ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

22 julho, 2009

EXPOSIÇÕES - 22-7-09

Rio de Janeiro - IRAN DO ESPÍRITO SANTO NA GALERIA ARTUR FIDALGO


Iran do Espírito Santo
Galeria Artur Fidalgo
Inauguração 22 de Julho, 19h30.
Press release
Em sua primeira mostra em uma galeria no Rio, Iran do Espírito Santo expõe um conjunto de trabalhos de sua produção recente. Serão apresentados desenhos, colagens, esculturas e uma grande pintura mural.
Em toda sua obra, Iran faz uso dos códigos de representação como instrumento crítico e auto-reflexivo da arte, da percepção, e de valores correntes na sociedade industrial. São na maioria representações miméticas de objetos cotidianos mas que visam driblar a percepção, criando possibilidades de releituras do real e do senso comum.
A pintura mural, intitulada "En Passant 4" foi concebida para o espaço da galeria, sendo parte de uma série de intervenções iniciadas em 2008 e apresentadas em galerias e instituições. En Passant tece um comentário sobre o sistema vigente da arte contemporânea em toda sua pressa consumista. Alinhado aos valores plásticos reducionistas, Iran nos apresenta uma grande escala de tons de cinzas que remetem à testes feitos em laboratórios de fotografia em preto e branco. É uma retificação da incidência da luz que busca um controle rígido, mas que talvez nos leve a questionar o próprio contexto da arte de hoje e nos coloque bem no centro de uma ausência crônica.
Principais Exposições:
Individuais:
2007
Iran do Espírito Santo, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brazil.
(Exhibition Catalogue)
2006
-Iran do Espírito Santo , Irish Museum of Modern Art, Dublin, Ireland.
(Exhibition Catalogue)
-Iran do Espírito Santo , MAXXI (Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo),
-Rome, Italy. (Traveling exhibition with catalogue)
Coletivas:
2007
- Think with the Senses – Feel with the Mind, Art in the Present Tense,
Venice Biennale (curated by the Robert Storr)
2000
-F(r)icciones , Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid, Spain.
1997
-In Site’97 , San Diego, CA / Tijuana, Mexico.
Cynthia Tostes Fidalgo.
http://www.arturfidalgo.com.br/


Portugal - Exposição de fotografia "blue met green in black"




Blue met green in black
Exposição de fotografia na Casa dos Açores do Norte prolongada até final de Agosto
Laurindo Almeida
João Paulo Almeida

A exposição de fotografia “blue met green in black” surge a convite da Casa dos Açores do Norte integrada na XXII Festa do Divino Espírito Santo no Porto, tendo a sua inauguração sido efectuada no passado dia 28 de Junho de 2009, no decorrer do programa das referidas festividades.O título em língua inglesa possui uma sonoridade muito própria, lembrando os “fluxos e refluxos” das ondas, pretende ser uma homenagem à panóplia de açorianos que partiram para o outro lado do seu/nosso Atlântico e que enchem no período estival de bandeiras americanas as ruas e caminhos do arquipélago. O azul do mar e céu tão presentes e dominantes, encontraram no negro vulcânico mesclado com um verde intenso quase fosforescente que não pode deixar alguém indiferente muito menos o olhar de captadores de imagens, o mote desta exposição numa tentativa de identificar as emoções dos primeiros homens a fixar-se naquelas paragens.
As fotografias resultam de uma curta mas intensa passagem em conjunto pelo Pico e Faial em 2008, e reflectem dois modos de ver pessoais e diversificados sobre estas duas ilhas que apesar de serem já consideradas das mais belas ou melhores para viver do planeta continuam desconhecidas para muitos portugueses. Se para o João, habituado a registar intensamente a figura humana esta aparece como que envergonhada num conjunto de imagens em que pormenores da paisagem picarota dominam o espaço representado, para o Laurindo o conjunto escolhido pretende antes representar as emoções fortes, únicas e ainda naturais que as ilhas nos transmitem. A exposição é composta por um conjunto de 31 + 7 registos digitais de respectivamente Laurindo Almeida e João Almeida impressos a cores por processo Lambda a 254 dpi em formato 70 X 43.2 cm.A exposição estará patente entre 28 de Junho e 31 Agosto de 2009 (na 2a na sala de exposições da Casa dos Açores do Norte (CAN) e pode ser visitada de segunda a sexta feira entre as 09:30 e as 18:00. A CAN fica situada na Rua do Bonfim, 163, 4300-069 Porto, a escassas dezenas de metros da estação do metro do Campo 24 de Agosto, com o telefone 22 519 4050 / 960 226 173, gps latit: 41° 8'57.47"N, long 8°35'48.84", mail : casadosacoresdonorte@gmail.com.
Breves notas biográficas
Laurindo Almeida, nasceu na cidade do Porto onde continua a residir. Licenciado em Matemática Aplicada e pós-graduação em Tecnologia Multimédia, frequentou sem concluir outras licenciaturas da área das artes. Tendo sido mais de duas décadas docente em várias Universidades, a maior parte dos quais em cursos de artes, nas disciplinas que regeu sempre procurou incentivar os alunos a “descobrir” a complementaridade entre as tecnologias, o espírito científico e as artes enquadradas na Matemática como forma de reflectir e ajuda na criatividade, caminho que tem tentado trilhar na sua própria vida. Presentemente desenvolve actividade no sector das Tecnologias de Informação em importante grupo financeiro nacional. Foi autor de vários projectos de composição gráfica e desde 1974 que a fotografia ocupa a sua segunda vida embora no seu percurso pessoal neste sector nunca valorizou a participação em concursos ou exposições. Considera a fotografia como a actividade artística com talvez maior potencial de crescimento, a que a popularização trazido pelo fenómeno digital só vem ajudar, sendo autor de um blog de divulgação e reflexão sobre a actividade e arte fotográfica.
João Paulo Almeida, nasceu em Matosinhos, local onde continua a residir, desenvolve actividade comercial no sector fotográfico na filial da baixa do Porto duma conhecida empresa de oferta cultural e tecnológica, fotógrafo de acontecimentos sociais e de moda. Sendo desde criança a fotografia a actividade a que se dedicou inteiramente é provavelmente um dos profissionais desta área mais conhecido do Norte do país por quem, profissional ou de forma amadora se dedica à fotografia.
Agenda do Porto

Bauru-SP - Focopoint exibe mostra ‘Olhares’
As visões de mundo de cada fotógrafo do Focopoint pode ser apreciadas no Bauru Shopping. “Olhares” é a oitava exposição coletiva grupo bauruense e segue aberta a visitação até o dia 30 deste mês.No total, 28 obras inéditas de 14 fotógrafos compõem a mostra, que pretende revelar o estilo peculiar de cada artista. Cada obra é resultado dos trabalhos individuais e autorais dos artistas que dessa vez optaram por uma exposição com temática livre.“As pessoas vão encontrar retratos, paisagens e fotos esportivas. A idéia é mostrar a diversidade do trabalho de cada um”, comenta Luiz Fernando Furtado, curador da exposição ao lado do fotógrafo Olício Pelosi e da doutora em estética e história da arte, Janira Fainer Bastos.As fotografias exibidas são assinadas por Celso Melani, Denise Joaquim, Edward Albiero, Frank Simões, Lars Krook, Márcia Malmstrom, Maria Alice Campitelli, Maria Scaglione, Nilton Scudeller, Rodrigo Vicentini, Silvio Serrano e Telles Nunes, além de Furtado e Pelosi. • ServiçoExposição “Olhares”, do Focopoint, até 30 deste mês no Bauru Shopping (rua Henrique Savi, 15-55). Visitação gratuita.
Karla Beraldo
Jornal da Cidade de Bauru

Rio de Janeiro - Um artista radical
CORTESIA DO ARTISTA E DA DONALD YOUNG GALLERY / DIVULGAÇÃO
Em 1997, o californiano Gary Hill levou O Lugar do Outro, sua primeira individual no Brasil, ao Museu de Arte Moderna de São Paulo e ao CCBB carioca. Doze anos depois, o pioneiro da videoarte está de volta para exibir as cinco obras de O Lugar sem o Tempo. "O projeto anterior mostrava seu olhar do mundo. Desta vez Hill volta as câmeras para si próprio em diferentes registros", diz o curador Marcello Dantas. Esse é o ponto de partida para trabalhos inusitados como Wall Piece (foto), em que o artista aparece atirando-se várias vezes contra uma parede, sob luz estroboscópica. Curiosidade: ainda adolescente, Gary Hill participou do curta Skaterdater, sobre um grupo de jovens adeptos do skate. Realizado em 1965, o filme de Noel Black que apresentou ao mundo a prancha sobre rodinhas foi indicado ao Oscar e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Hill cresceu, hoje tem 58 anos, mas nunca abandonou o espírito radical.
Gary Hill. Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, 3131-3060, Metrô Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 6 de setembro. A partir de terça (21).
Veja Rio

Rio de Janeiro - ALESSANDRO SARTORE.
Arquiteto e artista plástico, Sartore apresenta, em Renascença, sua primeira individual, trabalhos feitos de materiais e suportes não convencionais. A instalação Escoras Barrocas, por exemplo, é constituída de 36 barras metálicas utilizadas originalmente em canteiros de obras para sustentar lajes durante a concretagem. Nesse caso, as escoras foram pintadas em dourado e ganharam função estética. Na série Guardanapos, Sartore criou, sob inspiração de um guardanapo de papel trazido de Florença, um estandarte com elementos renascentistas. Completam o acervo duas fotografias registradas no Palácio Pitti, também em Florença, que receberam intervenções como demãos de verniz e aplicação de folha de ouro. R$ 800,00 a R$ 3 000,00. Galeria Anna Maria Niemeyer. Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 205 (Shopping da Gávea), 2239-9144. Segunda a sábado, 10h às 22h. Grátis. Até 8 de agosto. A partir de quarta (22). http://www.annamarianiemeyer.com.br/.
Veja Rio
Rio de Janeiro - LENA BERGSTEIN.
A pintora e gravadora carioca exibe trinta pinturas inéditas na individual Relatos, em suportes que variam entre telas e encadernações chamadas de "livros de artista". As novas obras dão continuidade à pesquisa que Lena Bergstein vem desenvolvendo desde o início dos anos 90. Uma parte desse trabalho resultou na mostra Tenda, realizada no Museu de Arte Moderna em 1992, com interpretações plásticas e poéticas para a obra do filósofo Jacques Derrida. Desta vez, as criações com tinta a óleo e pigmentos de ouro, prata, aço ou estanho, conjugam as pinceladas com elementos da literatura e da psicanálise. R$ 9?600,00 a R$ 35?000,00. Largo das Artes. Rua Luís de Camões, 2, Largo de São Francisco, Centro, 2224-2985, Metrô Uruguaiana. Segunda a sexta, 12h às 18h; sábado, 12h às 17h. Grátis. Até 5 de setembro. A partir de segunda (20). Veja Rio

Rio de Janeiro - ZAVEN PARÉ.
Nascido na França, o artista, que já morou no Rio, hoje desenvolve projetos de robótica no Japão. De volta à cidade, Paré vai exibir vinte trabalhos em Cyber Art, retrospectiva de seus 25 anos de carreira. No acervo estão obras que mesclam elementos de mecânica, ótica e acústica, acionadas através de dispositivos eletroeletrônicos, algumas delas interativas. Entre os destaques estão A Glândula Pineal, uma espécie de torso construído com mecanismos de metal, madeira e vidro em 2005, e As Pernas de São Sebastião, feita de madeira e metal em 2003. Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues. Avenida Chile, 230, Centro, 2262-8152, Metrô Carioca. Terça a sexta, 11h às 18h; sábado e domingo, 14h às 18h. Grátis. Até 30 de agosto. A partir de terça (21). Veja Rio

São Paulo-SP - LENORA DE BARROS.
Inspirada no estudo de sílabas promovido por poetas concretistas, a individual da paulistana reúne um vídeo, uma instalação sonora e uma série de vinte fotografias. R$ 10 000,00 a R$ 16 000,00. Galeria Millan. Rua Fradique Coutinho, 1360, Vila Madalena, 3031-6007. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 17h. Até dia 30. A partir de sexta (24). Veja São Paulo

São Paulo-SP - LIANA TIMM.
Quinze trabalhos integram A Arte Digital e a Nova Fronteira. Todos foram realizados pela artista e designer gaúcha em um computador, num processo de colagem de pinturas e fotografias. Espaço Cultural Citi. Avenida Paulista, 1111, 4009-3000, Metrô Trianon-Masp. Segunda a sexta, 9h às 19h; sábado, domingo e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até 4 de setembro. A partir de segunda (20). Veja São Paulo

São Paulo-SP - PAUL STRAND E LASAR SEGALL.
Um dos fotógrafos americanos mais importantes do século XX, Paul Strand (1890-1976) ganha sua primeira individual na América Latina. Olhar Direto traz 107 imagens e um curta-metragem, ao passo que O Corpo na Pintura de Segall reúne treze telas e uma escultura do lituano naturalizado brasileiro Lasar Segall (1891-1957). Museu Lasar Segall. Rua Berta, 111, Vila Mariana, 5574-7322, Metrô Santa Cruz. Terça a sábado, 14h às 19h; domingo e feriados, 14h às 18h. Grátis. Até 27 de setembro. A partir de domingo (26). Veja São Paulo

Porto Alegre-RS - Agricultura Familiar
Dez imagens feitas pelo fotógrafo Paulo Backes revelam o cotidiano e a cultura da agricultura familiar. A mostra presta um tributo aos Dia do Colono, comemorado no dia 25 de junho.Solar dos Câmara. Rua Duque de Caxias, 968, Centro. Tel: (51) 3210-2993. De segunda a domingo, das 8h30 às 18h30. Até 31 de julho. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Aventura Pictórica
A artista plástica Celma Paese expõe oito telas em grandes formatos e outras quatro redondas, menores. Todas foram produzidas em tinta acrílica sobre tela entre 2008 e 2009. As obras, abstratas, apresentam cores sobrepostas.Casa de Cultura Mario Quintana. Rua dos Andradas, 736, Centro. Tel: (51) 3221-7147. De terça a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 12h às 21h. Até 2 de agosto. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Contemporâneos em Santa Maria
Quatro jovens artistas de Santa Maria, do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFMS, apresentam seus trabalhos recentes dedicados à linguagem contemporânea. Com curadoria de Nara Cristina Santos e Paulo Gomes, as obras de Denis Siminovich, Nara Amélia, Luciano Santos e Janaína Falcão passam por gravura, fotografia, instalação, mídia digital, entre outras técnicas. Fundação Ecarta. Avenida João Pessoa, 943, Farroupilha. Tel: (51) 4009-2970. De terça a sexta, das 10h às 19h e de sábado e domingo, das 10h às 20h. Até 2 de agosto. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Cor em Pó
O artista Felipe Webster faz um apanhado geral das obras produzidas desde o início de 2004. O período marca os primeiros desenhos feitos com a técnica que tem como característica principal o preto em meio a cores fortes. Café do SESC Centro. Avenida Alberto Bins, 665, 2o andar, Centro. Tel: (51) 3284-2009. De segunda a sexta, das 9h às 20h. Até 2 de agosto. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Diga X: Retratos de Família
A mostra fotográfica busca uma reflexão sobre a trajetória do conceito de família, a partir do cotidiano desde o final do século XIX até o inicio do século XXI. As imagens fazem parte do acervo do próprio museu e de uma coleção da família Lopes Nogueira. Algumas ainda foram cedidas por moradores de Porto Alegre.Museu Júlio de Castilhos. Rua Duque de Caxias, 1231, Centro. Tel: (51) 3221-3959. De terça a sábado, das 10h às 18h. Até 18 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Dédale - Ano da França no Brasil
A instalação é formada por três projeções de vídeo e uma série de fotografias. Os vídeos foram rodados em Porto Alegre em março deste ano e partem da mitologia grega para construir uma história relacionando à obra de Iberê Camargo e ao projeto de Álvaro Siza.Galeria Iberê Camargo. Avenida Presidente João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3212-5979. De terça a domingo, das 12h às 19h, quinta até às 21h. Até 30 de agosto. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Exposição de Miriam Portal
Tendo como tema os grandes centro ubanos e brasileiros comuns que se tornam cidadãos do mundo, a artista plástica gaúcha Miriam Postal mostra suas obras. Com cores fortes ela cria um tipo de estamparia característica em todos os trabalhos. Bublitz Galeria de Arte. Rua Vicente da Fontoura, 2600 lj.3, Rio Branco. Tel: (51) 3029-0109. De segunda a sexta, das 9h às 19h e sábado, das 9h às 16h. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Jazz Alemão
A atmosfera jazzística teve inicio na Alemanha em 1920, foi proibida pela Terceiro Reich e voltou a ter força somente nos anos 1960. Painéis mostram a história e músicas podem ser ouvidas em um aparelho de MP3. A exposição já passou pelo Centro de Congressos de Bremen, na Alemanha. Galeria do Instituto Goethe. Rua 25 de Outubro, 112, Moinhos de Vento. Tel: (51) 3222-7832. De segunda a sexta, das 10h às 20h15 e sábado, das 10h às 12h30. Até 25 de julho. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Impermanência
A designer Ana Maldonado reúne desenhos inéditos inspirados em deidades budistas, retratando pássaros, a escrita tibetana de mantras e diversos símbolos de divindades. Os trabalhos misturam tintas acrílicas e nanquim indiano.Café do Porto. Rua Padre Chagas, 293, Moinhos de Vento. Tel: (51) 3346-8385. De segunda a quarta, das 8h às 23h; quinta a sábado, das 8h às 24h e domingo, das 10h às 23h. Até 18 de julho. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Mundo Jurássico
Dinossauros robôs gigantes, com sete toneladas, 6,5m de altura e 13 de comprimento, invadem Porto Alegre. A exposição tem 21 dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, que se movimentam. Totens ilustrativos ajudam a contar a história da vida antes do homem. Avenida Praia de Belas, 1815. De terça a sexta, das 12h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 19h. Até 27 de julho. De R$ 20,00 a R$ 40,00. http://www.mundojurassico.com.br/ Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Panorâmica
Uma seleção de trabalhos em fotografia realizados por alunos da ESPM, do Centro Universitário e da UFRGS/Fabico. As obras foram selecionadas por apresentarem alta qualidade e originalidade, pois são originadas em cursos com linguagens e abordagens distintas. Galeria dos Arcos. Avenida João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3212-5979. De terça a domingo, das 9h às 19h. Até 9 de agosto. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - O Lugar, O Sujeito - Le Lieu, Le Sujet
Fotografias dos franceses Jacques Lalanne (fotografo e músico), Pierre Glabe (fotografo e poeta) e do brasileiro Claudio Santana estão em exposição em comemoração ao Ano da França no Brasil. Casa de Cultura Mário Quintana. Rua dos Andradas, 736, Centro. Tel: (51) 3221-7147. De terça a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 12h às 21h. Até 1 de agosto. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - O Riso e a Melancolia
A mostra coletiva reúne obras em vídeo e fotografia dos artistas Yves Klein, Paul McCarthy, Thomas Hoepker, Terrence Koh, Martín Sastre, Guto Lacaz, Kátia Prates e Yoshua Okon. Em paralelo à exposição, acontece a exibição de filmes de Federico Fellini e Woody Allen.Galeria Iberê Camargo. Avenida Presidente João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3212-5979. De terça a domingo, das 9h às 21h. Até 26 de julho. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Reflexio
A curadora Ligia Canongia reúne nomes da fotografia francesa como Valérie Jouve, Patrick Tosani, Suzanne Lafont, Eric Rondepierre e Catherine Rebois. O título da mostra tem origem no termo em latim que deu origem às palavras reflexo e reflexão.Santander Cultural. Rua Sete de Setembro, 1028, Centro. Tel: (51) 3287-5940. De terça a sexta, das 10h às 19h, sábado e domingo, das 11h às 19h. Até agosto. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Usina Urbana
A mostra de arte urbana vem no clima do hip hop, da música eletrônica, circo e rock’n’roll. Pela primeira vez a estrutura de uma exposição oficial servirá de suporte para uma intervenção que explora esta linguagem. Um grupo de vinte artistas locais usaram técnicas como pintura mural, grafite, stencil e colagem para cobrir as paredes internas do prédio. Centro Cultural Usina do Gasômetro. Avenida João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3289-8100. De terça a domingo, das 9h às 21h. Até 20 de setembro. Grátis. Veja Porto Alegre

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial