DISLEXIA: O PERIGO OCULTO NA SALA DE AULA
A dislexia é o principal distúrbio de aprendizagem que se manifesta em alunos na idade escolar. Atinge atualmente cerca de 5% a 17% da população mundial e brasileira. Mais, segundo dados do Ministério da Educação, 52% dos alunos da 5ª série das escolas públicas são completamente analfabetos e 74% da população entre 15 e 64 anos possuem dificuldades de leitura e escrita.
Os dados são alarmantes em relação às conseqüências causadas pelos distúrbios de aprendizagem entre outros males que afetam os estudantes brasileiros. Segundo dados da Unesco, a taxa de repetência entre alunos da 1ª a 4ª série no Brasil é pior que a do Camboja e equivalente aos de países como Moçambique e Eritréia.
No entanto, poucos professores conhecem sobre os distúrbios de aprendizagem, principalmente a dislexia. Convidada para participar de uma vídeo conferência, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com participação de aproximadamente 30 secretarias de educação de vários municípios, a ABD, pode constatar todo o desespero dos professores sem capacitação profissional e pela ausência de políticas públicas que amparem a grande parcela de alunos que sofrem de distúrbios de aprendizagem, ficando os mesmos de mãos atadas diante do problema.
Muito vem sendo feito por ONG's, como a Associação Brasileira de Dislexia - ABD ao lançar a Cartilha Facilitando a Alfabetização - Multissensorial Fônica e Articulatória para alfabetização de disléxicos e indivíduos com distúrbios de aprendizagem, que foi doada ao Ministério de Educação Especial do MEC, para ser lançada para toda Rede Pública de Ensino, sem contar todo trabalho que vem sendo feito para elucidar e capacitar profissionais do ensino público e privado de educação, como; o Curso de Formação em Dislexia, a palestra Dislexia em Foco, o Simpósio Internacional - Dislexia, Cognição e Aprendizagem, entre outros.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2007/09/20/dislexia_o_perigo_oculto_na_sala_de_aula__1013010.html
Os dados são alarmantes em relação às conseqüências causadas pelos distúrbios de aprendizagem entre outros males que afetam os estudantes brasileiros. Segundo dados da Unesco, a taxa de repetência entre alunos da 1ª a 4ª série no Brasil é pior que a do Camboja e equivalente aos de países como Moçambique e Eritréia.
No entanto, poucos professores conhecem sobre os distúrbios de aprendizagem, principalmente a dislexia. Convidada para participar de uma vídeo conferência, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com participação de aproximadamente 30 secretarias de educação de vários municípios, a ABD, pode constatar todo o desespero dos professores sem capacitação profissional e pela ausência de políticas públicas que amparem a grande parcela de alunos que sofrem de distúrbios de aprendizagem, ficando os mesmos de mãos atadas diante do problema.
Muito vem sendo feito por ONG's, como a Associação Brasileira de Dislexia - ABD ao lançar a Cartilha Facilitando a Alfabetização - Multissensorial Fônica e Articulatória para alfabetização de disléxicos e indivíduos com distúrbios de aprendizagem, que foi doada ao Ministério de Educação Especial do MEC, para ser lançada para toda Rede Pública de Ensino, sem contar todo trabalho que vem sendo feito para elucidar e capacitar profissionais do ensino público e privado de educação, como; o Curso de Formação em Dislexia, a palestra Dislexia em Foco, o Simpósio Internacional - Dislexia, Cognição e Aprendizagem, entre outros.
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