ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 janeiro, 2008

PETROBRAS - A FARSA DA DESCOBERTA

Caro Itamar Franco,
Tenho que tirar o chapéu para a capacidade do Presidente Lula em criar novidades sobre as coisas antigas. Quando eu era o Ministro de Minas e Energia em seu Governo, a Petrobras já sabia da existência destas reservas que iam de Santos a Santa Catarina. O problema é que estão a mais de 2.500m de profundidade e, hoje, foi comprovado que se encontram a mais 3.200m.
Qual era problema? Em 1993, não havia (nem hoje há), tecnologia para se chegar a essa profundidade. Apenas no ano passado conseguimos chegar a 2.000m, a uma pressão dágua bárbara.
Comentei contigo que tínhamos reservas, mas não tecnologia para chegar lá, mas o CEMPES estava trabalhando para conseguir perfurar a essa profundidade.Segundo os geólogos da Petrobras nas priscas eras os continentes da América do Sul e da África se separaram. Nesta separação a costa ocidental da África (Nigéria, Angola, Guiné etc.) ficou com o petróleo mais perto da superfície e nós em águas profundas. Contudo, um dia chegaríamos a retirar petróleo destas nossa águas e o País seria independente.
Pois bem, ontem a Dilma anunciou essa "grande descoberta", prevista para produzir petróleo daqui a 8 anos! Essa profundidade, que nunca foi alcançada por ninguém, apresenta enormes desafios de engenharia para resolver a pressão dágua, a resistência de materiais, sondas adequadas etc. A engenharia da Petrobras tem trabalhado nestes problemas, mas não encontrou ainda todas as soluções. Contudo acho que estão prevendo que em 2015 terão desenvolvido e dominado a tecnologia para essta profundidade. Hoje, a Petrobrás não tem. Estima-se que este petróleo deve ter um API de menos de 30°, talvez 25°. O que é isso? Petróleo muito pesado, parecido com o da Venezuela, mais custoso de refinar, pois rende 20% de combustíveis de cada barril extraído.
O custo médio atual no Brasil, desse petróleo, para a Petrobras deve estar por volta de USD$ 12 a 13,00. O petróleo leve, como o encontrado no Oriente Médio, rende 50% de combustíveis e custa talvez USD 1 a 2,00 o barril. Onde se vê como é um negócio de grandes lucros movido por uma especulação desenfreada na economia globalizada.
Claro que ao preço do barril de petróleo a USD $ 93 a 96,00 vale a pena extrair óleo até das areias de xisto como fazem agora os canadenses.A mídia e o povo com essa "descoberta" estão euforicamente enganados.
Nem se fala mais no problema do gás. O Sauer, que era o Diretor de Gás da Petrobras, nunca gostou de gás por ser um especialista em hidrelétricas...
Em nossa época, tivemos o pudor de não anunciar algo que era impossível de extrair, da mesma forma que nunca falamos dos 2.000 pontos de ouro na superfície que poderiam ser encontrados na Amazônia etc. e tal. Questão de pudor e de seguir a sua orientação de não chutar a torto e a direita para não criar falsas esperanças e especulações nas bolsas de valores. Não creio que os técnicos da Petrobras quisessem divulgar a "descoberta". Devem ter sido pressionados para dar uma noticia que acabasse com a "crise do gás".
E assim vamos, no vai da valsa...
Abraços,
Alexis Stepanenko

Marcadores:

3 Comentários:

  • Às 11:57 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Caro Silvio,

    Recebi esta "carta" por email, não duvido absolutamente dos dados. Nem da farsa deste governo; No entanto gostaria de saber como vc sabe que esta carta existiu mesmo e se existiu, como ficou pública e não apenas no conhecimento de Alexis e Itamar?

     
  • Às 2:21 PM , Blogger Silvio A. Neves disse...

    Regina
    Não fui eu o primeiro que publicou esta carta, me lembro que na época ela ela circulou em vários blogues, agora; quanto à veracidade da mesma não te posso garantir, só sei que até o momento nem o Alexis e nem o Itamar vieram a público para negá-la. E cá entre nós, deste governo sempre pode-se esperar coisa bem piór que isto, né mesmo?
    Silvio A. Neves

     
  • Às 8:38 AM , Blogger Soviete disse...

    pra q negar todo spam que aparece na internet? Isso seria muita falta do que fazer.

    Existem os manipuladores e os manipulados. Até mesmo com mentiras infantis é possível atiçar os manipulados.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial