes também são aceitos nos ônibus- incluindo ai os clássicos vermelhos de dois andares.
Desvantagem:
Como são mais de 200 estações fica fácil se perder. O site de metrô de Londres tem um "planejador" de rota, em que você digita de onde para onde quer ir e ele mostra o caminho, incluindo trocas de linhas.
Ivy Farias
http://turismo.ig.com.br/julho/noticias/2008/07/16/turismo_subterrameo_1448532.html
Ivy Farias
http://turismo.ig.com.br/julho/noticias/2008/07/16/turismo_subterrameo_1448532.html
Marcadores: utilidades
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial