EXPOSIÇÕES - 5-8-10
A Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
Celebra o centenário de Adoniran Barbosa e os 23 anos da Feira no mês dos 450 anos do aniversário de Pinheiros (15/08/1550).
João Rubinato nasceu no dia 6 de agosto de 1910 em Valinhos-SP, mas foi na cidade de São Paulo em 1932, que João Rubinato virou Adoniran Barbosa, tornando-se um dos maiores cronistas da Paulicéia, através de suas músicas e seus personagens. Para celebrar o centenário de seu nascimento e os 23 anos da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto haverá uma programação com várias atividades na praça no dia 7 de agosto. O evento na praça fazem parte dos festejos do 450º aniversário de Pinheiros, o bairro mais antigo fora do centro da cidade foi fundado em 15 de agosto de 1.550. Contaremos com a participação especial de Sérgio Rubinato, sobrinho e grande parceiro de Adoniran. No Espaço Plínio Marcos, tenda na feira onde acontece o projeto O Autor na Praça, teremos escritores e biógrafos de Adoniran, em tarde de autógrafos e leituras, já estão confirmadas as presenças do músico e compositor Ayrton Mugnaini Jr. autografando “Adoniran, dá licença de contar...”;do jornalista e pesquisador Celso de Campos Jr. autografando “Adoniran, uma biografia” (nova edição revista e ampliada) e do cartunista Junior Lopes realizando caricaturas do público em papel personalizado com imagem de Adoniran. No espaço também haverá uma exposição de capas de discos do arquivo da Vozoteca, que possui um acervo de mais de 5.000 vozes de personalidades brasileiras e internacionais, criada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall, antigo morador da praça e do Museu da Voz, Kawall é um dos fundadores da Feira e do MIS. Na área de alimentação, o tradicional grupo de Choro da Praça vai tocar músicas do repertório de Adoniran durante à tarde, com a participação dos músicos e compositores Adler São Luís, Ayrton Mugnaini Jr., Djalma Dias e outros convidados. O artista plástico e muralista Eduardo Kobra vai pintar com sua equipe, uma imagem de Adoniran no muro da Associação dos Amigos da Praça, o painel faz parte do projeto “Muro das Memórias” desenvolvido por Kobra. Para completar a homenagem, no Espaço Cultural Alberico Rodrigues, que também fica na praça, haverá exibições dos filmes “Candinho” de Mazaroppi e “O Cangaceiro” de Lima Barreto, que tem participações de Adoniran. Saiba mais sobre Adoniran Barbosa: www.dicionariompb.com.br/adoniran-barbosa / www.mpbnet.com.br/musicos/adoniran.barbosa.
Serviço
Feira de Artes da Praça Benedito Calixto celebra o centenário de Adoniran Barbosa, o 450º aniversário de Pinheiros e os 23 anos da Feira.
Dia 7 de agosto de 2010, sábado, a partir das 14h - Grátis.
Espaço Plínio Marcos, Espaço do Chorinho da Praça na área de Alimentação e Muro da Associação na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto - Pinheiros.
(As exibições dos filmes “Candinho” (15h00) e “Cangaceiro” (16h30) acontecerão no Espaço Cultural Alberico Rodrigues – Praça Benedito Calixto, 159 - Tel. 3064 9737, com Entrada Franca).
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 9586 5577 - edsonlima@oautornapraca.com.br
Realização: AAPBC – Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto e Edson Lima.
Parceria e apoio neste evento: Espaço Cultural Alberico Rodrigues.
Apoio: Max Design, Cantinho Português, Jornal da Praça, TV da PRAÇA, Enlace-media.com, AEUSP – Associação dos Educadores da USP e Restaurante Consulado Mineiro.
São Paulo-SP - Marepe - Os Últimos Verdes
O artista se inspirou nas lembranças de sua infância e nas cidades do sertão nordestino. Serão 9 trabalhos (esculturas, fotografias, vídeo) que desvendam a preocupação do artista com a natureza e lembram o ciclo de produção de Marepe, que já fez mostras individuais no MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e no Centre Georges Pompidou (França). “Os Últimos Verdes” ocupa os três andares e o terraço da galeria paulistana. Marepe costuma propor uma leitura diferente de objetos do dia-a-dia. Exemplo disso é a obra “Camas de Vento” em que as populares camas desmontáveis ganham nova forma ao remeter a um céu com vento e pássaros de asas vermelhas e pretas. “Antigamente, eu observava muitas dessas aves em minha cidade, Santo Antônio de Jesus. Agora, é mais raro vê-las”, constata Marepe. Obras como “O Coro de Lata”, e “Metamorfose” também demonstram a questão do deslocamento de objetos - moringas, funis, tachos e bacias de metal - como pontos de partida para novas significações. O vídeo inédito de 1999 “sem título” será exibido na mostra, e fala de reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Para assistir ao vídeo, há dois bancos de madeira, talhados em formato de lacres de garrafas de champagne. No final do vídeo, Marepe resgata a obra “Cabeça Acústica” (1996), emblemática na carreira do artista.
Até 11 de Setembro, segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 10h às 17h
Galeria Luisa Strina
Rua Oscar Freire, 502 (Jardim Paulista )
Tel: (11) 3088-2471 (11) 3088-2471
Ingressos: Grátis
Recomendação: livre
Sampa Online
São Paulo-SP - Visões Surrealistas
A exposição terá somente dois artistas, Dominique LeComte, com pinturas e Israel Macedo com esculturas. Ambos premiados dentro e fora do Brasil e que vêm obtendo posição de destaque no mercado de artes. Até o momento fazem a sua terceira exposição juntos, uma parceria motivada pela empatia das fases artísticas que vivem, ambos buscam algo entre o surrealismo e a fantasia, dentro de suas visões, temas e realidades pessoais. Nesta exposição os artistas apresentam seus últimos trabalhos, ambos seguem linhas surrealistas, falam através de suas obras sobre a sociedade, sobre medos ou situações de humor e o fazem com técnica e destreza. 15 pinturas e 14 esculturas compõem esta mostra dos mundos visionários e fantasiosos de dois grandes artistas que se revelam ao público paulistano.
Curadoria: Fernando Figueiredo.
Até 30 de Agosto, de segunda a sexta, das 9h às 18h
Galeria Spazio Surreale
Rua Caconde, 238 (Jardim Paulista)
Tel: (11) 3884-8449 (11) 3884-8449
Ingressos: Grátis
Sampa Online
Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial