ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

01 março, 2011

EXPOSIÇÕES - 1-3-11

Mostra em São Paulo aborda a cultura islâmica
Exposição Miragens, no Instituto Tomie Ohtake, revela o universo cultural islâmico em obras de artistas do Irã, Turquia, Egito, Palestina, Iraque, Brasil, Argélia, Marrocos, Síria e Inglaterra



Quem mora em São Paulo ou está de passagem pela cidade não pode perder a exposição Miragens, que ficará no Instituto Tomie Ohtake até o próximo dia 3 abril. Idealizada pelo produtor cultural Rodolfo Athayde, com curadoria de Ania Rodríguez, a mostra conta com 58 obras de arte contemporânea assinadas por 19 artistas do cenário internacional. A intenção é confrontar o estereótipo criado pelo Ocidente e a real cultura islâmica.
As obras vêm de coleções europeias, norte-americanas e de acervos de Paris, Istambul e Damasco. “A tradição muçulmana é muitas vezes reinventada nos trabalhos reunidos na exposição”, afirma Ania Rodríguez. Um exemplo são as fotografias de Shadi Ghadirian. No estilo "retrato de estúdio", a artista iraniana mostra o contraste de objetos eletrônicos importados com os trajes tradicionais do islã (foto abaixo).


Confira o elenco de artistas presentes na exposição, que já esteve no Rio de Janeiro: Shirin Neshat, Shadi Ghadirian, Bita Ghezelayagh (Irã); Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito); Ali Talib, Hassan Massoudy (Iraque); Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia); Kamel Yahioui (Argélia); Laila Shawa, Malileh Afnan e Taysir Batniji (Palestina); Lucia Koch (Brasil); Mounir Fatmi (Marrocos); Shezad Dawood (Inglaterra); Rachid Koraichi (Argélia) e Ramia Obaid (Síria).
Mais islã
Paralelamente, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB) apresenta a mostra Islã: Arte e Civilização (até o dia 27 de março) com mais de 350 peças sobre os 1.400 anos de história das nações do mundo islâmico. A exposição tem curadoria também de Rodolfo Athayde e do Prof. Dr. Paulo Daniel Farah. O CCBB-SP fica na rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo.


Exposição Miragens
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brig. Faria Lima, 201 (Entrada pela rua Coropés) – Pinheiros, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2245-1900
Até 3 de abril
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Casa e Jardim Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial