ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

16 agosto, 2010

PODE CRER, É VERDADE! - 16-8-10

Outra talentosa!

Mais de 100, todos nus, a descerem montanha russa

Grupo de britânicos desteminhos tinham uma boa causa: queriam angariar dinheiro para um hospital
Eram, ao todo, 102. Despiram-se de preconceitos e foram andar de montanha russa, como Deus os pôs no mundo, para bater um recorde e angariar dinheiro para um hospital.
A ousadia foi levada a cabo em Southend-on-Sea, no sudeste da Inglaterra, este domingo. E nem foi difícil bater o recorde: de acordo com o portal G1, o anterior era de apenas 32 pessoas, todas nuas, a andar na montanha russa.
Portugal Diário

Durante briga de trânsito fralda suja vira arma nos EUA
Jessica Hollis perdeu a esportiva durante uma briga de trânsito e acabou usando uma fralda suja no vidro traseiro de Melanie Campbell durante um engarrafamento.
A bizarrice aonteceu em Connellsville, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Conta Outra

Magistrados europeus não queriam morar no Brasil e uma vez no país, eram obrigados a morar nos subúrbios da capital
O primeiro tribunal instalado no Brasil se deu em Salvador, Bahia, então capital da colônia. Chamava-se Tribunal da Relação, o mesmo nome dos tribunais portugueses. Instalou-se no século XVII.
As primeiras tentativas de instalação do tribunal no país ocorreram por volta de 1587. No ano seguinte alguns desembargadores foram enviados ao Brasil, mas uma tempestade os obrigou a retornar a Portugal.
Mais difícil do que a tempestade foi convencer os ditos desembargadores a residirem no Brasil. Acostumados a uma vida próspera e desfrutando de algumas regalias, os magistrados interpretaram que a transferência para um país da América do Sul seria um regresso, afinal, a visão que se tinha naquela época era a de que o Brasil estava repleto de doenças e de nativos violentos, indoutos. . . enfim, um povo sem cultura.
Outra dificuldade apontada pelos magistrados dizia respeito ao estudo do próprio direito em si. Enquanto na Europa havia um crescimento contínuo pelo estudo na área jurídica, os juízes sabiam que o Brasil era um país sem lei, sem tradição jurídica.
Para comporem o primeiro tribunal no Brasil, foram enviados 10 desembargadores. O presidente se chamava Chanceler. Um dos desembargadores deveria cuidar somente de causas que envolviam defuntos e desaparecidos. Estranho mesmo!
Havia claras recomendações para que os magistrados não fossem subornados. Na época se acreditava que residindo longe do centro da cidade as chances de corrupção seriam menores. Assim foi feito. Os juízes residiam nos arredores da cidade.
Mas há indícios de que o primeiro tribunal instalado no país se deixou corromper. Aliás, era uma prática comum, principalmente na Europa. No mesmo século havia um costume bastante sedimentado em alguns países do Velho Mundo relacionado à prática de se dar presentes aos juízes. Quem tinha uma causa na Justiça se sentia no dever de agradar aos magistrados com presentes.
O famoso filósofo Francis Bacon, por sinal, foi acusado por um dos litigantes de receber propina para julgar a causa em prol do autor da corrupção. Chegou a enviar ao rei inglês sua confissão e humilde submissão. Foi preso e depois perdoado pelo rei.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial