ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

21 julho, 2009

CURSOS - 21-7-09

São Paulo-SP - Curso Caminhar Pela História da Arte
Vivências plásticas e dinâmicas corporais
A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) oferece o curso intensivo "Caminhar pela História da Arte", aberto a educadores, professores, estudantes e demais interessados, com o propósito de identificar formas, padrões e influências das culturas indígena e africana na arte brasileira, vistas a partir do olhar estrangeiro.
O curso, ministrado pela professora Ana André*, tem carga horária total de 48 horas divididas em dois Módulos de 24 horas/aula cada: o Módulo I (de 20 a 23 de julho) abordará a cultura indígena e o Módulo II (de 27 a 30 de julho) a cultura africana. As aulas reúnem abordagens temáticas e questões teóricas, seguidas de práticas plásticas e vivências.
São 50 vagas por módulo. A participação é gratuita. Os alunos que concluíram o curso oferecido no período de abril a junho (arte na cultura indígena) poderão se inscrever apenas para o segundo módulo.
Módulo I: Cultura Indígena
· 20/07
Apresentação do curso
Identificação das origens do grupo, valores intrínsecos: diversidade das expressões culturais e apropriação deste território.
· 21/07:
Encontro: como está nosso meio ambiente? Observação de diferentes linguagens e técnicas através do tempo.
Os primeiros povos suas imagens - Arte rupestre (arqueologia, Niéde Guidon).
· 22/07:
Encontro com a Cultura Indígena (música, mitos, estética, ritos, pinturas corporais). Manuseio de objetos significativos.
Análise de obras: a cultura indígena vista pelos artistas viajantes. Estética acadêmica X Naturalismo.
· 23/07:
Visita Orientada ao MAE/USP (Museu de Arqueologia e Etnologia).
Conclusão, apresentação dos objetos criados no curso.
Módulo II: Cultura Africana
· 27/07:
Apresentação do curso
Identificação de valores referentes à: Cultura, Arte no Ocidente, diferenças de linguagens e percepções em relação às produções e manifestações africanas nas origens.
Observação dos primeiros registros plásticos realizados pelos Europeus.
· 28/07:
A influência da religião católica e dos cultos de origem africana na formação da identidade brasileira.
Observação de influências da arte européia na produção de artistas brasileiros.
· 29/07:
Movimento Modernista: a busca de uma identidade - viagens, músicas, depoimentos, cadernos de viagens registros de Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Portinari.
A Memória poética da palavra na literatura de Machado de Assis; leitura de poesias de africanos de língua portuguesa: Agostinho Neto (1922-1979) em "o Choro de África"; Cobra Norato-Raul Bopp.
· Dia 30:
Visita orientada ao Museu AfroBrasil - Parque do Ibirapuera.
Arte Moderna e Contemporânea: Leitura de obras de Rubem Valentim, Ronaldo Rego, Emanoel Araújo, Jorge Luis dos Anjos, Mestre Didi,
Conclusão: apresentação dos objetos e registros desenvolvidos no curso.
Bibliografia:
Módulo I- A arte indígena
* "Mapa Etnográfico Ilustrado do Brasil" -Parâmetros em Ação Educação Escolar Indígena
* "Tradição e Resistência, encontro de povos indígenas 2008 SESCSP
* "Povos Indígenas no Brasil 500 1996/2000" Ed. Instituto Socioambiental
* "Lendas e Mitos dos índios Brasileiros" Walde-Mar de A. Silva Ed FTD
* "O casamento entre o Céu e a Terra" Leonardo Boff Ed. Salamandra
* "Xingu" Olivetti 1985
* " Exposição Formas da Humanidade" Caderno de Textos; Treinamento de Professores MAE
* "Madiha, o cheiro da terra" Zwetsch, Roberto E, São Paulo Ed. Paulinas, 1992
* "Arte Plumária do Brasil 17ª Bienal" de São Paulo, 1983
* "Antes Histórias da Pré-História" diálogos e reflexões com professores, 2005
* " Atualidade de Rugendas" Murillo Mendes USP
* Bancos Indígenas entre a função e o rito" Borges, Adélia MCB 2006
* "BRASIL 50 000 anos uma viagem ao passado Pré-Colonial", MA
* "50mil anos Guia Temático para professores" MAE
* "Brasil Tupi" catálogo Exposição Conjunto Cultural da Caixa 2004
* "Guia do Redescobrimento" Folha S.Paulo Brasil 500, 2000
* "Por ti América "Arte Pré-colombiana 2006 CCBB
* "História temática diversidade \Cultural e conflitos
* "Orlando Villas Boas" Expedições reflexões registros Ed Metalivro, SP 2006
* Culturas, Prêmio Indígenas 2007 SESCSP
* "Jogos e Brincadeiras do povo" Kalapalo 2006 SESCSP
* "Coisas de índio" Daniel Munduruku 2000 Ed. Callis
Modulo II - Arte Africana
· "Atualidades de Rugendas" Murillo Mendes USP
· "Debret" -Douglas Tufano Ed. Moderna
· "Primitive Art" Ferdinand Anton.F.J. Dockstag,M. Trowel,Hans Nevermann
· Ed. Harry N. Abrams,inc
· "Negras Memórias Memórias de Negros o imaginário da escravidão"- Museu Afro
· "O Brasil de todos os Negros" Revista Cultural Sec. Cult. do Estado de S. Paulo
· "África e Brasil Africano" Marina de Mello e Souza Ed. Ática
· "Brasileiro Brasileiros" Emanoel Araújo Sec. Municipal de Cultura
· "Museu Afrobrasil" um conceito em perspectiva Sec. Municipal de Cultura
· "Um ensaio sobre a Viagem Pitoresca" Rugendas e o Brasil
· "Vozes da África" Biblioteca entre livros tt Dueto
· "African Art" Dennis Duerden Ed The Color Library of Art
· "Arte da África" - Ed. Diálogos e Reflexões- CCBB
· "Uma visita ao Museu Afro Brasil" ed. Museu Afro Brasil
· "África: Culturas e Sociedades Formas de Humanidade-Guia temático para professores MAE USP
· "Antes histórias Pré-história" Ed. Diálogos e Reflexões- CCBB
· "A semente que veio da África" Heloisa Pires de Lima Ed Salamandra
· Carom "Artistas Viajantes" Instituto Itaú cultural
· Revista Cultural "O Brasil de todos os Negros" Sec. Cult. do Estado de S. Paulo
· "Arte-Antropologia: representações e estratégias"- MAC USP
· "Mulheres de Togo" Julia Kater Caixa Cultural
· "História da Arte" Gombrich Ed. Zahar
· "Arte Moderna" G. C. Argan Ed. Cia das Letras
· "Deslocamentos" Marie Ange Bordas Caixa Cultural
· "Picasso para Sempre"Roberto Otero Ed. Arte Nova
· "Picasso anos de Guerra 1937-1945" MASP
· "Projeto Coexistência" 2006 C.C. Judaica
· "Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti mito e realidade no modernismo brasileiro"- MAM
· "Tarsila do Amaral" Heloisa de Aquino - Ed. árvore do saber
· "Tarsila do Amaral na BMF" BMF espaço Cultural
· "Ismael Nery 50 anos depois" MAC USP

Professora: Ana André - arquiteta pela FAU/USP (1983), licenciada em Artes e Formação de Professores pelo Unicentro Belas Artes e em Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva, pela Pinacoteca do Estado. Participou de inúmeros cursos de formação artística promovidos pelo Instituto Itaú Cultural, SESC, MAC, MASP e MAM, além de cursos livres de formação em meio ambiente e cultura de paz, promovidos pela Palas Athena, CONPAZ e UMAPAZ.
Serviço:
Curso Caminhar pela História da Arte (intensivo)
Público focalizado: educadores, professores, estudantes, interessados.
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7-A - São Paulo-SP
Professora: Ana André
Coordenação: Andre Luis Moura de Alcântara
Módulo I - 20, 21, 22 e 23/07/2009 - de segunda a quinta-feira,das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Módulo II - 27, 28, 29 e 30/07/2009 - de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Vagas: 50 - PARTICIPAÇÃO GRATUITA
Inscrições:
inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


Recife-PE - Pró-Criança abre vagas para cursos gratuitos do programa Jovem Artesão
Jovens entre sete e 14 anos também podem se inscrever para as aulas de capoeira, teatro, artes plásticas, judô, programa de estimulo a leitura, fotografia e informática
Estão abertas as inscrições para jovens de sete a 14 anos que queiram participar dos cursos gratuitos oferecidos pelo Movimento Pró-Criança. São aulas de capoeira, teatro, artes plásticas, judô, programa de estimulo a leitura, fotografia e informática. Para participar das atividades, os alunos precisam estar matriculados, em outro turno, em uma escola regular.Já para jovens entre 16 e 17 anos, alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, o Movimento oferece o programa Jovem Artesão, curso gratuito de profissionalização. A iniciativa ajuda adolescentes para a iniciação profissional no segmento do artesanato, consolidando a produção artística em atividade econômica capaz de gerar trabalho e renda para os participantes e para as comunidades envolvidas. Para a inscrição do programa Jovem Artesão é necessário apresentar; xérox de identidade ou certidão de nascimento, foto 3x4, comprovante de residência e declaração de matrícula escolar. Quase duas mil crianças e jovens entre seis e 21 anos participam das oficinas oferecidas pela entidade. PRÓ-CRIANÇA
Fundado em 27 de julho de 1993 pela Arquidiocese de Olinda e Recife, o Movimento Pró-Criança atua na Região Metropolitana do Recife e conta com quatro unidades localizadas nos bairros dos Coelhos, Recife Antigo, Piedade e Abreu e Lima. O Pró-Criança é uma das principais instituições do país, sem fins lucrativos, no desenvolvimento sócio-educativo de crianças, adolescentes e jovens em situação de marginalização e exclusão social. SERVIÇO:
Movimento Pró-Criança
Endereço: Rua dos Coelhos, n° 317 (em frente ao IMIP) Recife-PE
Telefone: 3412-8989 (Setor Psicossocial)
Pe360graus

Salinas-MG - Curso Superior de Produção de Cachaça
A Escola Agrotécnica Federal (EAF), situada em Salinas (MG), vai implantar, em caráter experimental, o curso superior de tecnologia em produção de cachaça. A autorização foi dada pela Portaria nº 4.243, publicada em 22 de dezembro de 2004, do ministro da Educação, Tarso Genro.Será o primeiro curso de nível superior do mundo voltado para a aguardente de cana-de-açúcar. O curso superior de tecnologia em cachaça pretende formar quadros de tecnólogos para atender demandas locais, regionais e nacionais com capacidade para atuar em todos os setores da cadeia produtiva da cachaça de alambique, assegurando qualidade, produtividade com menor custo de produção.O curso será estruturado semestralmente, com duração mínima de três anos. Serão abertas 60 vagas por ano, nos turnos matutino e vespertino, com duas entradas anuais de 30 alunos por turma.
Fonte MEC - Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

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