CRIANÇA ESPERANÇA
Há alguns dias publiquei aqui um alerta contra a captação de recursos da Rede Globo com a Campanha Criança Esperança, publiquei porque recebi a informação de várias fontes, mas não tenho condições de checar totalmente a veracidade dos fatos. Agora torno publico o outro lado da questão, conforme recebi recentemente, tirem suas próprias conclusões:
"Eu particularmente percebo que a informação é tendenciosa. Não conheço todo o processo, mas a informação acima me parece ser mentirosa. Cuidado por estar repassando esta informação.
Primeiro: Quando uma pessoa física faz uma doação para uma entidade qualquer ou um órgão que capta recursos para ajudar necessitados, não é possível descontar imposto de renda. No Brasil a lei não permite que qualquer pessoa física ou jurídica desconte imposto de renda através de uma doação direta a uma entidade, qualquer ela que seja. No passado isto era possível, mas uma lei proibiu isso porque muitas pessoas abriam instituições fantasma para doarem seu dinheiro para ela, ficar com o dinheiro doado e ainda descontar imposto de renda do Leão. A receita federal pressionou, e as regras mudaram, não se pode mais descontar imposto de uma doação, tanto uma pessoa física, como uma pessoa jurídica.
Segundo: As doações feitas na declaração de imposto de renda não rendem desconto, o que ocorre é que quem doa pode direcionar este valor do total calculado que obrigatoriamente vai ter de pagar.
PESSOA FÍSICA: 6%; Ou seja: se você vai pagar 100,00 de imposto, pode direcionar 6,00 para uma entidade que esteja registrada na receita federal para receber este valor, esta entidade previamente desenvolveu um projeto de uso deste dinheiro, o qual, terá de prestar contas ao Tribunal de Contas Estadual", provando onde gastou este dinheiro. Não é desconto, é direcionamenteo, porque este total terá de ser pago de qualquer forma.
PESSOA JURÍDICA: 1%. A Rede Globo, como é pessoa jurídica, na sua declaração do seu imposto de renda, provavelmente direciona do total que obrigatoriamente paga, 1% deste total para este fundo, não sei qual seria e ela não tem desconto. Então, ela não pode usar a doação do Criança Esperança para descontar imposto de renda devido, seria contra a lei. Se ela faz algum chuncho no pagamento do seu imposto de renda, é outro o método que utiliza, não através do Criança Esperança, a lei não permite.
Caso queiram saber mais sobre isto, entrem no site da receita federal: www.receita.fazenda.gov.br que ali tem toda a lei. Ou entrem no site www.curitiba.pr.gov.br e acessem o link CONTIBA que podem ter o esclarecimento e as leis. Além das entidades conveniadas com o Contiba que podem captar os recursos direcionados dos impostos.
A Associação Casa do Pai está entre as entidades que podem captar recursos desta forma.
Desculpe me intrometer no que foi descrito acima, mas penso que não posso permitir que este tipo de inverdade seja espalhada. Resumindo meu raciocínio: Se há "falcatrua" no imposto de renda da Globo, não é do Criança Esperança que eles o fazem.
Meu conhecimento sobre captação de recursos me orienta nisso.
Cuidem com o que repassam na Internet, não acreditem em tudo o que está escrito, "INCLUSIVE NO QUE ESCREVI ACIMA", antes pesquisem para verem se procede a informação.
Um abraço,
Fernando Scremin"
Marcadores: criança esperança, informação
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial