PATRIMÔNIO CULTURAL
Ferrovia Suiça ganha título de patrimônio cultural da humanidade
A ferrovia suíça Albula/Bernina, operada pela companhia Rhätische Bahn (RhB) e percorrida por duas das mais importantes rotas panorâmicas da Suíça (Glacier Express e Bernina Express), foi classificada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.Segundo o diretor da Secretaria Federal de Cultura, Jean-Frédéric Jauslin, a linha férrea Albula-Bernina foi feita à mão no período áureo das estradas de ferro. Com trilhos de bitola estreita, ela cruza 52 pontes e 13 túneis e galerias na direção de Bernina, bem como 144 pontes e 42 túneis e galerias na direção de Albula.
Mercados e Eventos
A ferrovia suíça Albula/Bernina, operada pela companhia Rhätische Bahn (RhB) e percorrida por duas das mais importantes rotas panorâmicas da Suíça (Glacier Express e Bernina Express), foi classificada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.Segundo o diretor da Secretaria Federal de Cultura, Jean-Frédéric Jauslin, a linha férrea Albula-Bernina foi feita à mão no período áureo das estradas de ferro. Com trilhos de bitola estreita, ela cruza 52 pontes e 13 túneis e galerias na direção de Bernina, bem como 144 pontes e 42 túneis e galerias na direção de Albula.
Mercados e Eventos
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Museu oferece pós-graduação gratuita em preservação de acervos
Curso de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, pós-graduação lato sensu, será oferecido pelo Mast em 2009. Inscrições de 4 de agosto a 5 de setembro de 2008
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai inaugurar o curso de pós-graduação lato senso em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT).
Curso de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, pós-graduação lato sensu, será oferecido pelo Mast em 2009. Inscrições de 4 de agosto a 5 de setembro de 2008
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai inaugurar o curso de pós-graduação lato senso em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT).
As aulas serão gratuitas para aos alunos da turma inicial, que deverão pagar apenas uma taxa de R$ 50 para participar do processo seletivo. O edital foi lançado dia 2 de julho e as inscrições vão de 4 de agosto a 5 de setembro.
Com início previsto para março de 2009, o curso, reconhecido pelo Ministério da Educação, é presencial e apresenta duração de oito meses, cinco deles reservados a aulas e estágio curricular e outros três para elaboração da monografia final.
No total, serão 352 horas de aulas presenciais, realizadas de 9h às 13h, nos laboratórios de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e de Objetos Metálicos (Lamet) do Mast. Haverá ainda visitas técnicas a instituições de preservação de acervos, além de 40 horas de estágio curricular, que será cumprido nos turnos de 9h às 13h e de 14h às 18h, em laboratórios e instalações selecionadas pela direção do curso.
O PPACT qualifica profissionais interessados em atuar no planejamento, gestão, execução e avaliação de atividades e projetos voltados à preservação de acervos de C&T. Podem participar graduados em qualquer área de formação. Veja o edital e a ficha de inscrição.
Mais informações: pelo telefone (21) 2580-0970. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Edital MAST/MCT Nº 01/ 2008
SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - PPACT(LATO SENSU)
1. PREÂMBULOO Museu de Astronomia e Ciências Afins, por meio da Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, no uso de suas atribuições legais, tornam público e estabelecem normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas para o ano de 2009.1.1 Informações sobre o curso podem ser obtidas na página eletrônica: <http://www.mast.br/nav_h06.htm>.
2. DA INSCRIÇÃO2.1 Período: de 04 de agosto a 05 de setembro de 2008, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.2.2 A inscrição será feita na Secretaria do Curso, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rua General Bruce 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, telefone (21) 2580-0970, mediante o comprovante do pagamento da taxa de inscrição, ocasião em que será fornecido o recibo, e a apresentação dos documentos abaixo discriminados:a) Formulário de inscrição devidamente preenchido;b) Documentos de identificação (identidade e CPF): original e cópia;c) Cópia legível do passaporte (para candidatos estrangeiros);d) Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou comprovante de Colação de Grau de curso devidamente reconhecido pelo MEC. No caso de títulos obtidos no exterior, os mesmos deverão estar reconhecidos no Brasil, ou Declaração ou Certificado de Término de Curso;
Com início previsto para março de 2009, o curso, reconhecido pelo Ministério da Educação, é presencial e apresenta duração de oito meses, cinco deles reservados a aulas e estágio curricular e outros três para elaboração da monografia final.
No total, serão 352 horas de aulas presenciais, realizadas de 9h às 13h, nos laboratórios de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e de Objetos Metálicos (Lamet) do Mast. Haverá ainda visitas técnicas a instituições de preservação de acervos, além de 40 horas de estágio curricular, que será cumprido nos turnos de 9h às 13h e de 14h às 18h, em laboratórios e instalações selecionadas pela direção do curso.
O PPACT qualifica profissionais interessados em atuar no planejamento, gestão, execução e avaliação de atividades e projetos voltados à preservação de acervos de C&T. Podem participar graduados em qualquer área de formação. Veja o edital e a ficha de inscrição.
Mais informações: pelo telefone (21) 2580-0970. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Edital MAST/MCT Nº 01/ 2008
SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - PPACT(LATO SENSU)
1. PREÂMBULOO Museu de Astronomia e Ciências Afins, por meio da Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, no uso de suas atribuições legais, tornam público e estabelecem normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas para o ano de 2009.1.1 Informações sobre o curso podem ser obtidas na página eletrônica: <http://www.mast.br/nav_h06.htm>.
2. DA INSCRIÇÃO2.1 Período: de 04 de agosto a 05 de setembro de 2008, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.2.2 A inscrição será feita na Secretaria do Curso, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rua General Bruce 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, telefone (21) 2580-0970, mediante o comprovante do pagamento da taxa de inscrição, ocasião em que será fornecido o recibo, e a apresentação dos documentos abaixo discriminados:a) Formulário de inscrição devidamente preenchido;b) Documentos de identificação (identidade e CPF): original e cópia;c) Cópia legível do passaporte (para candidatos estrangeiros);d) Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou comprovante de Colação de Grau de curso devidamente reconhecido pelo MEC. No caso de títulos obtidos no exterior, os mesmos deverão estar reconhecidos no Brasil, ou Declaração ou Certificado de Término de Curso;
OBS: Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase conclusão do Curso de Graduação, desde que concluam o referido Curso até a data da matrícula no Curso de Pós-Graduação.
e) Cópia do Histórico escolar da graduação;
f) Curriculum vitae;
g) Carta de intenção do candidato, de no máximo três laudas, dirigida à coordenação do curso explicitando:- trajetória profissional;- interesse pelo curso;- relação entre o curso e sua atividade profissional;- real disponibilidade de tempo para realizar o curso.
h) Comprovante bancário referente ao pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), em qualquer agência do Banco do Brasil, em nome do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST.
i) Procedimento para imprimir a guia de recolhimento para pagamento da taxa de inscrição para seleção para o curso: a guia encontra-se no site: www.mct.gov.br; nesse site, procure a área de Links; nessa área clicar no ícone denominado “GRU”; preencher os espaços necessários com as seguintes informações: U.G. : 240124; Gestão: 00001; Unidade: Museu de Astronomia e Ciências Afins; Código: 28830-6; Descrição do recolhimento: Serviços Administrativos. Clicar em AVANÇAR; na próxima tela que se abrirá, o número de referência será automaticamente preenchido pelo sistema; competência: o mês de pagamento, por exemplo, 08/2008; vencimento: escolher a data de vencimento para o pagamento; valor: 50,00. Clicar em emitir. A guia emitida pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.
2.3 Em hipótese alguma será devolvida a taxa de matrícula.
2.4 No ato da matrícula é obrigatória a apresentação de original de Diploma de licenciatura plena ou bacharelado, obtido em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC e de Histórico Escolar. Em caráter excepcional, será aceita a Declaração ou Certificado de término de curso emitido por instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.
2.5 A inscrição poderá ser feita pelos Correios. Neste caso, os documentos originaisdeverão ser apresentados no ato da prova escrita;
2.5.1 Para as inscrições por via postal, recomenda-se o serviço de entrega rápida (SEDEX), de acordo com o modelo de endereçamento abaixo e apresentando data de postagem não posterior ao último dia de inscrição, conforme indicado no item 2.1:Inscrição para o Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia.Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rua General Bruce 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJRio de Janeiro, RJ. CEP 20921-030.A/C Secretaria do Curso de Pós-Graduação - PPACT. RESERVADO.
2.5.2 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
3. PÚBLICO-ALVO
3. PÚBLICO-ALVO
3.1 Profissionais portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado, obtido em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.
4. DAS VAGAS
4. DAS VAGAS
4.1 Estão abertas 15 (quinze) vagas;
4.2 Todos os candidatos passarão pelo processo seletivo.
4.3 Em caráter excepcional e como forma de estímulo à participação de profissionais do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT - no PPACT, serão abertas outras 5 (cinco) vagas específicas para candidatos oriundos desse Ministério. O total de vagas abertas nesse processo de seleção é portanto de 20 (vinte) vagas. Esses candidatos oriundos do MCT estão sujeitos a todos os dispositivos constantes desse edital.
5. DO CALENDÁRIO DA SELEÇÃO5.
5. DO CALENDÁRIO DA SELEÇÃO5.
1 A homologação das inscrições caberá à Comissão de Seleção.
5.2 A relação de candidatos que tiverem sua documentação homologada para participar do processo de seleção será divulgada no dia 15 de setembro de 2008, a partir das 15h na Secretaria do Curso, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rua General Bruce 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, e pela página institucional na internet (www.mast.br).
5.3 A prova escrita será realizada no dia 06 de outubro de 2008, às 14h, em local a ser divulgado posteriormente.
5.4 As entrevistas serão realizadas nos dias 9 e 10 de outubro de 2008, para os aprovados na prova escrita, em local e horário a ser divulgado.
5.5 O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 13 de outubro 2008, a partir das 17h, na sede do Museu de Astronomia e Ciências Afins, à rua General Bruce 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, e pela página institucional do MAST na internet: <http://www.mast.br>.
6. DA SELEÇÃO e AVALIAÇÃO
6. DA SELEÇÃO e AVALIAÇÃO
6.1 O Processo de Seleção constará de três etapas, implementadas pela Comissão de Seleção, formada por 3 (três) professores do Colegiado do Curso:1º - Prova escrita de conteúdo de acordo com bibliografia em anexo – eliminatória e classificatória;2º - Análise do currículo e Carta de Intenção - classificatória;3o - Entrevista com a banca - classificatória.
6.2 O candidato deverá comparecer à prova 30 minutos antes do horário de início, munido de documento de identidade original com foto.
6.3 Depois de iniciada a prova, não será permitida a entrada de candidatos.
6.4 O candidato que não estiver presente quando da chamada para a Entrevista será automaticamente eliminado.
6.5 Será considerado aprovado o candidato que obtiver a média mínima de 6,0 (seis).
6.6 O resultado do processo de seleção será divulgado em ordem decrescente de classificação; os 15 (quinze) primeiros candidatos, com as maiores médias finais preencherão as vagas do Curso; caso as vagas já tenham sido preenchidas, o candidato, mesmo que aprovado, não será selecionado;
6.7 Em caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios:a) maior nota na entrevista;b) maior nota na prova escrita;c) maior pontuação no currículo;d) candidato mais idoso.
7. DA MATRÍCULA DO CURSO
7. DA MATRÍCULA DO CURSO
7.1 O candidato classificado no processo seletivo, dentro do número de vagas explicitado neste edital, deverá proceder à matrícula de 12 a 30 de janeiro de 2009, na Secretaria do Curso no Museu de Astronomia e Ciências Afins.
7.2 O candidato que não efetuar a matrícula perderá o direito à vaga.
7.3 As vagas resultantes do disposto no item anterior serão preenchidas com candidatos aprovados, obedecendo à ordem de classificação.
8. INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO8.
8. INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO8.
1 Previsão de início e término: de março a outubro de 2009.
OBS: de março a julho, aula presencial e estágio; de agosto a outubro, elaboração da monografia de final de curso.
8.2 Horário: aulas de segunda a sexta-feira das 9h às 13h; estágio curricular de segunda a sexta-feira de 9h às 18h.
8.3. Carga horária do curso: 392 h/a.
8.4 Receberão o título de Especialista em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia os alunos que atenderem às seguintes exigências:
I – 75% da freqüência em cada disciplina;
II – Conceito mínimo C em cada disciplina;III – Monografia aprovada.8.5 Nessa primeira edição, excepcionalmente, o curso será gratuito para os alunos selecionados através desse edital
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Aos candidatos portadores de documentos expedidos por instituições estrangeiras, poderá ser exigida, a critério da Comissão de Seleção, a tradução dos mesmos para a língua portuguesa.
9.2 Não haverá segunda chamada, vista ou revisão de provas.
9.3 A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Curso, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados.
9.4 O exame de seleção 2008 só terá validade para o curso que se iniciará em 2009.
9.5 A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e no Regimento Interno do Curso, não sendo aceita alegação de desconhecimento.
9.6 Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso.
Informações: pelo telefone (21)2580-0970 ou email coordenacaocurso@mast.br
MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS - MAST
Informações: pelo telefone (21)2580-0970 ou email coordenacaocurso@mast.br
MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS - MAST
Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão – Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20921-030
Tels.: (21) 2580-7010 / 2580-9432 / 2585-0768
Fax: ( 21) 2580-4531
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Mariana investe na restauração para ser reconhecida como patrimônio
Trinta e cinco intervenções foram aprovadas por moradores de cidade mineira.Recuperação se concentra principalmente no Centro Histórico.
A cidade de Mariana (MG) está investindo na restauração para ser reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. São 35 intervenções aprovadas pelos moradores. O município conta com casarões centenários, calçadas históricas e museus que guardam a tradição e a religiosidade do período colonial.
Veja o site do Bom Dia Minas Os responsáveis pelo projeto de requalificação urbanística arquitetônica visitaram canteiros de obra. "O que havia era uma competição da arquitetura nova e da histórica. Temos que acabar com isso e mostrar que Mariana tem exemplares maravilhosos de uma arquitetura barroca. É a cidade matriz de Minas Gerais", diz o arquiteto Gustavo Pena.
A recuperação se concentra principalmente no Centro Histórico . Em frente a uma catedral, está sendo erguido um teatro de arena para 2 mil pessoas. Uma rua que já abriga diversas galerias de arte deve ser transformada em corredor cultural. Também estão sendo feitas reformas no calçamento, com objetivo de acabar com a poluição visual. Fios da rede de telefonia e iluminação pública deverão ser enterrados.
A cidade, que completou 312 anos e recebe, em média, 7 mil turistas por mês, vai tentar o reconhecimento como patrimônio cultural da humanidade. "Há uma comissão trabalhando nas diversas informações que compõem esse processo. Eu penso que é um projeto de, no mínimo, três ou quatro anos", diz o consultor do projeto, Mauro Werkema.
A previsão é que, ainda neste ano, seja apresentado à Unesco o pedido para que o Centro Histórico de Mariana seja reconhecido como patrimônio cultural da humanidade.
Globo.com
Trinta e cinco intervenções foram aprovadas por moradores de cidade mineira.Recuperação se concentra principalmente no Centro Histórico.
A cidade de Mariana (MG) está investindo na restauração para ser reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. São 35 intervenções aprovadas pelos moradores. O município conta com casarões centenários, calçadas históricas e museus que guardam a tradição e a religiosidade do período colonial.
Veja o site do Bom Dia Minas Os responsáveis pelo projeto de requalificação urbanística arquitetônica visitaram canteiros de obra. "O que havia era uma competição da arquitetura nova e da histórica. Temos que acabar com isso e mostrar que Mariana tem exemplares maravilhosos de uma arquitetura barroca. É a cidade matriz de Minas Gerais", diz o arquiteto Gustavo Pena.
A recuperação se concentra principalmente no Centro Histórico . Em frente a uma catedral, está sendo erguido um teatro de arena para 2 mil pessoas. Uma rua que já abriga diversas galerias de arte deve ser transformada em corredor cultural. Também estão sendo feitas reformas no calçamento, com objetivo de acabar com a poluição visual. Fios da rede de telefonia e iluminação pública deverão ser enterrados.
A cidade, que completou 312 anos e recebe, em média, 7 mil turistas por mês, vai tentar o reconhecimento como patrimônio cultural da humanidade. "Há uma comissão trabalhando nas diversas informações que compõem esse processo. Eu penso que é um projeto de, no mínimo, três ou quatro anos", diz o consultor do projeto, Mauro Werkema.
A previsão é que, ainda neste ano, seja apresentado à Unesco o pedido para que o Centro Histórico de Mariana seja reconhecido como patrimônio cultural da humanidade.
Globo.com
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