ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

14 janeiro, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 14-1-10

Ministério da Cultura libera R$ 10 mi para reconstrução de São Luiz do Paraitinga

SÃO PAULO – O ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, anunciou nesta terça-feira que o governo vai investir R$ 10 milhões na reconstrução e restauração do patrimônio histórico de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A cidade ficou praticamente submersa por causa das chuvas do dia primeiro de janeiro.
"É possível reconstruir. Já fizemos isso antes e vamos fazer aqui", disse Manevy, referindo-se aos trabalhos realizados em Goiás Velho após a cidade ser inundada em 2002. “Vimos Ouro Preto e Goiás Velho. São grandes exemplos. O que fizemos em Goiás Velho? Contratamos os melhores arquitetos e engenheiros e fizemos uma reconstrução tão fiel que o turista que vai hoje lá não percebe que a cidade foi reconstruída”.
De acordo com Manevy, os primeiros trabalhos priorizarão a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa e da Capela das Mercês. Além disso, há uma preocupação com a volta às aulas na cidade. “O programa já tem a biblioteca licitada. Ficará provisoriamente na casa Oswald Cruz. Os alunos voltam às aulas em breve e precisam disso”.
Para facilitar os trabalhos, o governo tenta tombar a cidade através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o quanto antes. "As cidades tombadas pelo governo federal ganham prioridade, agregam valor. Por isso a cidade pleiteou e merece esse tombamento”. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acompanha a visita de Manevy a São Luiz do Paraitinga.
Ainda não há prazo para o término dos trabalhos. O Ministério informou que é preciso esperar a cidade secar completamente para as datas serem definidas.
Último Segundo

Cruz de prata é furtada de igreja tombada no Centro do Rio
Uma cruz processional de prata, do século XIX, foi furtada da Igreja do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, no Centro do Rio. Constatou-se o desaparecimento da relíquia em 2008, mas o Instituto do Patrimônio HIstórico e Artístico Nacional (Iphan) foi informado há alguns dias a respeito.
A igreja, e todo o seu acervo, são tombados desde 1938, por sua importância histórica e artística. A irmandade do Santíssimo Sacramento foi constituída entre os anos de 1567 e 1569, na primitiva Matriz de São Sebastião. A partir de 1816, começaram a construção da sua Igreja, que foi concluída em 1859.
Todas as suas peças já foram catalogadas, através do inventário dos bens móveis e integrados. O registro, além de dar a dimensão exata do acervo, é uma forma eficaz de proteção. Uma vez que estando as peças
devidamente conhecidas, a localização daquelas eventualmente furtadas torna-se mais fácil, bem como o impedimento à sua comercialização.
O Iphan pede a colaboração de todos para localizar o objeto, e quem tiver alguma informação pode entrar em contato através do telefone (21)2233-6334.
Extra Online

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial