100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
O dia 18 de junho de 2008 marca um século da chegada do navio Kasato Maru no Porto de Santos, trazendo os primeiros nikkeis ao Brasil. Eram trabalhadores que vinham do Japão depois de um acordo pós-Primeira Guerra Mundial com o governo brasileiro. Começava aí a história de uma das colônias mais populosas do país nos dias de hoje. A partir dessa semana e até setembro, todo o Brasil irá promover eventos de comemoração do centenário da imigração japonesa.
Entre a juventude, a cultura oriental é uma das mais difundidas e absorvidas. Além da culinária - restaurantes brotam aos montes na noite paulistana -, outros elementos como as bandas de J-Pop e os cosplay são febre entre a molecada, descendentes de japoneses ou não.
Entre os destaques da programação, estão o show que acontece no Auditório Ibirapuera, no dia 16, que antecipa a abertura oficial das comemorações, no dia 17, com a presença do presidente Lula.
No Carnaval, duas escolas de samba homenageiam os imigrantes (em SP, a Unidos de Vila Maria; no Rio, a Porto da Pedra) e haverá também a participação do camarote da Prefeitura na folia em Salvador.
Já em maio, nos dias 23 e 24, quem chega por aqui é a cantora pop Namie Amuro. Em 21 de junho, o Auditório Elis Regina, no Anhembi, recebe o Campeonato Mundial de Cosplay, em que a galera constrói fantasias de heróis dos mangás, de filmes e seriados nipônicos.
Fora isso, São Paulo e o resto do Brasil também abrigará exposições, campeonatos esportivos, apresentações teatrais, simpósios e workshops.
Aos aficionados pela cultura japonesa, os eventos são imperdíveis.
Gustavo Petta
Marcadores: informação, notícia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial