TORRE DE LONDRES INICIA MAIOR RESTAURO DE SUA HISTÓRIA
Por pouco um dos principais monumentos históricos e turísticos da Inglaterra não entrou, no ano passado, para a lista dos patrimônios em risco de conservação da Unesco. A Torre de Londres, aos mil anos de idade, está com sua estrutura comprometida.
As promessas feitas à Unesco para não entrar na "lista vermelha" começam a ser realizadas agora, com o maior plano de restauro já realizado no monumento. Até 2011, serão limpas, reparadas e conservadas as fachadas norte, leste e oeste da Torre Branca, no maior projeto de recuperação da torre, orçado em 2 milhões de libras. Construída por Guilherme, o Conquistador, por volta de 1080, para proteger a cidade, a Torre Branca é a primeira edificação erguida no entorno da fortaleza – hoje o conjunto todo é chamado de Torre de Londres.
Durante o restauro, a Torre Branca ficará coberta por um painel de 15 por 23 metros, com um desenho do artista Rydal Hanbury evocando as execuções realizadas na torre na época em que foi usada como prisão. É essa a imagem que os 2 milhões de visitantes anuais da torre verão até 2011.
O desgaste da estrutura da torre se deve à acumulação de poluentes atmosféricos, que aos poucos vão criando uma crosta que danifica a alvenaria. Além disso, segundo a Unesco, devido aos efeitos do aquecimento global, o monumento londrino corre o risco até de ser inundado caso não sejam realizadas as obras já previstas de construção de barreiras no estuário do Tâmisa, para evitar que o aumento do fluxo do rio afete a torre.
Graziella Beting
Graziella Beting
Marcadores: notícia, patr. cultural
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial