ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

12 abril, 2011

ATUALIDADES - 12-4-11

Portugal deve receber ajuda financeira de 80 bilhões de euros
A ajuda financeira que Portugal provavelmente receberá dos sócios da União Europeia (UE) e do FMI será de 80 bilhões de euros [R$ 181 bilhões] e incluirá "um ambicioso programa de privatização", declarou o comissário europeu para Assuntos Financeiros, Olli Rehn, nesta sexta-feira.
A Comissão Europeia foi notificada oficialmente sobre a solicitação de ajuda financeira da UE e do FMI enviada pelo governo português, declarou anteriormente Rehn.
"Recebemos o pedido formal do governo português para uma ajuda financeira da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional", declarou Rehn, ao chegar a uma reunião de ministros das Finanças do bloco em Godollo, perto de Budapeste.
"Saúdo esta ação responsável pelo bem da estabilidade financeira na Europa e para ajudar Portugal a enfrentar suas dificuldades financeiras", destacou o comissário.
A adoção de medidas de austeridade ambiciosas e de reformas econômicas são "essenciais" para que Portugal possa beneficiar-se de um plano de ajuda internacional, declarou nesta sexta-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.
Após meses de resistência, o primeiro-ministro demissionário José Sócrates anunciou na quarta-feira (6) o pedido de socorro financeiro à União Europeia.
O pedido ocorreu após protestos em diversas cidades do país pedindo por novas políticas econômicas e depois de o próprio premiê renunciar ao cargo, no dia 23 de março, acuado pela crise da dívida.
O fim de seu governo foi acelerado pela rejeição do Parlamento português ao seu plano de ajuste fiscal. O pacote havia sido elaborado para evitar o resgate internacional. A ajuda externa estará condicionada ao país cumprir duras exigências de ajuste econômico.
Portugal se torna, assim, o terceiro país da zona do euro a pedir ajuda aos parceiros europeus, após a Grécia e a Irlanda.
OPOSIÇÃO APOIA MEDIDA
O líder da oposição portuguesa, Pedro Passos Coelho, presidente do Partido Social Democrata (PSD), declarou na quarta-feira seu apoio ao pedido de ajuda.
"O PSD fará todo o necessário para apoiar esse pedido no plano externo, mas também para facilitar as negociações que o governo terá que realizar", declarou.
Passos Coelho é um dos favoritos para suceder a Sócrates, que apresentou sua renúncia no dia 23 de março passado e administra os assuntos correntes até as eleições legislativas de 5 de junho.
Folha.com

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial