ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 junho, 2008

A 100 KM/H, CARRO LEVA 5 SEGUNDOS E 83 METROS PARA PARAR

A velocidade é o principal elemento causador de acidentes graves. Dados do CET mostram que o índice de acidente fatal e de grande monta é muito maior no período da meia noite às cinco da manhã, quando a velocidade é maior porque as ruas estão vazias, sem trânsito, o que estimula o motorista a acelerar além da conta. Os grandes acidentes acontecem em pista seca e linha reta e sem registro de alguma avaria no carro. Quer dizer: o problema não é com a rua, nem com a máquina, mas com o homem.
Andando a 60 quilômetros por hora numa avenida na cidade, você acha que as autoridades de trânsito exageraram no limite de velocidade, não é? 60 km/h parece pouco, principalmente na madrugada.
Mas para parar um carro a essa velocidade você precisa de pelo menos 37 metros. É esse o arrasto provocado pela freada, isso se todas as condições forem favoráveis, quer dizer: reação normal e pista seca. Do momento que você vê o obstáculo até pisar no freio o carro já andou 17 metros. E leva mais 20 metros da freada até a total imobilidade.
A 100 km/h numa rodovia, em pista seca, o carro só vai parar completamente depois de cinco segundos e a uma distância de 83 metros. Na mesma velocidade em pista molhada, a parada total vai se dar após 9 segundos, numa distância de 110 metros!
O site
estradas.com.br tem uma simulação interessante: você escolhe a velocidade e a pista e vê quanto tempo demoraria para frear naquelas condições. Vale a pena fazer a simulação e perceber quanto estamos expostos a um acidente andando em alta velocidade.
Agência AutoInforme

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