ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

19 julho, 2010

SAÚDE - 19-7-10

Como evitar os perigos do inverno e manter a forma para o verão
É comprovado cientificamente, as pessoas engordam de dois a cinco quilos no inverno. Ok, o metabolismo está mais rápido porque gasta energia para manter o corpo aquecido, mas o tanto que você come ou deixa de queimar (quase) nunca é os 10% a mais que precisaria.
As comidas deliciosas e tentadoras aliadas à preguiça de praticar exercícios físicos são indicadas como as principais culpadas pelos quilos a mais.
Na alimentação, o ideal é trocas café com creme e chocolate quente por chás. É normal sentir mais fome, mas ela deve ser controlada, você deve manter as refeições de três em três horas para evitar abusos. Se não conseguir comer frutas cruas, pode cozinhá-las e abusar dos vegetais quentes no almoço e jantar.
E lembre-se: você pode comer um doce ou um alimento mais calórico desde que seja respeitado o balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais do que consumir.
Sopas
Como durante o Inverno as pessoas não têm hábito de consumir alimentos frios como saladas, uma boa alternativa é a sopa. Mas é preciso atenção aos ingredientes.
“Se a sopa for servida como entrada, deve ser mais leve, de legumes e vegetais folhosos cortados ou na forma de cremes. Já quando é prato único, pode conter carnes (fonte proteína), batatas, arroz ou macarrão (carboidrato) e vegetais”, recomenda Viviane Chaer Borges, nutricionista do Hospital São José, unidade da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Cuidado com batata, mandioca e mandioquinha que são fonte de carboidrato semelhante ao arroz e o macarrão e deixam a sopa mais calórica. “A batata pode ser substituída por legumes como a cenoura, o chuchu, a vagem ou a abobrinha, menos calóricos e igualmente saborosos. É preciso atenção também com os cremes, pois muitos apresentam o leite, a farinha de trigo ou o creme de leite como bases, ingredientes que elevam o nível calórico da refeição”, aconselha.
Exercícios
Já para espantar a preguiça e manter o pique para as atividades físicas, uma dica do professor de educação física da Academia da Praia, Marco Antonio Ferreira, é alterar os horários de malhação para fugir das temperaturas mais baixas, como ir muito cedo ou muito tarde.
O professor Nortom Murayama, da Fórmula Academia, acredita que a partir do momento em que o exercício ou esporte passa a fazer parte da rotina, ele é prazeroso e não é abandonado nesta época do ano. Mas se a vontade for grande, chamar um amigo para acompanhar pode dar um estímulo, aconselha.
“Treinos mais intensos são bem vindos, já que o desgaste orgânico é menor no frio”, lembra Ferreira. Como seu metabolismo está mais rápido e seu corpo gasta mais energia, vale apostar também nas atividades para aumentar o tônus muscular. O pilates vem surgindo como uma boa alternativa para a velha e boa musculação.
O nível de eficácia da prática, ao ser intercalada com um exercício físico de alto gasto calórico, como corrida, ciclismo, power jump, é muito maior”, garante a professora Rafaela Porto da Pilates StudioFit. “Além de criar uma massa magra e promover uma respiração profunda, o Pilates auxilia na queima calórica por conter exercícios de resistência muscular”, complementa.
“Alternar modalidades diferenças também ajuda a não desistir da academia”, diz Murayama. Ele também salienta que dieta não é sinônimo de sacrifício.
Com o frio, é importante não esquecer o aquecimento, para despertar o corpo para a atividade e evitar lesões. Além disso, a professora explica que quando as temperaturas estão realmente baixas, até em ambientes internos, o tempo da atividade física deve ser maior. E claro, respeite o tempo de descanso que é importante para a recuperação e manutenção de massa magra.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial