ATUALIDADES - 11-1-11
Livros de Paulo Coelho são censurados no Irã
Rio - O escritor Paulo Coelho teve seus livros censurados no Irã. O país, que vive sob o governo de Mahmoud Ahmadinejad, não justificou o motivo do banimento. As informações chegaram ao autor via seu editor naquele país, Iarash Hejazi.
Em seu blog, em inglês, Paulo Coelho afirmou que publica seus livros em diferentes editoras do Irã desde 1998. Segundo ele, o ocorrido deve ser um mal-entendido.
Foto: Divulgação
"Meus livros foram publicados durante diferentes governos no Irã. A decisão arbitrária, após 12 anos naquele país só pode ser um mal-entendido", disse o autor e completou: "Eu espero que este mal-entendido seja resolvido nesta semana. E eu conto fortemente com o governo brasileiro para me apoiar pelos valores que todos nós apreciamos", finalizou Coelho.
Ainda no blog, Paulo Coelho reproduziu na íntegra a carta do seu editor no Irã, Iarash Hejazi, lhe comunicando da censura.
"Infelizmente, fui informado que o Ministério da Cultura seguindo a orientação islâmica no Irã baniu todos os seus livros, mesmo as versões não-autorizadas publicadas por outras editoras. Meus amigos disseram que nenhum livro com o nome 'Paulo Coelho' terá autorização a partir deste momento para ser publicado no Irã", disse Hejazi.
Pelo Twitter, Paulo cobrou uma participação efetiva do governo federal.
"Meus livros banidos no Irã (vamos ver se o governo brasileiro se pronuncia)", disse no microblog.
Ministra da Cultura se pronuncia
Nesta segunda, a ministra da Cultura, Ana de Hollada, lamentou a decisão do governo iraninano e afirmou que vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para analisar se o país irá se manifestar contra a decisão do Irã.
“Vou conversar agora com o ministro Patriota, para entender como o Ministério das Relações Exteriores está vendo isso e provavelmente eles vão se manifestar. Essa manifestação do governo brasileiro cabe ao Ministério das Relações Exteriores. Pela cultura, só posso dizer que a censura é sempre lamentável”, disse a ministra, durante a visita ao Complexo do Alemão.
Paulo Coelho ocupa uma cadeira na Academia Brasileira de Letras desde 2004.
O Dia
O autor brasileiro mais lido no exterior teve seus livros censurados no irã Marcadores: notícia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial