ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

15 setembro, 2008

EXPOSIÇÕES

Exposição Vias do Coração
Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, quem passar pela Estação Ciência, em São Paulo, será convidado a conhecer a fundo o funcionamento do coração.
Na exposição itinerante “Vias do Coração”, os visitantes poderão conhecer o sistema circulatório e descobrir algumas curiosidades, como por exemplo, o número de vezes que o coração bateu, desde o nascimento até o momento atual.
A exposição conta também com sons de batimentos cardíacos em diferentes frequências, cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, vídeos educativos em 3D, painéis, atividade monitoradas e terminais multimídia. “Queremos informar de maneira lúdica e didática a anatomia do coração”, explica Cristina Moscardi, idealizadora da “Vias do Coração”.
Nos primeiros módulos da exposição, o visitante aprende sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Microscópios e modelos anatômicos ajudam ilustram o passeio. “As patologias, como a hipertensão, são apresentadas no final, quando o visitante já está familiarizado com o funcionamento saudável do coração”, diz Cristina Moscardi.
Um dos painéis da exposição (Imagem/Divulgação)

Com o objetivo de educar e prevenir, “Vias do coração” pretende atingir o público jovem e adulto. “É uma exposição para a família. As crianças completam o aprendizado escolar, além de transmitir o conhecimento em casa. Para os adultos serve como uma alerta aos problemas cardiovasculares”, garante Cristina.
São Paulo será a primeira cidade a receber o projeto, que foi desenvolvido pela Sanofi-aventis em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, responsável pelo Ciência Móvel, museu itinerante. No fim de novembro, o material parte para o Rio de Janeiro, onde será exposto em local a definir.
Todas as cidades parceiras do projeto Ciência Móvel poderão receber a “Vias do Coração”. Basta oferecer um espaço apropriado para a exposição ser montada, como um ginásio ou local de eventos, e agendar uma data com a produção.
Serviço
Exposição “Vias do Coração”Data: de 12 a 28 de setembro
Horário de visitação: 3ª a 6ª, das 8h às 18h
Sábado, domingo e feriado: das 9h às 18h (após 17h30 não é mais permitida a entrada) Ingressos: R$ 2,00 (grátis para menores de 6 anos e maiores de 60 anos)
Escolas podem agendar visitas pelo telefone 0800 703 00 14 ou (11) 3672-5364 ou 3675-6889
Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1394, Lapa
http://www.eciencia.usp.br/
Marina Morena Costa
IG Educação


Exposição Artistas Brasileiros mostra obras de 62 pintores
Entre os 62 artistas que expõem suas obras na exposição Artistas Brasileiro 2008 - Novos Talentos, está Claudimar Pereira, indicado pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O representante do estado de Goiás apresenta a obra Cavalhadas de Pirenópolis, uma pintura em óleo sobre tela. Sua obra explora o contexto histórico-cultural e ecológico da região.
O estado do Rio de Janeiro será representado por três artistas. Um deles é Ckless - Denise Helena Ckless de Azevedo -, indicada pelo senador Paulo Duque (PMDB-RJ). A pintora utiliza em sua obra o estilo figurativo, representando paisagens e figuras do povo brasileiro com pincelada em tons pastéis. Uma amostra de seu estilo está na pintura A Colheita, que ficará na exposição Artistas Brasileiros.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) indicou, para representar o Rio Grande do Sul, o artista Zupo, que traz a obra IN-DIO. O pintor inspira-se na formação miscigenada da civilização brasileira e busca mostrar a diversidade das raízes culturais do Brasil.
Ismael Martins, com a obra Face Indígena, é um dos artistas que representarão o estado do Acre. Indicado pelo senador Tião Viana (PT-AC), o artista aborda temática regional em desenho artístico e pintura em tela. Ele é presidente da Associação de Artistas Plásticos de Tarauacá (AC) e membro da Associação dos Artistas Plásticos do Acre.

Esta é a quarta edição da exposição que vem revelando novos nomes nas artes plásticas de todos os estados brasileiros, indicados pelos senadores. A mostra será inaugurada nesta quinta-feira (11) e ficará aberta ao público até o dia 28 de setembro, diariamente das 9h30 às 17h, no Salão Negro do Congresso Nacional.
Veja a
lista dos artistas que estarão expondo suas pinturas.
Agência Senado

Exposição mostra gravuras de Rubem Grilo em Brasília
O artista mineiro Rubem Grilo ganha uma exposição em Brasília na próxima quarta-feira (17) no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça.
A mostra, com organização e curadoria de Evandro Salles, estará aberta ao público até o dia 8 de novembro, e tem entrada gratuita.


Com o título de "Gravura de Rubem Grilo", a mostra reúne 89 xilogravuras, feitas desde 1980 até os dias atuais, e um vídeo que exibe uma entrevista concedida pelo artista.
Rubem Campos Grilo nasceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, em 1946. Antes de completar 18 anos de idade, ele se transferiu para o Rio de Janeiro. Em 1969, ele se formou em agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, foi para Volta Redonda e freqüenta, por um curto período, o curso de xilogravura, com José Altino, na Escolinha de Arte do Brasil. Em 1971, mudou para o Rio de Janeiro e durante dois meses cursou a Escola de Belas Artes.
Na Biblioteca Nacional, Grilo conheceu a obra dos gravadores Lívio Abramo, Marcelo Grassmann e Oswaldo Goeldi.
Grilo teve contato com Marcelo Grassmann e Oswaldo Goeldi na Biblioteca Nacional
Em 1972, freqüentou, com intervalos, o ateliê de xilogravura da Escola de Belas Artes, orientado por Adir Botelho, o ateliê de Iberê Camargo, no qual aprendeu as técnicas de gravura em metal, e participou do curso de litografia com Antônio Grosso, na EAV/Parque Lage.
Em 1971, realizou as primeiras xilogravuras e a partir de 1973, ilustrou os jornais "Opinião", "Movimento", "Jornal do Brasil" e "Pasquim", entre outros.
No início dos anos 80, ele trabalhou para a Folha de S.Paulo e ilustrou os fascículos da coleção Retrato do Brasil. Em 1985, lançou o livro "Grilo: Xilogravuras".
Em 1990, recebeu o segundo prêmio da Xylon Internacional, Suíça. Em 1999, atuou como curador geral da mostra Rio Gravura.
A Gravura de Rubem Grilo
Quando: de 17 de setembro a 8 de novembro
Onde: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça Brasília
(Tribunal de Contas da União Ed. Sede - Setor de Administração Federal Sul, quadra 4, lote 1 tel. 0/xx/61/3316-5074 e 0/xx/61/3316-5036)
Quanto: grátis
Exposição "A Gravura de Rubem Grilo" fica exposta em centro cultural de Brasília até o mês de novembro
Folha Online

Exposição no Museu da Cidade do Recife revive lambe-lambe
Não faz tanto tempo, o trabalho dos fotógrafos lambe-lambe era uma das mais populares maneiras de se guardar uma recordação das festas ou viagens pelo interior do Brasil. Esta época é revivida na exposição O mundo real é uma fotografia, dos fotógrafos Luiz Santos e Tonho Ceará, que entra em cartaz nesta quarta-feira (10), às 20h, no Museu da Cidade do Recife (a mostra aconteceria na quarta-feira passada, durante a 3ª Semana de Fotografia do Recife, mas foi adiada por problemas técnicos).
A exposição é o resultado do projeto A volta do lambe-lambe, patrocinado pelo Programa BNB Cultura, que consistiu basicamente em retratar pessoas durante viagens entre Recife e a cidade de Juazeiro do Norte (CE). A idéia surgiu a partir do encontro entre Luiz Santos e o fotógrafo de lambe-lambe Tonho Ceará. “Eu encontrei o Seu Ceará pela primeira vez há quase 20 anos, quando ele tirou uns retratos meus com sua câmera-laboratório, lá na praça Dom Vital (próxima ao Mercado São José)”, relembra Santos, que só foi rever seu futuro parceiro no projeto alguns anos depois. “Em dezembro de 2005, fui convidado para um evento que aconteceu no Centro Dragão do Mar (CE), o I Encontro sobre Fotografia Popular. Passei uma semana convivendo com esses impressionantes retratistas”, completa.
De volta Recife, ele reencontrou Tonho Ceará e teve a idéia do projeto: fazer o caminho inverso ao percorrido por Ceará, há 30 anos, quando deixou Juazeiro do Norte para morar no Recife. “O projeto se propunha captar a alma da gente nordestina pelo retrato. De agosto de 2006 até fevereiro de 2008, nós visitamos várias cidades e povoados, do Agreste ao Sertão. Nos interessamos especialmente por grupos que têm em comum a característica de se deslocarem com certa freqüência. Foi aí que encontramos indígenas, ciganos, circenses, sem-terra, romeiros”, explica Santos.
Além de retratar as pessoas, eles pesquisaram a memória visual das famílias reproduzindo digitalmente as fotografias trazidas pelas pessoas.
Os retratos feitos pela equipe serão expostos em suportes diversos (como projeções e lambe-lambe de muro) e a a mostra deve contar com o documentário Cinema de dois tões, gravado durante a viagem e que está em fase de finalização. Além de Tonho Ceará (na fotografia) e Luiz Santos (direção, fotografia e registro em vídeo), a equipe é formada por Osmar Barbalho (produtor) e Cláudio Medina (fotógrafo assistente).
Também participam da realização de Cinema de dois tões Oscar Malta (gravação dos depoimentos), Francisco Baccaro (captação de imagens), Douro Moura (montagem), Romero Rocha (efeitos gráficos), Gerson Damasceno (arte), Thelmo Cristovam (som) e Abdênago Souza Leite, o Microfone, responsável pela narração.
Em outubro, começa a última etapa do projeto, que compreende exposições mambembes em localidades visitadas pelo grupo. Luiz Santos também prepara o livro Tonho Ceará, de Pernambuco para o mundo.
SERVIÇOO mundo real é uma fotografia, de Tonho Ceará e Luiz Santos. Data: Quarta-feira (10) até 12 de outubroHorário: 19hLocal: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas). Fone: 3232-2812
JC Online

Washington recebe exposição sobre obra de Oscar Niemeyer
O Museu de Arte das Américas em Washington inaugurou nesta quarta-feira uma exposição sobre a obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
Na mostra há desenhos, plantas, fotografias, vídeos e maquetes referentes à obra de Niemeyer.


Exposição mostra obra de Oscar Niemeyer, 100, e artistas que trabalharam com ele

Há ainda projeção de depoimento inédito gravado há poucos dias pelo arquiteto, segundo informações do Itamaraty.
Na mostra ainda é possível encontrar estudos e obras de artistas que trabalharam em parceria com Niemeyer ao longo de sua carreira. Alguns dos elementos são esculturas de Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi e Franz Weissmann, azulejos de Athos Bulcão, óleos de Tomie Ohtake, Cândido Portinari e Burle Marx.
A exposição permanecerá aberta à visitação pública no local até o dia 26 de outubro. Após este período, a mostra segue para Caracas.
A exposição é organizada pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil em Washington.
Folha Online

São Paulo-SP - Exposição mostra bonecas indígenas de Mário de Andrade em SP
A exposição "A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade - As Licocós de Mário" está aberta ao público até o dia 30 deste mês.
Com entrada gratuita, a mostra acontece na sala Marta Rossetti Batista no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP (Universidade de São Paulo).

"A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade - As Licocós de Mário" fica até dia 30

Aberta de terça a sexta-feira, de 9h a 18h, e aos sábados, de 10h a 16h, a exposição mostra as licocós, bonecas indígenas que Mario de Andrade coletou durante sua viagem pelo Brasil.
O imaginário de crenças indígenas ajudou o pesquisador a elaborar algumas de suas obras, como o livro "Macunaíma", que completa 80 anos em 2008.
Com diferente simbologia, as licocós representam estados como a fertilidade e outros símbolos. A curadoria é feita entre o IEB com auxílio do MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia).
"A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade - As Licocós de Mário"Quando: até 30 de setembro; de terça a sexta, de 9h a 18h; sábados, de 10h a 16hOnde: IEB USP (avenida Professor Mello Moraes, travessa 8, nº140)Quanto: grátis
Folha Online

Portugal - Ciclomotores, motos e automóveis antigos em exposição na Expo Faro
De 12 a 14 de Setembro, a cidade de Faro recebe a 3º Feira/Exposição de Ciclomotores, Motos e Automóveis Antigos que vai decorrer na Expo Faro, numa organização do Moto Clube de Estoy-Ossónoba com o apoio da Câmara Municipal de Faro. Na área de exposição vão marcar presença três moto clubes convidados e cerca de 15 expositores/vendedores oriundos sobretudo do norte do País que vão comercializar peças raras. Em exposição vão estar mais de 40 automóveis clássicos, uma viatura dos Bombeiros Municipais de Faro “O Relâmpago” (da década de trinta), cerca de 30 motos antigas e 45 motorizadas de grande atracção. Para além da exposição, no local pode também ser apreciada a gastronomia do concelho, num espaço dedicado à restauração, no recinto. A Feira abre esta sexta-feira, dia 12, às 18 horas, encerrando às 24 horas. Nos seguintes dias as portas abrem às 10 horas até às 24 horas (sábado, dia 13) e até às 20 horas (domingo, 14). A entrada custa 2 euros para adultos e é livre para crianças até aos 12 anos de idade.
Diário da Região Sul - Algarve

Museu da UEM realiza projeto Veja com as Mãos
Na próxima quinta-feira, 11 de setembro, tem início no Museu da Bacia do Paraná, na UEM (Universidade Estadual Maringá), o projeto Veja com as Mãos. A iniciativa propõe desenvolver um processo de inclusão no conhecimento da história de Maringá, por meio do acervo (painéis fotográficos, utensílios diversos) do Museu. A ação acontecerá através de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como mapas, maquetes e o braile.
Na primeira fase, participam do projeto estagiários dos cursos de história, arquitetura e geografia, bem como crianças da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. As informações coletadas junto às crianças serão repassadas para o braile e ficarão à disposição dos deficientes visuais, que poderão aprender por meio do olhar da garotada.
Na quinta-feira, das 8 às 10 horas, 30 alunos do CAP vão descrever 120 peças do Acervo do Museu da Bacia do Paraná sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Dinara Fátima Girardi Farhat e da coordenadora pedagógica do CAP, Ana Paula Werri.
Das 10 às 11h40, os textos escritos pelos alunos serão revistos pela professora junto com os estudantes, como atividade curricular de sala de aula. Após este exercício de correção serão devolvidos aos técnicos do Museu, que digitarão o material e o vão encaminhá-lo ao Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade, para serem repassados para o braile.
A segunda fase do projeto vai ser realizada entre o dia 1 a 31 de outubro. Os textos em braile serão afixados numa grande exposição no Museu, que estará aberto à visitação por deficientes visuais. A partir do texto das crianças em braile, os visitantes especiais farão uma nova descrição das peças expostas e dos outros objetos do acervo. E, então, o projeto se encerra, com uma grande exposição, reunindo as impressões de todos os participantes.
O Museu da Bacia do Paraná fica no prédio ao lado da reitoria da UEM. Para agendamento de visitas, é necessário ligar para o telefone (44) 3261-4294 – horário 8h às 11h e 14h as 17horas.
Fonte: Assessoria de imprensa da UEM
Universia Brasil

Exposição traz contraste de Teresina na Casa da Cultura
A exposição visa ainda conscientizar sobre a preservação de prédios e monumentos da cidade
Casa de Cultura de Teresina

O velho e o novo na arquitetura de casas, praças e ruas da cidade foi objeto de pesquisa de três jovens que se aventuraram em retratar, usando ângulos parecidos, os contrastes de Teresina em épocas distintas. O resultado pode ser visto a partir desta segunda, dia 15 de setembro, na exposição Velha/Nova Teresina, no Varandão da Casa da Cultura.
O projeto, que durou mais de seis meses para ficar pronto, contém cerca de 90 fotos - entre novas e antigas - e foi abraçado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, sendo exposto no canteiro central da Avenida Frei Serafim durante o projeto Viva Teresina Intensamente, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de agosto, em comemoração ao aniversário da cidade. “Foi muito interessante o resultado, pois as pessoas, principalmente as mais velhas, paravam e reconheciam, entusiasmadas, os locais antigos onde costumavam passar. Muitas não haviam se dado conta do quanto a cidade mudou”, relata o jornalista e fotógrafo Diego Iglesias, que idealizou o projeto.
A direção de arte da exposição “Velha/Nova Teresina” é de Alex Fontenele e Ronaldo Lima. “Apreciando as fotos antigas da cidade no arquivo da Casa da Cultura, sentimos a necessidade de retratar o que mudou nos últimos anos. Com isso, fomos até os mesmos locais hoje e fotografamos, mostrando essas diferenças, ou não”, relata Alex, destacando que as imagens antigas selecionadas são bastante conhecidas de muitos teresinenses, pois algumas foram utilizadas em livros e cartões postais.
A exposição visa ainda conscientizar a população sobre a preservação de prédios e monumentos antigos da cidade, que guardam muito da história da capital, bem como a importância da arborização, que deixa as praças cada ainda mais aconchegantes.
A abertura do projeto, que ficará exposto no Varandão da Casa da Cultura até o dia 26 de setembro, acontecerá com solenidade nesta segunda (15) partir das 19h, e contará com performance artística e a presença de vários convidados.
Fonte: FCMC
180 graus

Exposição mostra cerrado como atrativo turístico
O Circuito Turístico do Triângulo abriu, dia 11, às 9h30, no Parque Victório Siquierolli, a exposição fotográfica itinerante Encantos do Cerrado.
Nos trabalhos são evidenciadas as belezas do cerrado brasileiro como força motora para o turismo no local. A mostra encerra-se no dia 14 e pode ser visitada sempre das 9h às 16h. O evento demonstra também a preocupação do Circuito com a preservação do cerrado, uma riqueza biológica ameaçada de extinção. A entrada para a Exposição é franca.
Árvores com galhos sinuosos e de aparência seca, solo de savana tropical, inúmeras espécies de vegetais, aves e mamíferos, inverno seco e verão chuvoso, são algumas características do cerrado, segundo maior bioma do Brasil.
Sua formação original se estendia por aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, abrangendo 10 estados da região central brasileira. Hoje, existem apenas 20% da área original.
A importância do cerrado é tamanha que ele foi considerado reserva da biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece a sua biodiversidade e estima-se que existem no local mais de 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos.
Promotor da exposição, o Circuito Turístico do Triângulo Mineiro é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Uberlândia, que desenvolve projetos sociais, econômicos e ambientais, com o objetivo de apoiar e desenvolver atividades sustentáveis na área de turismo.
Integram o Circuito as cidades de Araguari, Coromandel, Douradoqüara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Três Ranchos, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia.
Programação cultural:
Dia 11 às 15h30 palestra do IEF para crianças da 4ª série da rede municipalDia 12: visitação de crianças da rede pública municipalDia 13: Às 09h apresentação do CEAI, grupo da 3ª idade (dança)Dia 14: Às 09h apresentação musical e de capoeira da cidade de Monte Carmelo
Confira atualizações sobre o evento no site
http://www.circuitodotriangulo.com.br/
Correio de Uberlândia

Claudia Leitte e outros famosos ganham exposição no Rio
RIO - A cantora Claudia Leitte e outros artistas famosos ganharam uma exposição no Lounge Mais do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, com fotos inusitadas e uma grande mistura de cores que fazem parte do projeto Fame and Fashion.
A exposição beneficente reúne painéis com fotos em preto e branco de famosos, clicados por fotógrafos profissionais, que receberam pinturas de grandes artistas plásticos para incrementar a obra. No total são 16 painéis, medindo mais de 1 metro de altura.
Na lista dos clicados estão ainda Xuxa, Angélica, Priscila Fantin, Malvino Salvador, Rodrigo Hilbert, Fernanda Montenegro, Luiza Brunet e Carol Castro, entre outros famosos.
Depois da exposição no shopping no Rio, que acaba no próximo dia 20, as obras serão levadas a leilão no Antiquarius Grill, no próximo dia 21 e toda a renda obtida será revertida para o Retiro dos Artistas.
Portal Terra

Campo Grande-MS - Centro Cultural realizará exposição de xilogravuras
Centro Cultural abre no dia 17 de setembro, às 19h, a exposição de gravuras "Pré Conceito", do artista paulista Amilton Damas.

Amilton, que já foi premiado no Salão de Arte de Jacareí (1997), no Salão de Arte de São Bernardo do Campo (1998) e no Panorama de Artes Plásticas de Bauru (2001), mostra figuras humanas em momentos cotidianos, em universos como as festas 'fashion' e o mundo marginalizado das prostitutas e transformistas.
O artista busca representar pequenas histórias em suas gravuras, que combinam diferentes texturas e sobrepõem massas coloridas para compor a imagem.
"Em suas xilogravuras o artista explora o traço expressionista para dar um caráter dramático na representação de seus personagens, deformações que beiram o abstrato, e que dão um tom de anonimato às figuras e aos cenários onde estão inseridas", afirma Rafael Maldonado, curador da mostra.
Mais informações no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto nº 453, centro. Telefone: 3317 1792.
Bira Martins
Canpo Grande News

Brasília - Artista de Roraima participa de exposição no Senado
O Senado inaugura, nesta quinta-feira, 11, às 11h (10h em Boa Vista), a exposição Artistas Brasileiros 2008 - Novos Talentos. Esta é a quarta edição da exposição que vem revelando novos nomes nas artes plásticas de todos os estados brasileiros, mediante a indicação de artistas pelos senadores. Neste ano, a mostra contempla obras de 62 pintores.
Entre os pintores participantes, está a artista de Roraima, Ana Lúcia Medina, indicada pelo senador Romero Jucá. A pintora, que iniciou sua carreira artística há dez anos, trouxe para a exposição o quadro - óleo sobre tela " As Caboclas ".
Artistas Brasileiros fica aberta ao público até o dia 28 de setembro, das 9h30 às 17h, no Salão Negro do Congresso Nacional.
BV News
Notícias de Roraima

Museu de Osaka retira quadros de Chagall de exposição
O museu Suntory de Osaka, no Japão, vai retirar três quadros atribuídos ao pintor Marc Chagall (1887-1985) de uma próxima exposição, devido às dúvidas sobre sua autenticidade, segundo informou nesta quinta-feira o jornal "The Japan Times".
As obras atribuídas ao artista francês de origem russa são "Retrato de uma Mulher" (1908), "Família" (1911-1912) e "Violinista" (1917), que já foram exibidas em Tóquio.
O museu Suntory deveria mostrar os quadros de 25 de setembro a 3 de novembro, dentro da exposição "A Primavera da Vanguarda Rússia", procedente da coleção do Museu de Arte Moderna de Moscou, e que já foi vista em Tóquio.
Mas o museu decidiu retirá-los depois que o Comitê Chagall, organização parisiense que tem os direitos sobre o trabalho do artista, solicitou ao Suntory que não os exibisse por dúvidas que fossem autênticos.
O Museu de Arte Moderna de Moscou sustenta que uma investigação demonstrou que as pinturas são verdadeiras.
Folha Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial