ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

11 julho, 2008

GENEBRA LUTA PARA SALVAR LIVROS DESTRUIDOS EM INCÊNDIO

Cerca de 50 mil volumes foram atingidos; os mais afetados e as obras raras estão numa câmera frigorífica e serão posteriormente liofilizados, enquanto outros 30 mil estão secando num galpão do parque de exposições
Na noite da final da Eurocopa 2008, campeonato de futebol sediado na Suíça e na Áustria, enquanto a Alemanha e a Espanha disputavam a final em campo, um incêndio atingia o teto da Faculdade de Letras da Universidade de Genebra (antiga escola de Química). O acidente, ocorrido na noite do dia 29 para 30 de junho, atingiu principalmente - e numa coincidência trágica - as áreas da biblioteca que guardavam os acervos alemão e espanhol, situados respectivamente no segundo e primeiro andares do prédio. No térreo, a biblioteca de História da Arte também foi atingida, mas em menor escala.
Segundo a Universidade de Genebra, 50 mil dos 60 mil livros do acervo foram atingidos. A instituição realiza atualmente uma ampla operação de salvamento dos milhares de livros afetados. Como em muitos casos de incêndio, o principal inimigo dos acervos é a água utilizada pelos bombeiros para apagar o fogo.
Cerca de 20 mil obras, as mais molhadas e as mais raras, foram removidas para galpões frigoríficos em Meyrin. Elas serão congeladas até que possam ser encaminhadas para um tratamento de secagem por liofilização, conforme anunciou a Universidade. A liofilização, um processo muito usado na indústria alimentícia, consiste na desidratação por meio de um processo chamado sublimação. A água das células, congelada, passa diretamente do estado sólido para o gasoso. A liofilização será realizada no laboratório federal do patrimônio de Spiez.
Os outros 30 mil livros, menos atingidos pela água, foram levados para um galpão do Palexpo (palácio de exposições), onde foram espalhados numa área de 3000 m², cercados de ventiladores. Os livros foram colocados em pé, entreabertos, com folhas de papel-toalha entre as páginas para absorver a umidade.
Para que toda a intervenção fosse feita nas 48 horas seguintes ao acidente, foram mobilizados diversos bibliotecários, estudantes e especialistas para fazer a triagem do acervo e indicar o tratamento ideal para cada volume. Uma investigação policial está em curso para descobrir as causas do incêndio.
Mais informações sobre o tratamento por liofilização:
Guidelines - "Protegendo os arquivos dos danos causados pela água" [Caderno realizado pelo conservador suíço Guido Voser e apresentado no Congresso Internacional sobre a Proteção de Bens Culturais realizado em Berna, Suíça, em 2002]
Graziella Beting
http://www.aber.org.br

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial