ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

24 junho, 2010

PODE CRER, É VERDADE! - 24-6-10

Que é isto nas minhas pernas?

Letônia sedia 3ª edição do torneio de carregar mulheres
Foto: BBC Brasil

Na Letônia, aconteceu neste fim de semana a terceira edição de uma corrida de carregar mulheres. A competição deste ano reuniu 53 casais, que correram ladeira acima com a esposa ou parceira a tiracolo.
A corrida é uma brincadeira com uma expressão do país, já que em letão, "carregar ladeira acima" quer dizer satisfazer os desejos da mulher.
O evento é uma versão local da tradição da Estônia, mas lá a corrida acontece num campo.
BBC Brasil

As mais bizarras crendices surgidas na idade média que chegaram aos nossos dias
Em outra ocasião falamos da crendice (cujos resquícios chegaram aos dias de hoje) de que o espirro era uma forma de expulsar os demônios do corpo, daí ter surgido a frase "Deus te dê saúde", logo que alguém espirra.
Na Idade Média havia um costume católico de se construir as igrejas com a porta virada para o Ocidente. O objetivo era simples: ao entrar no templo, o fiel caminharia rumo ao Oriente, local onde nasce o Sol (portanto, Cristo) e onde se encontra o paraíso.
Durante a mesma Idade Média a Europa passou por grandes períodos de secas, o que gerava longas estiagens. Os religiosos mais entusiasmados encontraram uma forma de fazer com que a terra produzisse mais: no século XI, camponeses enterravam pedaços de hóstias consagradas para aumentar a fertilidade da terra.
Acreditava-se que o demônio estivesse arrodeando, 24 horas por dia, todas as pessoas que habitavam o planeta. Para se livrar do maldito, muitos fiéis copiavam versículos bíblicos e andavam dia e noite com tais versículos nos bolsos das roupas.
Não foi por menos que surgiu o hábito de deixar a Bíblia aberta no salmo 91. Muito comum nos dias de hoje.
Também tinham o hábito de arrancar pequenos fragmentos de relíquias, os quais conduziam igualmente nos bolsos. Orações de todo tipo e para toda serventia eram copiadas e memorizadas para uma eventual necessidade.
Ainda hoje no Nordeste brasileiro é comum tais orações.
Foi assim que surgiu a prática de se fazer um sinal da cruz com os dedos para desviar redemoinhos (também muito praticado no Nordeste do Brasil).
Outros objetos eram de grande serventia, como crucifixos, anéis e outras tantas formas de amuletos.

Cinzas de morto roubadas antes do funeral
Ladrão assaltou o carro onde estavam os restos mortais
«O que vem à rede é peixe». Este seria o ditado mais adequado para descrever um roubo no estado do Texas, nos EUA, em que o assaltante roubou... as cinzas de um morto.
O ladrão partiu o vidro do carro e roubou alguns objectos, entre eles a caixa que continha as cinzas do morto, informa a Globo. A filha, Charlene Postell, ia levá-las para celebrar o funeral em Massachusetts.
«Quero as cinzas de volta», afirmou, sendo que a recompensa oferecida pelas cinzas ronda os 400 euros.
Portugal Diário
Competidor carrega mulher nos ombros durante a corrida

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial