EXPOSIÇÕES - 18-5-10
São Paulo-SP - Cadavre Exquis
Exposição de arte para crianças com obras do acervo da Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (Pinacoteca Municipal). Cadavre exquis é um jogo, muito praticado pelos artistas surrealistas nos anos 1920, que cria imagens e histórias de autoria coletiva. Partindo dessa ideia, a exposição pretende relacionar obras de períodos diversos, cujos procedimentos criativos exploram a convivência de caminhos desconexos, para investigar possíveis contatos entre algumas obras da coleção. O ponto de partida da curadoria é o desenho sem título, fruto de uma experiência de cadavre exquis, de Lourival Gomes Machado, Sérgio Milliet e Mario Neme.
Curadoria: Débora Bolsoni e Fernanda Lopes.
Estréia dia 15 de Maio (sábado)
Até 8 de Agosto, de terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3397-4002 (11) 3397-4002
Ingressos: Grátis
Sampa Online
São Paulo-SP - Do Lado de Fora da Minha Janela, do Lado de Dentro da Minha Porta
A mostra fotográfica visa percorrer o caminho visual realizado pelo fotógrafo Luís Humberto - que é também criador do Deptº de Fotografia da UnB. É uma panorâmica de sua obra reunida em uma mesma mostra, o que se constitui em uma possibilidade única de se constatar como os diferentes olhares que Luís lança ao mundo, e que sua câmera captura, ao serem colocados lado a lado, transformam-se em um discurso coeso, que fala ricamente de seu autor e desse mundo, sujeito/objeto de seu trabalho. A mostra, por outro lado, faz uma homenagem em duas vias: em uma delas, a este grande fotógrafo que dedicou seu trabalho, em grande parte à documentação e à releitura de Brasília; e na outra, conseqüência da primeira, à cidade de Brasília, vista pelo olhar atento de um morador de primeira hora, pioneiro da aventura de construção da história da capital do Brasil.
Estréia dia 15 de Maio (sábado)
Até 27 de Junho, de terça a domingo, das 09h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406 (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis
Sampa Online
São Paulo-SP - O Indígena e o Olhar Romântico
A exposição conta com cerca de 50 obras, entre pinturas, aquarelas e desenhos, realizadas entre 1820 e 1860, por François Auguste Biard (Lyon, 1798 – Les Plâteries, 1882) e por outros artistas viajantes. grande destaque da exposição é a união das três únicas pinturas conhecidas em que François Biard utiliza os índios da América do Sul como tema: uma delas é a obra A fabricação do curare na floresta amazônica, 1859, do Musée du Nouveau Monde, em La Rochelle, França, outra, Os Mundurucu às margens de um afluente do rio Madeira, 1862, de uma coleção particular e Índios da Amazônia adorando o Deus-Sol, 1860, Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. A mostra também exibe gravuras de outros artistas e cientistas viajantes que documentaram os indígenas brasileiros pouco antes de Biard, como Jean-Baptiste Debret. Johann Moritz Rugendas, Maximilian zu Wied-Neuwied e Carl Von Martius. E ainda o livro que Biard publicou depois de seu retorno à Europa, intitulado Dois anos no Brasil, 1862. A partir de seus relatos, será mostrado ao público o roteiro da viagem de Biard ao Brasil, com um mapa que aponta o itinerário da expedição, assim como trechos do livro que registram suas impressões sobre o país, seus habitantes e seus costumes.
Estréia dia 15 de Maio (sábado)
Até 30 de Agosto, de terça a domingo, das 10h às 17h30
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02 (Luz)
Tel: (11) (11) 3324-1000
Ingressos: R$6,00 (sábado grátis)
Recomendação: livre
Sampa Online
São Paulo-SP - Paradas em Movimento: Festival do Minuto
Comemorando 18 anos de existência, o Festival do Minuto apresenta, nas estações Paradas em Movimento, uma seleção de vídeos exibidos nas edições anteriores. A retrospectiva reúne filmes realizados entre 1992 e 2009.
Até 8 de Agosto, De terça a Sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3397-4002 (11) 3397-4002
Ingressos: Grátis
Sampa Online
São Paulo-SP - Zilvinas Kempinas
A Galeria Leme apresenta a primeira exposição individual no Brasil de Zilvinas Kempinas. A mostra, que o próprio artista considera seu “projeto mais desafiador até hoje”, foi concebida pelo curador Jacopo Crivelli Visconti como uma pequena retrospectiva, e inclui algumas das obras mais emblemáticas do artista lituano, a começar pelo impressionante Tube (2009-2010), instalação de grande porte com a qual Kempinas representou seu país na última Bienal de Veneza (2009). Como na maioria das suas obras dos últimos anos, o artista utilizou, para a construção dessa galeria de mais de vinte metros de comprimento, basicamente um único material: fita magnética de vídeo cassete.
Até 19 de Junho, segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h
Galeria Leme
Rua Agostinho Cantu, 88 (Butantã)
Tel: (11) 3814-8184 (11) 3814-8184
Ingressos: Grátis
Recomendação: livre
Sampa Online
Brasília-DF - Exposição propõe viagem pela vida e obra do arquiteto e urbanista Lucio Costa
A atuação de Lucio Costa (1902 - 1998) não se limita a projetos arquitetônicos, como o Plano Piloto de Brasília. Dono de opiniões polêmicas, juntamente com os companheiros de geração, como Oscar Niemeyer, atuou também em outras áreas -- arte, filosofia, sociedade e política. Para celebrar vida e obra do projetista e os 50 anos da Capital Federal, o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República abriga entre os dias 13 de maio e 3 de agosto de 2010 a exposição "Lucio Costa - arquiteto".
O objetivo da exposição á apresentar a trajetória profissional -- como projetos em maquetes, fotos de sua carreira -- e pessoal do arquiteto -- em livros e escritos que contam aspectos do seu pensamento abrangente. A mostra utiliza recursos audiovisuais e de multimídia, que oferecerão ao visitante a possibilidade de ver e ouvir comentários do próprio Lucio Costa sobre todo o acervo ali exposto.
O mezanino do museu vai abrigar um espaço reservado exclusivamente a Brasília, onde o público entrará em contato com o contexto em que a capital nasceu por meio dos originais do Plano Piloto e dos estudos que o precederam. Outro ambiente da exposição foca o projeto de Costa para o Pavilhão da Trienal de Milão, em 1964, chamado Riposatevi (Repousem), que será reproduzido em escala 1/1 com quatorze redes de dormir, nas quais os visitantes poderão relaxar.
Com curadoria e projeto da Casa de Lucio Costa, a mostra terá ainda um programa educativo e um seminário internacional que farão parte do encontro do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco a se realizar em Brasília, no final de julho. Será também lançada durante o evento de abertura, pela PubliFolha, a 3ª edição do livro “Lucio Costa - Registro de uma Vivência”.
Serviço
Exposição Lucio Costa - Arquiteto
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios - Brasília/DF
Data: De 13 de maio a 3 de agosto de 2010
Horário: Terça a sexta-feira, das das 9h às 18h30
Preço: Entrada gratuita
Informações: (61) 3325-5220 www.luciocostaarquiteto.blogspot.com
Maquete do MES (hoje Palácio Gustavo Capanema).Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial