UTILIDADES E INFORMAÇÕES - 19-8-10
Seguro de riscos de engenharia serve a obras de todos os portes
Para quem vai construir ou reformar, cobertura destina-se a ressarcir eventuais danos à casa vizinha, prejuízo financeiro e custa por volta de 0,3% do valor indenizável.
Diferente do que muitos imaginam, o seguro de riscos de engenharia tem outras aplicações, além de proteger as grandes obras. “Até mesmo na construção de uma residência, em terreno com obras vizinhas, o produto tem papel muito importante”, afirma o especialista Carlos Barros de Moura, da BarrosDeMoura & Associados e diretor da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS).
De acordo com Barros de Moura, “a construção civil com foco na redução do déficit habitacional, num cenário com economia aquecida e boom da construção civil, torna esse seguro cada vez mais importante para proteger obras de todos os portes e finalidades”.
Na apólice para construção de uma residência, por exemplo, o seguro contempla coberturas para despesas extraordinárias, tumultos, desentulho do local, incêndio após entrega da obra, despesas de salvamento e contenção, danos morais em decorrência de responsabilidade civil etc., conforme explica Barros de Moura.
“A cobertura de responsabilidade civil é importante para os casos de eventual desmoronamento ou acidente que cause problemas a terceiros. Por exemplo, para um limite máximo indenizável de R$ 1 milhão, o custo do seguro fica em torno de R$ 3,5 mil, ou seja, pouco mais de 0,3%”, calcula o especialista.
Para quem pretende comprar um imóvel na planta, o especialista aconselha verificar se a construtora ou incorporadora tem o seguro de riscos de engenharia para o empreendimento.
“Trata-se de uma forma de garantir o bom andamento da obra e a entrega do imóvel, porque a seguradora faz o acompanhamento da construção e tem até o poder de interferir na execução, caso algo saia do plano pré-estabelecido”, enfatiza.
Barros de Moura aconselha ainda aos interessados em contratar o seguro que procurem a assessoria de um corretor com domínio sobre a lógica desse ramo, porque a resposta correta à proteção pretendida é obtida a partir de uma análise de riscos muito bem estruturada.
A cobertura para riscos de obras de engenharia é oferecida pela maioria das seguradoras do país.
Marcadores: informação
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial