ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 março, 2007

CONVERSÃO DE PULSO PARA MINUTO: DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR PLANO

Consumidor deverá optar entre dois planos diferentes
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - que regula e fiscaliza os serviços de telefonia - anunciou nova proposta para a conversão da forma de cobranças das ligações locais, de pulso para minuto.
Uma proposta anterior, divulgada em dezembro de 2005, recebeu críticas das entidades de defesa do consumidor e do Ministério das Comunicações por encarecer as ligações com duração superior a 3 minutos. Para se ter uma idéia, uma ligação de 15 minutos, em São Paulo, custaria até 140% mais cara. Por conta disso, a conversão, que já deveria ter começado em março, foi adiada.
Apesar da manifestação de descontentamento dos consumidores com tal proposta, de acordo com a Anatel, o plano básico de telefonia será convertido nos mesmos moldes propostos há um ano (que encarecem as ligações com duração superior a 3 minutos, e barateia as que durem menos do que isso), mas haverá a possibilidade de o consumidor optar por outro plano de tarifas, o PASOO (Plano Alternativo de Serviços de Oferecimento Obrigatório).
Depois de inúmeros adiamentos e indefinições, a Anatel marcou mais uma data para ocorrer a conversão do pulso para minuto: entre março e julho de 2007. É esperar para ver...
A fim de trazer esclarecimentos ao consumidor sobre as mudanças que estão ocorrendo, o Idec preparou uma série de perguntas e respostas sobre questões práticas da conversão de pulso para minuto, que seguem abaixo.
Como acontece a cobrança por pulso?
Nas chamadas locais, hoje em dia, a unidade de tarifação é o pulso. Um pulso é cobrado assim que a chamada é atendida e outro pulso é cobrado em até 4 minutos após a chamada ser atendida. Os demais pulsos são cobrados de 4 em 4 minutos após o pulso aleatório.
Dessa maneira, uma pessoa que fale 1 minuto, será cobrada por um pulso no atendimento da chamada e, em tese, tem uma chance de 25% do segundo pulso cair nesse intervalo de 1 minuto (1 min/4min = 0,25). Em horários reduzidos, a cobrança é de apenas um pulso, independente do tempo da ligação.
Como será a conversão no plano básico?
A nova metodologia de cobrança no plano básico, por minuto, usa como parâmetro a cobrança por tempo de utilização. Nessa metodologia, a unidade de tarifação é o décimo de minuto (ou seja, 6 segundos) e o tempo de tarifação mínima é de 30 segundos. Nos horários reduzidos, a cobrança é por chamada atendida, o consumidor paga tarifa equivalente a dois minutos, indiferente do tempo de duração da ligação. Além disso, a franquia da assinatura de telefone, que hoje é de 100 pulsos, passará a ser de 200 minutos para linhas residenciais (linhas não residenciais e troncos: a franquia muda de 90 pulsos para 150 minutos).
Nesse plano, para cálculo do quanto vai custar a tarifa por minuto, considerou-se que 1 pulso equivaleria a 1,7 minuto.
Se optar por esse sistema, o consumidor pagará mais barato pela ligação local, COM CERTEZA, apenas se esta durar 1 minuto. Caso a duração seja de 2 minutos ou 3 minutos, o consumidor poderá pagar mais caro ou mais barato. A partir de 4 minutos de ligação, a ligação fica, COM CERTEZA, mais cara, sendo que a diferença entre o que é gasto hoje e o que passará a ser gasto pode chegar, em uma ligação de 1 hora de duração, a mais de 160% em São Paulo e a mais de 165% em Curitiba e no Rio de Janeiro.
E a nova opção da Anatel (PASOO), como funcionará?
Segundo a proposta colocada pela Anatel em consulta pública, a nova opção do consumidor será um plano alternativo. As concessionárias serão obrigadas a ofertar esse plano a todos os consumidores e o reajuste será o mesmo do plano básico. Para realizar uma ligação, assim que esta for atendida o consumidor pagará um mínimo equivalente ao que se cobra por quatro minutos de conversação (tarifa de completamento da ligação). Além disso, será cobrado por tempo de utilização, a cada décimo de minuto (ou seja, a cada 6 segundos). Os horários reduzidos serão os mesmos do plano básico, a assinatura e a habilitação terão o mesmo preço e a franquia de 100 pulsos será convertida para 400 minutos ((linhas não residenciais e troncos: a franquia muda de 90 pulsos para 360 minutos).
Nesse plano, para cálculo de quanto custaria o minuto, considerou-se que 1 pulso equivale a 4 minutos e, por conta disso, o minuto custará ¼ do que custa o pulso hoje.
Se mantida a proposta como apresentada pela Anatel na consulta pública, quem optar por esse plano permanecerá na mesma situação tarifária de hoje, suas tarifas equivalem às tarifas que hoje se cobra pelo pulso. A vantagem é que está eliminado o pulso aleatório.
O consumidor que tem plano básico (a grande maioria), para ter esse plano de serviço, deverá entrar em contato com a operadora e manifestar o seu desejo nesse sentido. Caso contrário, o seu plano básico será convertido para o novo plano básico.
Quando acontecerá a mudança?
Segundo o último informe da Anatel, a conversão do sistema de cobrança acontecerá entre março e julho de 2007.
Qual o melhor plano para o consumidor?
Depende do perfil desse consumidor.
• Se o consumidor, em regra, faz ligações locais (ou com tratamento local) mais curtas, de até 3 minutos, a melhor opção é ficar com o plano básico quando ocorrer a conversão para minutos. Por exemplo: comerciantes que usam o telefone para fazer ligações rápidas, para dar recados etc.
• Se o consumidor, em regra, faz ligações locais (ou com tratamento local) com duração superior a 3 minutos, compensa optar pelo plano alternativo que a Anatel acaba de propor. Por exemplo: a uma família com adolescentes, que geralmente falam bastante ao telefone, esse plano compensa. O mesmo vale para quem tem Internet com conexão discada.
Da forma que a conta vem hoje, sem informações claras, ela impede que o consumidor conheça seu perfil. Afinal, 200 pulsos podem equivaler a 100 ligações com duração de 2 pulsos, como também podem equivaler a 20 ligações de 10 pulsos (ou a 2 ligações de 100 pulsos cada). Para avaliar o seu perfil, o consumidor deverá fazer isso a partir de sua própria observação sobre o número de minutos que ele gasta nas ligações.
Portanto, o consumidor deve:
• Avaliar qual é o seu perfil de consumo: Quantos minutos as ligações costumam ter? Há a utilização de linha discada para acesso à Internet?
• Fazer a opção entre o plano básico e o plano alternativo de acordo com o seu perfil de consumo.



1 - Para o exemplo usou-se as tarifas praticadas pela Telefônica em São Paulo.
2 - De segunda a sexta-feira, de 0h - 6h, aos sábados das 14h - 0h, aos domingos e feriados o dia todo.
http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=1232&categoria=16#

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