QUAL É O SEU ?
Que as empresas são formadas por pessoas e são elas as únicas responsáveis pela formação da cultura organizacional, refletindo os valores e princípios corporativos, todos nós sabemos. Entretanto, pouco se sabe sobre o quanto estas pessoas influenciam o ambiente de trabalho e, por conseguinte, os resultados da própria empresa.
Segundo estudo realizado por uma das mais respeitadas consultorias de soluções integradas de Recursos Humanos, com operações em 47 países, inclusive no Brasil, o Hay Group, é o estilo do chefe que determina até 70% o ambiente de trabalho e se este líder for incompetente, mentiroso ou deixar a ética de lado, a possibilidade do clima na empresa ser pesado, nervoso e estrassante são enormes.
De acordo com Elizabeth Zamerul, médica psiquiátrica e consultora de recolocação e orientação de carreira "a maior parte dos problemas que ocorrem entre chefes e subordinados estão no julgamento errado que um faz do outro e, é claro que, descobrir o temperamento de um líder poderá ser útil para você melhorar a relação com seu superior, ou ao menos, evitar problemas e dissabores desnecessários" .
Abaixo, serão identificados os tipos mais comuns de liderança encontrada no mundo dos negócios e algumas dicas que poderão ajudar tanto liderados como, especialmente, os chefes a se verem no espelho e assim, mudar de rota para o próprio bem e da empresa.
ABUSADO: Ele enche você de serviço para não parecer centralizador. . Converse com seus colegas, para saber se o problema é geral . Fale com o chefe, sem deixar a conversa muito pessoal . Diga que assumir muitas tarefas prejudica a qualidade.
ARROGANTE: Se acha o estrelão. Não suporta o sucesso dos outros. Seus subordinados começam a se anular. . Ou você entra no jogo ou terá problemas . A melhor solução é mudar de departamento ou de emprego.
INJUSTO: Sua insegurança faz com que não admita que esteja errado. Joga a culpa nos subalternos . . A estratégia é a mesma usada contra o trapaceiro. Guarde provas para se defender, como e-mails.
COITADO: Está sempre reclamando de que as coisas não dão certo. Odeia novidades, pois tem medo delas. . . Se a empresa o colocou como chefe, é porque ele dá suporte para alguém acima dele na hierarquia. Nunca bata de frente. Se houver pessoas poderosas na empresa que não combinam com esse comportamento, tente conversar com elas.
NEURÓTICO: Acha que todos o perseguem. Na verdade, ele vive entre o sentimento de se achar o máximo e o autodesprezo. Descubra o que causa tanta insegurança. Deixe claro que você está ali para ajudar. Não exagere, para ele não sobrecarregá-lo.
DESLIGADO: Não lembra do seu nome, você fala com ele e ele esquece. Por isso, não dá feedback. . . Não se irrite e nem espere que ele tome a iniciativa. Seja paciente e tente lembrá-lo das coisas que esquece.
INCOMPETENTE: Todos sabem que ele não têm capacidade e que compromete a performance da equipe. . . Conversar não resolve. O jeito é guardar provas de tudo o que você faz para ter um álibi no caso dele jogar a culpa do fracasso nos subordinados.
FOMINHA: Centralizador. Faz tudo sozinho, se sobrecarrega e estressa a equipe. Acha que ninguém faz nada melhor do que ele. . . Tente oferecer ajuda. Deixe claro que não quer puxar seu tapete.
CONTROLADOR: Adora fiscalizar horários. Mesmo que você cumpra as tarefas, o que ele vê é a hora que você chegou. . . Para ter paz com ele, o jeito é entrar na dança do relógio. Se o caso for grave, diga que você concorda com as regras, mas que a pressão tem atrapalhado o seu rendimento.
TRAPACEIRO: O pior deles! Não tem ética e está sempre tramando algo. . . Como nunca age sozinho e tem ligações dentro e fora da empresa, tome muito cuidado com ele. Jamais entre no jogo dele, pois a integridade ética de conduta é admirada por uma grande parcela de empresas e pela maioria dos seus integrantes.
Identificou seu chefe? Ou ele é de outro tipo? Conte pra gente!
Douglas Flinto
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