ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

04 outubro, 2010

EXPOSIÇÕES - 4-10-10

Exposição mostra patrimônio histórico brasileiro no Palácio do Planalto
As múltiplas expressões materiais e simbólicas que atestam as bases da identidade nacional poderão ser conferidas na exposição Bem do Brasil, Patrimônio Histórico Brasileiro, que faz sua estreia nesta quinta-feira (30/9), a partir das 18h30, no Palácio do Planalto. O principal desafio da mostra é levar o visitante a apreender os significados, a refletir, compartilhar e valorizar a diversidade dos acervos culturais, das artes sacras à cultura popular e erudita do País.
Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra estará aberta ao público até 15 de novembro. Essa é a primeira exposição que o Palácio do Planalto recebe desde a sua reinauguração. No mês de dezembro, a exposição, acrescida de novas obras e utilizando meios contemporâneos de grafismo e tecnologia de imagem, irá para o Paço Imperial, no Rio de Janeiro, onde permanecerá até fevereiro de 2011.
O público terá acesso a 150 obras que vão desde arte sacra dos século XVIII a peças contemporâneas do folclore brasileiro, passando por artistas famosos como Di Cavalcanti, Djanira, Segall e Guignard. O co-curador da exposição, Victor Burton, explica que as peças foram dispostas a evitar hierarquia entre as obras de grandes artistas e peças de expressão popular e folclórica.
Nós colocamos peças de artesanato simples de arte popular com a mesma ‘hierarquia’ ou ‘falta de hierarquia’ de uma peça de arte erudita. Vocês vão ver ao lado de uma peça de papel machê de Parati um belíssimo Santo Antônio do século XVIII. A ideia é eliminar essas valorações e dizer que tudo isso é o ‘Bem do Brasil’.

Santo André-SP - Mostra de Gravura abre hoje, 30-09-2010
Em aquecimento para a 5ª Bienal de Gravura de Santo André - que começará no dia 18 de novembro -, está aberta a Mostra de Gravura, que a partir de hoje, às 19h30, no Salão de Exposições do Paço Municipal andreense, apresenta trabalhos de gravuristas renomados e obras do acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.
"Já faz algum tempo que Santo André não apresenta exposição só de gravuras. Decidimos fazer a Mostra para que, antes da Bienal, todos possam acostumar o olhar para a gravura, para que ela possa se inserir novamente no contexto da cidade", conta Júlio Franz, coordenador da Casa do Olhar.
Entre os artistas que terão seus trabalhos expostos no salão estão Ulysses Bôscolo, Marbé, Francisco Maringelli e Lourdes Sakotani. Segundo Franz, cerca de 70% das obras são de artistas da região.
Com relação à Bienal, o prazo de inscrição foi prorrogado para o dia 9. Interessados devem encaminhar até três obras para a Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730). A ficha de inscrição e o regulamento estão no site www.santoandre.sp.gov.br.
Mostra de Gravura de Santo André - Exposição. No Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0605. Ter. a 6ª, das 12h às 17h e das 18h às 21h e sáb., das 13h às 16h e das 18h às 21h. Grátis. Até dia 23.
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial