ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 julho, 2007

REFORMA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE COMEÇA EM MENOS DE UM MÊS

A biblioteca ficará fechada durante a obra de modernização e restauro, com duração estimada em 18 meses
Em menos de um mês devem ser iniciadas as obras da biblioteca Mário de Andrade (centro de São Paulo), a segunda maior do país. Durante a reforma, que deve durar 18 meses, e ser inaugurada em janeiro de 2009, o local ficará fechado.
O projeto de reforma inclui a recuperação estrutural do prédio, a restauração das fachadas e do mobiliário, a impermeabilização das lajes e a implantação de cabines individuais para pesquisa. Além disso, as grades que separam o prédio da Praça Dom José Gaspar serão retiradas, integrando a biblioteca à praça. O prédio vai ganhar um café e terá internet gratuita a seus freqüentadores. Também estão previstas obras de segurança.
A obra, que na primeira etapa custará R$ 13 milhões, será financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O acervo de quase 3,2 milhões de livros, jornais, gravuras e documentos está ameaçado por falta de conservação. Mesas e cadeiras estão velhas e há infiltrações. Peças do acervo estão deterioradas e não há espaço para guardar mais nada. Além disso, o público está diminuindo: em 2006, foram 135 mil pessoas - 36 mil a menos do que em 2005. Com a reforma, o que se espera agora é atrair não só os estudantes secundaristas, mas um grande número de pesquisadores, que terão à disposição cabines individuais de estudo.
Em 1992, na gestão da prefeita Luiza Erundina, a biblioteca passou por uma reforma, mas que foi insuficiente. O sistema de ar-condicionado, por exemplo, nunca entrou em funcionamento. A gestão da ex-prefeita petista Marta Suplicy (2001-2004) já havia apresentado um projeto para reformar a Mário de Andrade. O governo atual preferiu montar outro plano, totalmente diferente.
O setor de empréstimos, que hoje funciona perto da praça Roosevelt, na rua da Consolação, continuará funcionando e, após a reforma, voltará para o prédio principal. A secretaria afirma que, durante a reforma, pode abrir exceções para pesquisas de obras que estão no prédio-sede e que só possam ser feitas lá.
Segunda etapa
A Mário de Andrade está com sua capacidade de armazenamento esgotada há pelo menos 30 anos. Com a reforma do prédio do Instituto de Previdência do Estado (Ipesp), que se transformará em um anexo da biblioteca, será possível expandir sua coleção. Até o final do ano, a Prefeitura deve terminar a licitação para a reforma do Ipesp, que fica na Rua Bráulio Gomes, ao lado da biblioteca. Segundo o diretor da Mário de Andrade, Luiz Francisco Carvalho Filho, a obra custará R$ 10 milhões (valor que não inclui a construção de uma passagem subterrânea entre os dois prédios) e ficará pronta em 14 meses.
O anexo receberá o acervo da hemeroteca, um dos maiores e mais importantes do gênero no país. São mais de 10 mil títulos de periódicos e jornais raros, que totalizam cerca de 2,5 milhões de exemplares. Atualmente, parte dessa coleção está guardada na Biblioteca Prestes Maia (antiga Presidente Kennedy), em Santo Amaro. E o acesso ao público é restrito.
Segundo Carvalho Filho, com 7.000 metros quadrados, o anexo permitirá à biblioteca expandir em 100% a sua área de acervo, e deverá abrigar, além da hemeroteca, os laboratórios de microfilmagem, restauro e encadernação. O prédio todo está vazio há muito tempo, à espera de uma reforma, mas ainda havia lojas alugadas no térreo. Os comerciantes estão deixando os boxes e se mudando para uma galeria ao lado. "Quando o prédio for reformado, as lojas instaladas no térreo no prédio do Ipesp serão ocupadas novamente. O prédio terá três andares com acesso ao público e o restante será utilizado para guarda do acervo", disse Carvalho Filho. Uma passagem subterrânea vai ligar o prédio principal da BMA a seu anexo.
Fonte: http://aber.org.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial