ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

08 julho, 2010

EXPOSIÇÕES - 8-7-10

São Paulo-SP - Imitação da Água
Em sua primeira individual numa instituição paulistana, Sandra Cinto propõe ao espectador um mergulho na grande instalação que ocupa três salas do Instituto Tomie Ohtake. Em um dos espaços, a artista desenha diretamente sobre a parede em 360 graus.
Até 1 de Agosto, De terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Pinheiros )
Tel: (11) 5095-2300 (11) 5095-2300
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Fora da Ordem: Fotografias da National Geographic
A exposição conta com 50 imagens de fotógrafos que atuam no mundo todo realizando reportagens para a revista National Geographic. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra centra o foco em temas ligados à sustentabilidade do planeta, aos efeitos da poluição, ao aquecimento global, ao consumo descontrolado das fontes de energia e também alternativas que visam o uso do planeta de forma mais racional. As reportagens da National Geographic são conhecidas pelo investimento na pesquisa, na abordagem científica e também pela qualidade inequívoca das fotografias que publica. Parte destas reportagens são realizadas pelos mais destacados e premiados fotógrafos documentaristas especializados em meio ambiente e sociedade. Na mostra há fotografias de alguns deles como Paolo Pellegrin, John Stanmeyer, Lynn Johnson, James Balog, Paul Nicklen, Jonas Bendiksen, Peter Essick, Jodi Cobb, Michael S. Yamashita, entre outros. A curadoria propõe uma reflexão sobre a sustentabilidade a partir de quatro questões centrais organizadas em módulos: o uso da água, aquecimento global, poluição e alternativas. A mostra ocupará o espaço expositivo do hall de entrada da unidade do SESC Pinheiros e mais uma sala no terceiro andar do prédio. No hall estarão expostos os módulos que tratam dos rituais da água em diversas civilizações como um símbolo de purificação e transcendência. Na segunda parte deste módulo se encontram os problemas da falta de água e diversos outros problemas como a disputa pela água do rio Jordânia entre Israel e Jordânia. Na mesma sala o bloco que trata do aquecimento global no qual se destacam as impressionantes imagens do descongelamento da calota polar na Groelândia. Na sala de exposições do terceiro andar as imagens mostram animais com risco de extinção no Brasil, regiões do planeta atingidas pela desertificação, a poluição do ar e, finalmente, ações que têm por objetivo criar alternativas de recuperar problemas causados pelo homem à natureza e fontes alternativas de obtenção de energia.
Até 22 de Agosto, de terça a sexta, das 10h30 às 21h30. sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30 (no térreo e 3º andar)
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-9400 (11) 3095-9400
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - GUDI #3 – ANT(I)
A terceira versão do Projeto GUDI - concebido por Daniel Ueda, Juliana Freire, Renata Corrêa e Thiago Ferraz – utiliza um novo suporte: uma mostra coletiva com 16 artistas que utilizarão o prefixo ANT(I) como fio condutor de seus trabalhos. Os artistas convidados são Adriano Vanni, Alexandre B, Daniel Malva, Erika Ferrari, Estela Sokol, Guil Macedo e Priscila Ferreira, Jéssica Vidal, Laerte Ramos, Mônica Piloni, Nazareno Rodrigues, Nino Cais, Richard Emmanuel, Simone Nunes, Yoo Hee Lee e Zebra. A necessidade de expressão com liberdade foi o que deu inicio a Gudi – cruzar a intuição de várias pessoas sem projetar, de antemão, um resultado. O projeto da Gudi existe há um ano e teve como resultado duas edições impressas. Segundo Thiago Ferraz, o desafio para a Gudi #3 foi encontrar uma forma aplicada da "revista", que fornecesse potencial para exploração sensorial, da tridimensão, com o mesmo intuito: ser um espaço livre para experimentação do olhar e exercitar o processo colaborativo. Ter uma idéia contrária a alguma coisa, contestar... o exercício do re-olhar (retiniano) que estimula sensações, percepções, rupturas são algumas das diretrizes do atual formato. Foram convidadas 16 pessoas que trabalham características ANT(I) para compor o corpo de 20 trabalhos da mostra apresentada no Cartel011. Entre eles está Mônica Piloni, que explora o anticoncepcional em uma instalação mecatrônica envolvendo as figuras do Papai Noel e uma rena. Estela Sokol, que já apresentou mostra individual no Paço das Artes, apresenta a antimatéria em sua instalação de madeira pintada e PVC. O americano Richard Emmanuel abordará o anticristo em seu vídeo. A estilista Simone Nunes mostra seu antiego em uma escultura de tecido, paetê e couro sobre madeira. O artista fotográfico Daniel Malva optou pela antinomia como motivação do trabalho, em cenas delicadas de nu. A série brinca com o analógico e digital, o passado e o contemporâneo: as imagens foram capturadas em filme, depois digitalizadas e impressas. O equipamento é feito com restos de lixo e materiais inusitados. Já Alexandre B (Alexandre Braga Brandão) traz a leveza de uma pedra em uma projeção rústica que utiliza um antigo método: uma caixa de luz (de 80 cm de altura - considerando o tripé - x 30 cm profundidade x 15 cm de largura) resultando em um vídeo preto e branco com grande contraste. A dupla Priscila Ferreira e Guil Macedo fazem a “Antithèsi” em uma instalação e mais 2 vídeos na área externa, que paira sobre ambigüidade da criação e sobre a relação homem x natureza. O trabalho da dupla explora texturas, fotografias, sons e aromas. Nino Cais exprime o antipreparado em sua vídeo-instalação com roupas. O Estúdio Zebra será o responsável por intervenções gráficas na entrada e nas fichas técnicas das obras.
Até 23 de Julho, terça-feira a sábado, das 13h às 18h
Cartel 011
Rua Artur Azevedo, 517 (Pinheiros )
Tel: (11) (11) 3081-4171
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial