ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

05 outubro, 2007

JABUTICABA SUPERA UVA E VINHO

Enormes porções de antocianinas foram encontradas na casca da jabuticaba, as mesmas substâncias presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.
"Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos", diz a química Daniela Brotto Terci, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável por descobrir a substância na fruta. Ela também mediu a dosagem de antocianinas da amora e verificou que ambas possuem quantidade de substância maior que a uva e o vinho.
Veja:
• jabuticaba: 314
• amora: 290
• uva: 227
As antocianinas dão o tom. "Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali", entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro.
"Elas têm uma potente ação antioxidante", completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres.
Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no
pigmento. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.
Como ingerir?
Especialistas sugerem bater a casca no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá algumas sugestões:
- Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada;
- Gotas de limão deixam o suco avermelhado;
As variações ocorrem devido a diferenças de Ph e pela união de pigmentos ácidos. É necessário tomar o suco assim que estiver pronto, caso contrário, o líquido fica com cor e sabor alterados.
A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jabuticaba. "É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas."
E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. "Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas", conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as
antocianinas no fruto da jabuticabeira.
Fonte: Unimed Goiânia

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial