ATUALIDADES - 4-11-10
BG eleva projeções de reservas de petróleo no pré-sal
RIO - A petrolífera britânica BG divulgou nesta terça-feira um comunicado no qual revê para cima as estimativas de reservas de petróleo para os campos de Tupi, Iracema e Guará. A nova estimativa é de 10,8 bilhões de barris de óleo equivalente (inclui óleo e gás), 34% sobre a estimativa média anterior de 8,1 bilhões de barris para os três campos.
A BG tem 25% de Tupi, ao lado de Petrobras (65%) e a petrolífera portuguesa Galp (10%). Em Guará, a BG tem 30%, junto com Petrobras (45%) e Repsol (25%). Com isso, a parte das reservas que caberiam a BG são da ordem de 2,8 bilhões. A BG contratou a empresa de consultoria Miller e Lents Ltda (MLL) para fornecer uma avaliação independente das estimativas de recursos nos campos Tupi, Iracema e Guará
Na semana passada, a Petrobras e a Galp Energia afirmaram nesta sexta-feira que o nono poço exploratório em águas ultraprofundas da bacia de Santos confirmou o potencial de reservas de petróleo leve de Tupi entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente .
A Petrobras já havia afirmado em 6 de outubro que o oitavo poço perfurado havia reforçado a certeza com o volume da megarreserva. Segundo a Petrobras, operadora do consórcio que explora Tupi, o resultado da perfuração do nono poço "foi extremamente relevante, pois definiu, entre outras coisas, o nível de contato óleo/água no prospecto, que indicou a maior espessura de rocha com óleo para essa área entre as possibilidades estudadas".
O Globo
Marcadores: notícia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial