ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

03 setembro, 2007

ELAS SÃO CAMPEÃS... E DEVEM CONTINUAR COM A TAÇA !

A Fundação Procon-SP , um das principais instituições de defesa dos direitos do consumidor, divulgou o Ranking das Reclamações recebidas no primeiro semestre de 2007, levando em consideração as reclamações em andamento, atendida, não atendia ou encerrada. Foram quase 16.000 reclamações representando 28,3% a mais do que o mesmo período de 2006 e, mais uma vez, a telefonia fixa liderou o Ranking das Reclamações Totais do Procon, com 3.437 queixas, ou seja, 21,6% do total.
Em seguida, aparecem Aparelhos de Telefone (produtos) com 1.758 reclamações, Cartão de Crédito/Loja (Assuntos Financeiros) com 1.674 e Bancos com 1.004 e em 5º lugar aparece a Telefonia Celular (Serviços) com 735 queixas.
Muito provavelmente, as empresas de telefonia fixa continuarão a liderar este ranking durante muito tempo! A partir de agora, os consumidores brasileiros estarão recebendo as faturas do telefone fixo, não mais pelo sistema de pulsos, mas pelo novo sistema por minutos, como já é feito nos interurbanos e na telefonia móvel. As operadoras de telefonia fixa são obrigadas a enviar a todos os seus clientes uma correspondência com os detalhes dos dois tipos de planos: o BÁSICO (franquia de 200 minutos) e o ALTERNATIVO (franquia de 400 minutos). Essa carta deveria ter sido enviada 60 dias antes da mudança e o consumidor que não se posicionou até hoje, automaticamente, estará incluído no Plano Básico, ou seja, o governo não deu opção ao cidadão de continuar no sistema pulso... E mais, essa nova modalidade de cobrança da telefonia fixa, por contrato, valerá até 2.025!
Na avaliação do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor os brasileiros poderão ser prejudicados com essa nova sistemática de cobrança criada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que inclusive, mantêm em seu web site, na página DIREITOS DOS USUÁRIOS, inúmeras informações para esclarecimento dos consumidores.
O Francisco Brochado, de Valinhos/SP, nos repassou uma mensagem informando as estimativas com a comparação dos custos. Veja só: . Cobrança Atual por Pulso: 1 pulso (4 minutos) = R$ 0,12 (em média) - ou seja, 0,03 centavos por minuto. . Nova Modalidade - Cobrança por Minutos: 1 minuto = R$ 0,10 (em média), ou seja, R$ 0,10 centavos o minuto! Isso significa que o valor do minuto vai passar de uma média de R$ 0,03 centavos para R$ 0,10 centavos, o que representa um aumento médio de 233%, mais que duplicando o preço das ligações locais!!! Não dá para ter certeza se esses valores estão corretos ou não... Mas, vale como uma base para você poder ficar atento a sua nova conta de telefonia fixa. E, se você se sentir prejudicado, é seu dever como cidadão procurar os seus direitos junto aos órgãos de defesa do consumidor e assim, aumentando a estatísticas da Lista de Reclamações da Anatel. .
Douglas Flinto

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