ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

19 agosto, 2010

EXPOSIÇÕES - 19-8-10

Exposições resgatam a história de São Paulo
Coletivo Mapa Xilográfico desenvolve um projeto de investigação histórica dos bairros com o mapeamento das árvores

O Centro Cultural Mário Pedrosa recebe, a partir desta sexta-feira (13), a exposição Mapa Xilográfico Bela Vista-Bixiga, em São Paulo (SP).
A mostra é organizada pelo Coletivo Mapa Xilográfico e resulta de um trabalho de investigação realizado em 2009 com moradores do bairro paulistano, com enfoque nos temas de moradia e história negra do local.
O coletivo desenvolve, desde 2006, um projeto artístico de investigação histórica dos bairros/cidades, mediante o mapeamento das árvores cortadas nas ruas, utilizando-se da técnica da xilogravura (que consiste em fazer gravuras em relevo sobre madeira). Desta forma, o projeto relaciona, de forma simbólica, árvores e moradores como testemunhas do processo de urbanização e seus desdobramentos.
Em setembro, será a abertura da exposição Mapa Xilográfico Ibirapuera, na zona sul de São Paulo e, em outubro, do Mapa Xilográfico Cidade Dutra, no extremo-sul.
Serviço
Mapa Xilográfico Bela Vista - Bixiga
13 de Agosto a 11 de setembro
Local: Centro Cultural Mário Pedrosa
Rua Tabatinguera, 318 - Centro - São Paulo

Mapa Xilográfico Ibirapuera
25 de Setembro (abertura)
Local: Viveiro Manequinho Lopes
Parque do Ibirapuera Portão 5 - São Paulo

Mapa Xilográfico Cidade Dutra
23 de outubro (abertura)
Local: CEU Cidade Dutra
Avenida Interlagos, 7350 - São Paulo
Informações: http://www.mapaxilografico.tk

Bauru-SP - Viviane Mendes expõe nova série de telas
Mostra ‘Holograma’ é composta por 4 trabalhos, que refletem mergulho da artista no universo e em seu próprio interior
Não há o que não possa refletir aquilo ou aquele que o criou. A frase usada para definir um dos novos trabalhos de Viviane Mendes, tem muito a revelar sobre a série inédita da artista plástica, em exposição até o final deste mês. Batizada “Holograma”, a mostra é composta por quatro telas, resultantes de um mergulho simultâneo de Viviane no universo e no interior de si mesma.
Com exceção da técnica - colagem de diversos materiais como lantejoulas, pedrarias e botões, além do uso de cores fortes e vibrantes -, as novas telas distinguem-se entre os trabalhos anteriores da artista. “São diferentes de tudo que eu já fiz em questão de conteúdo e processo criativo. São uma revelação de quem é a Viviane, neste momento, como pessoa e artista, porque não consigo separar as duas coisas”, resume.
O diferencial está na forte presença da espiritualidade que, para a artista, significa autoconhecimento. “Foi um trabalho feito sem esforço, sem o uso da minha mente lógica. Com o pincel, eu fui fazendo uma representação artística do conhecimento que eu estava adquirindo”, explica Viviane sobre a série inspirada no universo. “É nele que reside a força operacional para a criação, basta acessar. Foi como se eu sentisse um sopro em minha mente, injeções de criatividade”, completa.
Para a artista, “Holograma” representa ainda o seu empenho constante em quebrar paradigmas. “Foram uma forma de eu traçar meu próprio caminho através de um denso matagal de crenças”, avalia.
Com no mínimo um metro de comprimento, as quatro telas - “Abismo Sagrado”, “Harmonia Auto-existente”, “Fogo Fricativo” e “O Despertar da Consciência” - poderão ser apreciadas até o dia 31 deste mês, na Cereja Lingerie, localizada no primeiro piso do Bauru Shopping. Segundo Viviane, a ideia é que a mostra seja itinerante. “Gostaria que o maior número de pessoas possível vissem esse trabalho, que deve ser contemplado não apenas com os olhos, mas como todo o ser”, finaliza.
• Serviço
Exposição “Holograma”, de Viviane Mendes, até o dia 31 de agosto na Cereja Lingerie (Bauru Shopping).
Karla Beraldo
Jornal da Cidade de Bauru

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial