IBAPE
O texto abaixo é de autoria do engenheiro José Carlos Pellegrino, que o divulgou numa assembléia geral do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE).
São frases retiradas de laudos de peritos judiciais e de assistentes técnicos (principalmente de localidades do interior e de outros estados brasileiros), de engenheiros e técnicos que trabalham em bancos ou em empresas de financiamento, crédito e investimentos e fiscais do CREAI do Banco do Brasil.
1-Frase retirada de um laudo judicial (Estado do Nordeste), mais particularmente do capítulo relativo à descrição do imóvel vistoriado:"O imóvel está uma boneca".
2-Relatório sobre aplicação de financiamento concedido a fazendeiro do interior: "As garantias permanecem em perfeito estado de abandono e conservação. Mutuário mantém vida privada na fazenda".
3-Sugestão oferecida por perito após vistoria feita no local onde deveria ter sido aplicado o empréstimo: "Acho bom o banco suspender o negócio do cliente, para não ter aborrecimentos futuros".
4-De um relatório de um fiscal do CREAI do Banco do Brasil S/A: "Financiado executou trabalho braçalmente e animalmente".
5-Frase extraída de um termo de encerramento de laudo judicial, em processo que tramitou pela Vara Cível do Fórum de João Mendes Jr.: "Os anexos seguem em separado".
6-Início de relatório de perito-avaliador, em Estado do Nordeste:"Chegando na fazenda do Sr. Pedro Jacaré e não encontrando o réptil..."
7-Opinião do fiscal do CREAI do Banco do Brasil S/A: "Desconfio que o mutuário está com intenção de pagar o débito".
8-De um relatório de inspeção de propriedade agrícola que recebeu financiamento de estabelecimento bancário: "Cliente faz roçado juntamente com a mulher".
9-Informação do fiscal do CREAI do Banco do Brasil S/A: "O mutuário foi para São Paulo para melhorar de vida. Quando voltar vai liqüidar o banco".
10-Descrição de máquina elétrica, integrante de um relatório sobre financiamento: "A máquina elétrica financiada é toda manual e velha".
11-Relato de perito que gosta de ter seu trabalho valorizado: "Visitamos aquele açude nos fundos da fazenda e depois de longos e demorados estudos constatamos que o mesmo estava vazio".
12-De um relatório de um fiscal do CREAI do Banco do Brasil S/A: "O proprietário vendeu o touro financiado porque o mesmo estava frouxo; trocou-o por um mais potente".
13-Sugestão do mesmo fiscal: "Tendo em vista que o mutuário adquiriu aparelhagem para processar inseminação artificial e um dos touros holandeses morreu, sugerimos que se fizesse o treinamento de uma pessoa para tal função".
14-Memorando de justificação de falta de funcionário no banco:"Referência: Cobra. Comunico que faltei ao expediente no dia 14 em virtude de ter sido mordido pela epigrafada".
15-Frase de um relatório de um perito-avaliador com tendência a profeta:"Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe; ele vai acabar sendo executado pelo banco".
16-Perito tentando dar uma imagem real da topografia de uma área: "Era uma ribanceira tão ribanceada que se estivesse chovendo e eu andasse a cavalo e o cavalo escorregasse, adeus perito".
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial