EXPOSIÇÕES - 15-4-10
Brasília recebe exposição de fotos sobre patrimônio cultural português
Durante a comemoração do cinquentenário da capital federal, a Biblioteca Nacional de Brasília inaugura a mostra "Portugal: Um Outro Olhar – Patrimônio Mundial em Perspectiva", que retrata os treze locais portugueses classificados pela Unesco como Patrimônio Mundial, através das lentes do fotógrafo português Antonio Sá.
De 21 de abril a 5 de maio, os visitantes poderão conhecer os monumentos divididos entre patrimônio cultural e patrimônio natural. Entre eles estão o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Mosteiro da Batalha, a Floresta Laurissilva da Madeira, entre outros.
A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9h às 17h.
Mercado e Eventos
São Paulo-SP - Disque M para Matar
Vídeo instalação premiada com o 13º Prêmio Cultura Inglesa Festival, em 2009, Disque M para matar (2009), da dupla Leandro Lima e Gisela Motta, utiliza fragmentos de Disque M para Matar, filme lançado por Alfred Hitchcock, em 1954, com Grace Kelly no papel de Margot. Para criar a instalação, Lima e Motta compraram os direitos autorais da conhecida sequência que precede a tentativa de assassinato de Margot. Na versão da dupla, entretanto, a iniciativa de fazer o telefone tocar não depende mais do marido de Margot, mas sim do visitante da exposição que, com seu próprio telefone celular, poderá ligar para o telefone preto que fará despertar a bela Grace Kelly assumindo o papel de cúmplice da ação. Licenciado pela Warner Bros. Entertainment Inc., Disque M para matar de Lima e Motta teve a colaboração do Superuber.
Até 8 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520 (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Sampa Online.
São Paulo-SP - MIC
Instalação sonora criada originalmente para a 7ª Bienal do Mercosul, em 2009, MIC é composta por motor, trilho, microfone, amplificador de guitarra e por e 28 vasos de vidro. Junto a parede, os vinte e oito cilindros de vidro de diferentes diâmetros são posicionados lado a lado. A 3 metros de altura é instalado na parede o trilho com o motor que conduz o microfone pendurado por seu próprio cabo, criando um percurso sobre a boca dos vasos captando as vibrações criadas a partir da reverberação do espaço interno do vidro. Ouve-se então uma microfonia amplificada e a medida que o microfone vai passando sobre os vasos, diferentes frequências e notas vão surgindo, criando uma composição sonora parcialmente programada e parcialmente randômica. Para ligar o motor que movimenta o trilho e o microfone é necessário que o espectador ative o pedal industrial que se mantêm ligado por um período pré-determinado.
Até 8 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520 (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Sampa Online
São Paulo-SP - Rosângela Rennó
Rosângela Rennó apresenta três instalações: 2005-510117385-5 (2009), feita a partir de 751 fotografias roubadas da Fundação Biblioteca Nacional, em 2005; Carrazeda + Cariri (2009), obra composta por cinco conjuntos de retratos de base fotográfica realizados por "foto pintores", da região do Cariri (CE); Matéria de Poesia (2008); e vídeo Bouk (2006 - 2009), criado a partir de uma residência realizada pela artista na Ilha da Reunião, em 2006.
Até 8 de Maio, de terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520 (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Sampa Online
Ijuí-RS – Mostra aborda cultura guarani
Museu da Unijuí apresenta, até 26 de maio, obras sobre a redução jesuítica de São Miguel Arcanjo.
O Museu Antropológico Diretor Pestana, em Ijuí, abre neste mês exposição com a temática indígena. Com inauguração na segunda-feira, o evento se estende até o dia 26 de maio.
Promovida com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade de Passo Fundo (UPF), a iniciativa têm como objetivo analisar e discutir a situação dos povos indígenas do Estado, em especial o Guarani.
A exposição vai abordar o ocupação do espaço até a criação da redução de São Miguel Arcanjo. Em 1983, o local foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, devido aos aspectos históricos, arquitetônicos, artísticos e culturais.
Na mostra, serão apresentados mapas, desenhos, fotografias e textos explicativos sobre o plano arquitetônico e as atividades organizadas na redução. O público também encontrará elementos materiais da cultura guarani, como artesanato e fotografias.
As visitas podem ser agendadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h. O museu funciona na Rua Germano Gressler, 96.
Oficina
- No dia 29 de maio, o museu promove a oficina Construindo Maquetes: Um suporte Lúdico para o Ensino da História. O curso orientará sobre a confecção e utilização do material em atividades pedagógicas.
Silvana Losekann
Defender
Vista interna do Mosteiro da Batalha, construído no século XIV Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial