ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

24 setembro, 2009

ATUALIDADES - 24-9-09

Papel do Brasil em Honduras pode ser tiro pela culatra
BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil pode não ter convidado o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, a refugiar-se em sua embaixada em Tegucigalpa, mas abrir a porta a ele é uma aposta de alto risco que poderá prejudicar as ambições do país de liderança regional.
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder refúgio a Zelaya na embaixada brasileira em Honduras empurrou o Brasil para o centro da crise, dando-lhe a chance de assumir um papel de destaque nos esforços de acabar com o impasse.
O risco, no entanto, é o Brasil se ver imerso em uma confusa disputa de poder na nação centro-americana, muito distante da sua esfera de influência sul-americana.
Um acordo entre Zelaya e o governo interino que o depôs parece distante após meses de fracassadas negociações e o risco de violência é real. A embaixada já se tornou palco de um confronto entre partidários de Zelaya e forças de segurança.
Uma pessoa morreu em confrontos entre a polícia e manifestantes pró-Zelaya nesta quarta-feira.
"O governo teve tempo para avaliar a situação e fez uma grande aposta", disse Rubens Barbosa, ex-embaixador brasileiro em Washington. "Compramos uma briga que não é nossa e agora o risco é ser pego no fogo cruzado. É uma batata quente".
Não há indícios de que o Brasil tenha ajudado Zelaya a retornar a Honduras na segunda-feira, três meses após ser deposto em um golpe. A maioria dos analistas concorda que seria auto-destrutivo para o Brasil, que tem sido um apoiador distante de Zelaya, investir em uma crise internacional sem solução.
Lula usou o palanque da Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta quarta-feira para pedir que Zelaya seja restabelecido "imediatamente", um dia após o Brasil ter solicitado uma reunião de emergência do Conselho de Segurança para discutir a crise em Honduras.
O Brasil pode ter detectado uma oportunidade de assumir a liderança de uma crise na qual muitos governos da região consideram que os Estados Unidos não tiveram uma posição dura o suficiente para reverter o golpe.
"Quando eles deixaram o Zelaya entrar, eles estavam pensando que esta é a nossa chance de avançar, para fazer o Brasil um pacificador regional", disse Riordan Roett, diretor do programa da América Latina da Johns Hopkins Schools de Estudos Internacionais Avançados, em Washington.
Esta aposta pode valer a pena, se a renovada atenção internacional quebrar o impasse, afirmou.
CHANCES DE SOLUÇÃO MÍNIMAS
"Se eles chegarem às eleições com ambos Zelaya e (Roberto) Micheletti recuando, o Brasil poderia sair dessa bem", acrescentou Roett, referindo-se ao líder de facto de Honduras.
Há anos o Brasil procura se tornar um peso-pesado na diplomacia latino-americana e conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Mas o país tem influência reduzida na América Central e pode não ter o poder necessário para conseguir uma solução negociada.
"Os Estados Unidos, o México, até mesmo Cuba, têm mais influência em Honduras do que nós", disse Marcos Azambuja, vice-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), do Rio de Janeiro.
"Se um Nobel da paz como Arias não conseguiu avançar nas conversas, nossas possibilidades de ação são muito modestas", afirmou, se referindo à mediação fracassada do presidente da Costa Rica, Oscar Arias.
Zelaya parece determinado a retornar à Presidência e o Brasil se arrisca a se ver imerso em uma disputa interna de poder.
"Zelaya está fazendo um comício dentro da embaixada brasileira", disse o senador da oposição Heráclito Fortes (DEM-PI), sobre as entrevistas frequentes de Zelaya a emissoras de rádio e televisão.
Azambuja, do Cebri, concorda: "Estamos reféns das ambições eleitorais de Zelaya".
Atento à potencial instabilidade, Lula pediu a Zelaya que não provoque o governo de facto de Honduras e impeça a violência de seus partidários. Micheletti disse não ter intenção de enfrentar o Brasil ou invadir a embaixada.
Ainda assim, a perspectiva de um impasse prolongado e imagens diárias de uma embaixada sitiada não são bons presságios de uma vitória política para o Brasil.
"Isto provavelmente vai se arrastar e pode se tornar violento. É difícil ver uma situação de vitória", disse Barbosa.
Reuters
Raymond Colitt
(Reportagem adicional de Ana Paula Paiva e Natuza Nery em Brasília e Stuart Grudgings no Rio de Janeiro)

Minc diz para governador do MS ficar 'à vontade' para 'sair do armário'
André Puccinelli (MS) disse que ministro era 'veado e fumador de maconha'.Governador, que está em Brasília, disse mais uma vez estar arrependido.

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, trocaram farpas nesta terça-feira (22) (Foto: Rachid Waqued/MS e Reuters)
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta quarta-feira (23) que ficou "estupefato" com as palavras do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. "Quero dizer para o governador que ele fique à vontade, que ele pode sair do armário, que nós defendemos todos os homossexuais, assumidos ou enrustidos. Então ele pode ficar tranquilo."
A declaração foi mais uma resposta às afirmações feitas por Puccinelli nesta terça (22), de que Minc é “veado e fumador de maconha” e que se o ministro participasse da Meia-Maratona Internacional do Pantanal, que será realizada no dia 11 de outubro, sairia da corrida como vencedor. "Porque senão eu [Puccinelli] o alcançaria e ele seria estuprado em praça pública".
Nesta quarta, na saída de um evento sobre "Proteção de Florestas Tropicais do Brasil", em Brasília, Minc falou mais uma vez sobre o ocorrido. "Eu acho que realmente ele surtou, né? Eu acho que qualquer pessoa pode surtar, mas um homem público não pode falar coisas que desqualificam ele, inclusive da possibilidade de exercer o governo do estado."
O governador também está na capital, e disse novamente estar arrependido do que falou. "Foi em tom de brincadeira, eu me arrependi e tem a nota, a nota diz tudo," explicou se referindo à nota divulgada na terça-feira pelo governo pedindo desculpas ao ministro.
Puccinelli diz que a conversa aconteceu antes de começar uma reunião com empresários. "Eu, democraticamente, deixo entrar todos os orgãos de imprensa lá, e tava naquele bate-papo, na hora se conta piada, na hora que se fazem as besteiras, como foi essa," explicou. "Como tornou-se público eu achei que devia pedir desculpas públicas."
Minc negou que vá tomar medidas jurídicas contra Puccinelli. "É um caso talvez mais de analista de Bagé do que de uma resposta judicial, eu acho que ele acabou depondo contra ele próprio. Eu próprio nao pretendo entrar [com ação judicial], mas não me espantaria se algum parlamentar, se algum procurador, sobretudo de Mato Grosso do Sul, entrasse. Porque por muito menos que isso, governantes tiveram seus mandatos cassados," lembrou Minc. Mais cedo, na entrada do evento, Minc já havia dado uma resposta a Puccinelli, dizendo que ele devia "examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade”.
G 1

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial