METRÔ DE SP ENCONTRA R$ 6 MIL POR ANO NAS ESTAÇÕES
O Metrô de São Paulo recolhe anualmente cerca de R$ 6 mil, em cédulas e moedas, deixados por seus usuários nos vagões ou nas estações das quatro linhas que servem diariamente mais de 2 milhões de pessoas.
Para facilitar o encontro de documentos, objetos e até mesmo esse dinheiro, a empresa testa um sistema informatizado de achados e perdidos que permitirá ao usuário consultar o que foi esquecido a partir de qualquer uma das estações de suas quatro linhas.
De janeiro a maio, foram localizados 8.882 ítens, dos quais 5.939 eram documentos. Objetos totalizaram 2.943, em sua maioria, óculos, aparelhos de telefonia celular, guarda-chuvas, pastas, agendas, bolsas e sacolas. Recentemente, uma carteira com cerca de R$ 500 foi devolvida ao proprietário.
O novo sistema registrará dados do usuário e do objeto que foi perdido e não foi encontrado até aquele momento. Se o objeto for localizado posteriormente e corresponder à descrição lançada no banco de dados, a central de achados e perdidos entrará em contato com o usuário para a retirada.
Além disso, será possível emitir relatórios estatísticos periodicamente para mapear os principais locais e os tipos de objetos perdidos. Dessa forma, o Metrô poderá realizar campanhas e ações preventivas para redução de perdas.
O objetivo dessa inovação é aumentar o índice de objetos encontrados e diminuir a possibilidade de perda por parte dos usuários. A implantação do sistema informatizado de gestão está prevista para o segundo semestre deste ano.
O que fazer?
As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizados na Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800 770-7722, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, e aos sábados das 9 às 15h, exceto feriados. Também pode ser utilizado o endereço eletrônico do Metrô ( www.metro.sp.gov.br).
Para a devolução de celulares é necessário a apresentação de nota fiscal. Além do posto da estação Sé, o Metrô disponibiliza uma outra central na estação Largo Treze, para os usuários da Linha 5.
O atendimento pessoal é feito na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h e na estação Largo Treze o funcionamento é de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, das 8h às 17h.
Os objetos e documentos encontrados na rede metroviária são armazenados por um período de 60 dias. Após esse período os objetos são separados em novos e usados e enviados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são enviados aos órgãos emissores.
Redação Terra
Para facilitar o encontro de documentos, objetos e até mesmo esse dinheiro, a empresa testa um sistema informatizado de achados e perdidos que permitirá ao usuário consultar o que foi esquecido a partir de qualquer uma das estações de suas quatro linhas.
De janeiro a maio, foram localizados 8.882 ítens, dos quais 5.939 eram documentos. Objetos totalizaram 2.943, em sua maioria, óculos, aparelhos de telefonia celular, guarda-chuvas, pastas, agendas, bolsas e sacolas. Recentemente, uma carteira com cerca de R$ 500 foi devolvida ao proprietário.
O novo sistema registrará dados do usuário e do objeto que foi perdido e não foi encontrado até aquele momento. Se o objeto for localizado posteriormente e corresponder à descrição lançada no banco de dados, a central de achados e perdidos entrará em contato com o usuário para a retirada.
Além disso, será possível emitir relatórios estatísticos periodicamente para mapear os principais locais e os tipos de objetos perdidos. Dessa forma, o Metrô poderá realizar campanhas e ações preventivas para redução de perdas.
O objetivo dessa inovação é aumentar o índice de objetos encontrados e diminuir a possibilidade de perda por parte dos usuários. A implantação do sistema informatizado de gestão está prevista para o segundo semestre deste ano.
O que fazer?
As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizados na Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800 770-7722, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, e aos sábados das 9 às 15h, exceto feriados. Também pode ser utilizado o endereço eletrônico do Metrô ( www.metro.sp.gov.br).
Para a devolução de celulares é necessário a apresentação de nota fiscal. Além do posto da estação Sé, o Metrô disponibiliza uma outra central na estação Largo Treze, para os usuários da Linha 5.
O atendimento pessoal é feito na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h e na estação Largo Treze o funcionamento é de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, das 8h às 17h.
Os objetos e documentos encontrados na rede metroviária são armazenados por um período de 60 dias. Após esse período os objetos são separados em novos e usados e enviados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são enviados aos órgãos emissores.
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