CAIA NA ESTRADA COM SEGURANÇA
Dois meses antes você decidiu o destino e fez a reserva. Tomou cuidado para data da viagem casar com seu recesso, pegou firme no regime, renovou o guarda-roupa e até descolou um lugar para deixar o cachorro. Enfim, chega o dia. Calor de 40°, aquela praia a sua espera e uma interminável estrada engarrafada separando vocês.
Até aí, tudo bem. Você já estava preparada psicologicamente pra isso, pôs na cabeça que nada atrapalharia essa viagem. Só que, de repente, seu carro simplesmente pára de funcionar. Sim, amiga, não adianta chorar. Você esqueceu do primeiro mandamento para evitar roubadas em viagens: revisar seu carro ANTES de pegar a estrada.
Situações como essa são mais comuns, chateiam mais e dão mais prejuízo do que você imagina. Fora o risco de sofrer ou causar um acidente devido à má conservação do veículo. O caminho mais seguro para fugir desse tipo de problema é fazer uma revisão preventiva no carro cerca de duas semanas antes de viajar.
OK, levar o carro à oficina para fazer uma revisão não é dos dez passeios mais interessantes para uma garota fazer. Porém, já que é preciso, é bom que você saiba quais itens devem ser checados. Assim, há menos probabilidade de ser enganada por mecânicos de má fé que inventam defeitos inexistentes ou cobram por serviços nunca realizados.
Por onde começar essa inspeção? Primeiro cheque se as revisões recomendadas pelo manual do proprietário estão em dia e, caso não estejam, aproveite a ocasião para fazê-las. O famoso livrinho que quase ninguém lê traz uma lista dos equipamentos que devem ser checados de acordo com a quilometragem ou com o tempo de uso do carro.
Fique atenta também a alguns pontos que, segundo as montadoras, devem ser inspecionados rotineiramente no carro para detectar defeitos ou desgastes irregulares que possam afetar seu desempenho e segurança. Confira agora, no nosso passo-a-passo, quais são os itens que você não pode esquecer de verificar:
1. Pneus
Confira primeiro o estado de conservação dos pneus, inclusive o estepe. Se a profundidade dos sulcos for inferior a 1,6 mm na banda de rodagem, devem ser imediatamente substituídos. Caso troque os pneus, faça o balanceamento de rodas, que evita trepidações e desgastes irregulares, e o alinhamento de direção. Estes dois procedimentos também devem ser realizados se você perceber trepidações no volante, "cantadas de pneus nas curvas" ou observar que o carro está "puxando" para um dos lados.
Semanalmente, cheque a pressão dos pneus pela manhã com eles ainda frios. Em viagens, a bagagem e a ocupação total do veículo causam um aumento significativo de peso sobre as rodas do carro. Isto demanda uma calibragem específica para diminuir o risco de cortes nos pneus pelo impacto de buracos e garantir a estabilidade do veículo. Ao calibrar, siga a pressão recomendada pela montadora no manual do proprietário e não esqueça do estepe.
Ainda tem dúvidas sobre pneus? Clique aqui e veja a matéria do Penélope que traz um verdadeiro bê-a-bá do assunto.
2. Motor
Com certeza, você já viu carros parados na estrada porque o motor "ferveu". O superaquecimento é mais comum no verão devido à combinação das altas temperaturas com as baixas velocidades desenvolvidas pelos carros nas estradas congestionadas. Por isso, verifique com o motor frio, e complete se necessário, o nível de água do reservatório radiador.
Verifique o nível do óleo do motor, completando ou trocando se preciso. A cada duas trocas do fluido do motor, substitua também o filtro de óleo. Cheque ainda o estado de conservação do filtro de ar e substitua a peça se necessário. Para saber mais sobre troca de óleo, clique aqui. Veja também se as correias não estão desgastadas ou com excesso de folga, se as velas de ignição estão limpas e com cabos em bom estado.
3. Freios
Ruídos acima do normal ao brecar o carro ou pedal baixo são sinais de desgaste das pastilhas e lonas de freio. Faça a revisão desses componentes e também dos discos e do sistema hidráulico. O fluido de freio deve ser trocado de acordo com as especificações do fabricante do produto para evitar a contaminação por água, que danifica os componentes metálicos do sistema.
4. Sistema elétrico
O sistema elétrico do carro também merece atenção. Verifique o nível de carga da bateria e o funcionamento do desembaçador traseiro. Cheque ainda se as luzes dos faróis, de freio, lanternas e setas estão queimadas e faça os reparos necessários. Confira também a regulagem dos faróis. Assim, garantirá a segurança dos ocupantes com o carro devidamente iluminado e sinalizado.
5. Suspensão
Uma forma simples de verificar se está na hora de trocar molas e amortecedores é empurrar os cantos do carro para baixo e soltar em seguida. A carroceria deve voltar à posição original e parar. Se balançar mais de duas vezes, os componentes estão gastos.
Molas e amortecedores devem sempre ser trocados aos pares: os dois da frente ou os dois de trás. Ruídos, instabilidade e perda de aderência também são sinais de que os amortecedores, molas ou algum outro componente devem ser substituídos.
6. Reservatório do limpador de pára-brisa e palhetas
Complete a água do reservatório do limpador de pára-brisa e verifique se o sistema não está entupido. Veja também se as palhetas estão gastas e precisam ser substituídas. Nas lojas especializadas, você pode encontrar produtos específicos para adicionar à água do reservatório que ajudam na limpeza e no deslizamento das palhetas.
Toque Penélope
Você pode checar a maioria dos itens listados acima no posto de gasolina ou mesmo em casa. Se preferir, procure um profissional especializado para inspecionar o veículo. É importante que esta revisão seja realizada com uma certa antecedência com relação à viagem, pois outros problemas podem surgir no carro como conseqüência dos reparos realizados durante a revisão.
Antes de partir para as sonhadas férias, não deixe de conferir também os equipamentos obrigatórios como: validade e carga do extintor de incêndio; triângulo, macaco, chave de roda e de fenda; e cintos de segurança dianteiros e traseiros.
Veja ainda se não há problemas na documentação do veículo (licenciamento, IPVA e seguro obrigatório), do motorista (carteira de habilitação) e do seguro, caso possua. Tudo em cima? Então pé na estrada e boa diversão.
Até aí, tudo bem. Você já estava preparada psicologicamente pra isso, pôs na cabeça que nada atrapalharia essa viagem. Só que, de repente, seu carro simplesmente pára de funcionar. Sim, amiga, não adianta chorar. Você esqueceu do primeiro mandamento para evitar roubadas em viagens: revisar seu carro ANTES de pegar a estrada.
Situações como essa são mais comuns, chateiam mais e dão mais prejuízo do que você imagina. Fora o risco de sofrer ou causar um acidente devido à má conservação do veículo. O caminho mais seguro para fugir desse tipo de problema é fazer uma revisão preventiva no carro cerca de duas semanas antes de viajar.
OK, levar o carro à oficina para fazer uma revisão não é dos dez passeios mais interessantes para uma garota fazer. Porém, já que é preciso, é bom que você saiba quais itens devem ser checados. Assim, há menos probabilidade de ser enganada por mecânicos de má fé que inventam defeitos inexistentes ou cobram por serviços nunca realizados.
Por onde começar essa inspeção? Primeiro cheque se as revisões recomendadas pelo manual do proprietário estão em dia e, caso não estejam, aproveite a ocasião para fazê-las. O famoso livrinho que quase ninguém lê traz uma lista dos equipamentos que devem ser checados de acordo com a quilometragem ou com o tempo de uso do carro.
Fique atenta também a alguns pontos que, segundo as montadoras, devem ser inspecionados rotineiramente no carro para detectar defeitos ou desgastes irregulares que possam afetar seu desempenho e segurança. Confira agora, no nosso passo-a-passo, quais são os itens que você não pode esquecer de verificar:
1. Pneus
Confira primeiro o estado de conservação dos pneus, inclusive o estepe. Se a profundidade dos sulcos for inferior a 1,6 mm na banda de rodagem, devem ser imediatamente substituídos. Caso troque os pneus, faça o balanceamento de rodas, que evita trepidações e desgastes irregulares, e o alinhamento de direção. Estes dois procedimentos também devem ser realizados se você perceber trepidações no volante, "cantadas de pneus nas curvas" ou observar que o carro está "puxando" para um dos lados.
Semanalmente, cheque a pressão dos pneus pela manhã com eles ainda frios. Em viagens, a bagagem e a ocupação total do veículo causam um aumento significativo de peso sobre as rodas do carro. Isto demanda uma calibragem específica para diminuir o risco de cortes nos pneus pelo impacto de buracos e garantir a estabilidade do veículo. Ao calibrar, siga a pressão recomendada pela montadora no manual do proprietário e não esqueça do estepe.
Ainda tem dúvidas sobre pneus? Clique aqui e veja a matéria do Penélope que traz um verdadeiro bê-a-bá do assunto.
2. Motor
Com certeza, você já viu carros parados na estrada porque o motor "ferveu". O superaquecimento é mais comum no verão devido à combinação das altas temperaturas com as baixas velocidades desenvolvidas pelos carros nas estradas congestionadas. Por isso, verifique com o motor frio, e complete se necessário, o nível de água do reservatório radiador.
Verifique o nível do óleo do motor, completando ou trocando se preciso. A cada duas trocas do fluido do motor, substitua também o filtro de óleo. Cheque ainda o estado de conservação do filtro de ar e substitua a peça se necessário. Para saber mais sobre troca de óleo, clique aqui. Veja também se as correias não estão desgastadas ou com excesso de folga, se as velas de ignição estão limpas e com cabos em bom estado.
3. Freios
Ruídos acima do normal ao brecar o carro ou pedal baixo são sinais de desgaste das pastilhas e lonas de freio. Faça a revisão desses componentes e também dos discos e do sistema hidráulico. O fluido de freio deve ser trocado de acordo com as especificações do fabricante do produto para evitar a contaminação por água, que danifica os componentes metálicos do sistema.
4. Sistema elétrico
O sistema elétrico do carro também merece atenção. Verifique o nível de carga da bateria e o funcionamento do desembaçador traseiro. Cheque ainda se as luzes dos faróis, de freio, lanternas e setas estão queimadas e faça os reparos necessários. Confira também a regulagem dos faróis. Assim, garantirá a segurança dos ocupantes com o carro devidamente iluminado e sinalizado.
5. Suspensão
Uma forma simples de verificar se está na hora de trocar molas e amortecedores é empurrar os cantos do carro para baixo e soltar em seguida. A carroceria deve voltar à posição original e parar. Se balançar mais de duas vezes, os componentes estão gastos.
Molas e amortecedores devem sempre ser trocados aos pares: os dois da frente ou os dois de trás. Ruídos, instabilidade e perda de aderência também são sinais de que os amortecedores, molas ou algum outro componente devem ser substituídos.
6. Reservatório do limpador de pára-brisa e palhetas
Complete a água do reservatório do limpador de pára-brisa e verifique se o sistema não está entupido. Veja também se as palhetas estão gastas e precisam ser substituídas. Nas lojas especializadas, você pode encontrar produtos específicos para adicionar à água do reservatório que ajudam na limpeza e no deslizamento das palhetas.
Toque Penélope
Você pode checar a maioria dos itens listados acima no posto de gasolina ou mesmo em casa. Se preferir, procure um profissional especializado para inspecionar o veículo. É importante que esta revisão seja realizada com uma certa antecedência com relação à viagem, pois outros problemas podem surgir no carro como conseqüência dos reparos realizados durante a revisão.
Antes de partir para as sonhadas férias, não deixe de conferir também os equipamentos obrigatórios como: validade e carga do extintor de incêndio; triângulo, macaco, chave de roda e de fenda; e cintos de segurança dianteiros e traseiros.
Veja ainda se não há problemas na documentação do veículo (licenciamento, IPVA e seguro obrigatório), do motorista (carteira de habilitação) e do seguro, caso possua. Tudo em cima? Então pé na estrada e boa diversão.
Por Marisa Franco
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