ATUALIDADES - 9-8-10
Problema em software causa vazamento do Enem
“Fragilidade no sistema” teria sido o problema que gerou a disponibilidade indevida de dados dos alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007 a 2009, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A afirmação é do presidente do instituto, Joaquim Soares Neto, conforme veiculado pela Folha Online, nesta quarta-feira (4). Na manhã de hoje, o site do Ministério da Educação (MEC) – ao qual o Inpe é vinculado – emitiu nota sobre o assunto, informando que vai apurar o caso.
Foram “soltos ao ar” dados referentes a 12 milhões de pessoas. As informações deveriam ser mantidas em sigilo, mas, estiveram disponíveis a quaisquer internautas em site mantido pelo MEC por pelo menos três horas (das 14h às 17h) dessa terça.
Seriam informações como nome do candidato, números de identidade e do Cadastro de Pessoas Física (CPF), nome da mãe e número de matrícula dos candidatos, que estariam disponíveis.
Todavia, segundo a Folha Online, o veiculo de imprensa apurou que dados do perfil socioeconômico e do desempenho dos inscritos para a prova também ficaram disponíveis.
"Foi uma fragilidade no sistema de segurança porque você poderia ter acesso aos links sem ter a senha", disse Soares Neto à Folha. Seria impossível chegar a esses links sem acessar a área reservada e o problema já foi corrigido, continua.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo Inep
“Enem
Instituto esclarece ocorrido com os inscritos em 2007, 2008 e 2009
Quarta-feira, 04 de agosto de 2010 - 09:32
A propósito das notícias publicadas nesta quarta-feira, 4, sobre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007, 2008 e 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) esclarece:
1. As informações sobre os inscritos, dispostas em banco de dados do Inep, eram armazenadas em área reservada da página eletrônica do instituto, com endereço específico, e liberadas para as instituições de educação superior que as pedissem para utilização em seus processos seletivos. As instituições comprometiam-se a não divulgar os dados e teriam acesso a eles por meio de usuário e senha.
2. Ao tomar conhecimento de que o endereço na área reservada se tornara público, o Inep fechou o endereço específico.
3. A direção do Inep apura causas e responsabilidades sobre o ocorrido.
Assessoria de Imprensa do Inep
(Com informações da Folha Online)
Marcelo Eduardo – http://www.capitalnews.com.br/
Marcadores: notícia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial