ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

21 maio, 2010

EXPOSIÇÕES - 21-5-10

Bauru-SP - Semana dos Museus é comemorada com a mostra ‘Museu do Futuro’
“Museu do Futuro” é o tema da Exposição que abre oficialmente a Semana dos Museus hoje, às 18h30, no Museu Ferroviário, na rua 1º de Agosto, em Bauru.
A Semana é organizada pela Prefeitura de Bauru através da Divisão de Museus e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o projeto JC na Escola, do Jornal da Cidade. A Exposição apresenta trabalhos que pretendem um enfoque direcionado à modernização contextual dos museus, utilizando formas diversificadas de expressão, incluindo colagens, pinturas, maquetes, esculturas, instalações, grafites, poesias, contos, entre outros.
As peças e artigos foram elaborados por alunos de escolas das redes estadual, municipal e particular e universidades. O tema tem como abordagem “Passado e preservação”, em contraponto ao “Futuro e expectativa”, direcionado ao pensamento coletivo, incitando os participantes a expressarem o que gostariam de ver nos Museus do futuro. A intenção da mostra, segundo enfatizou Jair Aceituno, diretor do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico da SMCultura é conscientizar a população sobre a importância dos Museus. “Os museus não são depósitos de objetos velhos, mas sim um local de preservação de artigos que evoquem a história e cultura a ser mantida e lembrada pelas próximas gerações”, lembrou Aceituno.
Os museus são locais que resguardam a alma do passado. Para Ednéia Pires, responsável pela direção dos Museus, a Semana dos Museus, que se realiza no Museu Ferroviário Regional de Bauru - é uma ação de cidadania destinada a promover a harmonia social. “Através do pensamento e expressão do que a população deseja dos museus, para as futuras gerações, poderemos adequar os trabalhos de resgate do nosso Patrimônio”, completou.
A organização do evento teve início em março, com reuniões com as instituições interessadas no projeto, divulgação em conjunto com parceiros das iniciativas pública e privada, seleção dos trabalhos e encaminhamento ao Museu Ferroviário. Culmina com uma exposição dos trabalhos na Gare da Estação da NOB, e Exposição ‘Museu do Futuro’ que, após o término de realização, no Museu Ferroviário, percorre diversas instituições de Bauru e cidades da região.
• Serviço
Semana dos Museus/ Exposição “Museu do Futuro”, de hoje a 21 deste mês, no Museu Ferroviário de Bauru, na quadra 1 da rua 1º de Agosto, s/nº. Telefone (14) 3212-8262
Jornal da Cidade de Bauru

Rio de Janeiro-RJ - Oi Futuro em Ipanema apresenta exposições inéditas de Adriana Varela e Renato Rezende
O Oi Futuro em Ipanema apresenta, a partir do dia 21 de maio, trabalhos inéditos da artista Adriana Varella e do poeta Renato Rezende. Adriana traz para a galeria a videoinstalação Trans pequenos esboços (transição/translúcido/transgressão/transmutação/transversal) e uma obra de arte pública que integra o projeto de intervenção da fachada do Oi Futuro em Ipanema. Já Renato Rezende participa da terceira edição do Projeto Passagem com o poema visual Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas.
Artista brasileira residente em Nova Iorque, Adriana Varella utiliza múltiplas mídias em suas obras, tais como instalação, vídeo, som, fotografia, desenho e escultura. Em seu trabalho, busca desafiar o imaginário ao usar intervenções, experimentações e buscar novas propostas. As obras inéditas de Adriana são inspiradas na idéia Trans, que contempla o homem e sua relação com o espaço público, seja ele urbano ou rural. A videoinstalação Trans pequenos esboços traz cinco projeções que ocupam as paredes e chão da galeria, em um clima imaginário de sonho.
Renato Rezende trabalha o poema em um campo ampliado que inclui a prosa, a performance, o digital, a videoarte e instalações multimídias. Em Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas, o artista se utiliza de sons, luzes e imagens para criar um ambiente visual e sonoro de uma colméia. Renato já apresentou seus trabalhos na Fundação Baldreit, em Baden-Baden, no festival de poesia de Berlim (com o coletivo GRAP = rap + poesia + grafitti) e no evento Urbano Digital, no Parque Lage, Rio de Janeiro. É também autor dos livros Passeio (Record, 2001), Ímpar (Lamparina, 2005, Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional) e Noiva (Azougue, 2008).
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.
Serviço:
ARTES VISUAIS
Renato Rezende (Térreo)
Adriana Varella (Galeria)
Curadoria: Alberto Saraiva
Oi FUTURO – Ipanema
De 21 de maio a 18 de julho
De terça a domingo, das 13h às 21h
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, tel.: (21) 3201- 3010
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial