ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 março, 2007

E AGORA VAMOS FALAR COM OS NOSSOS HERÓIS...

Saudação infeliz usada por Pedro Bial ao se dirigir aos participantes do programa Big Brother Brasil:
Se alguém se encontrar com ele, pergunte-lhe, por favor, qual a definição de “herói” no dicionário dele...
No nosso,”herói” é muito diferente...
Herói é a Dra. Vanessa Remy-Piccolom jovem pediatra francesa de 28 anos de idade. Ela que abriu mão de seu conforto para servir na África, como voluntária do programa Médicos sem Fronteiras. Ela nos relata que cansou de atender crianças que com um ano de idade pesavam em torno de 3,6kg. Que corresponde ao peso de um recém-nascido. Herói que relata que muitas mães chegam até ela dizendo que levaram os alimentos doados para casa, mas que seus filhos parece que desaprenderam a se alimentar e se recusam a abrir a boca.
Herói é Martial Ledecq, cirurgião voluntário do Médicos sem Fronteiras, que , arriscando a própria vida, atende em meio a bombardeios, os civis feridos em um hospital de Tebnine, sul do Líbano, vítimas de uma recente guerra que de tão nefasta não poupou nem os observadores da ONU, e nem mesmo as equipes de ajuda humanitária internacional.
Herói, meu caro Pedro Bial, é quem nestes dias desleais em que vivemos, enxerga o sofrimento alheio, e se prontifica a ameniza-lo no que estiver ao seu alcance.
Herói é aquele que abre mão do conforto pessoal em prol do coletivo, aqueles plenos de uma vida na qual a paixão sobrepuja a omissão...
Herói é aquele que é solidário, que partilha dons e bens...
Mas há também muitos heróis que falam a nossa língua...
E não são as “celebridades “ instantâneas do BBB. Embora estejam pertinho da “Casa mais vigiada do Brasil”
Heróis como Jacinta, enfermeira do Projeto Meio-Fio, promovido pelo Médicos sem Fronteiras no Rio de Janeiro, que examina mãe e filhos, moradores de rua.
Heróis como Dra. Renata, médica que visita aqueles que nem aos precários serviços de saúde pública têm acesso, como os moradores de rua do Largo da Carioca no Rio de Janeiro.
Heróis como o educador Altayr, que partilha seus conhecimentos com moradores de rua no centro do Rio de Janeiro..
Heróis como a psicóloga Andréa, que, a exemplo da pediatra francesa, semeia saúde e esperança por onde passa.
Heróis como a enfermeira Eriedna que atendeu o Sr. Nilton no Núcleo de atendimento do Médicos sem Fronteiras .
Heróis como o Sr, Nilton, que com o apoio recebido conseguiu encontrar um trabalho, e hoje não mais mora nas ruas.
Heróis como Sr. João, um dos moradores de rua atendidos pelo Projeto Meio-Fio que relata: “De manhã eu começo a circular igual a um peru doido. Eu só paro na hora do almoço e depois à noite, para dormir. Catar latinha não é fácil não. Hoje em dia tem uma concorrência muito grande pelas ruas...”
Será que o Sr. João resistiria à tentação de catar as latinhas e garrafas de bebida vazias, com as quais a produção do BBB tenta a todo custo embriagar os participantes do programa nas festas que promove?
Sr. João provavelmente juntaria as latas sim, escondidas em algum canto da casa, para quando a fama instantânea passar.
O sentido da palavra "HERÓI" está completamente deturpado no Brasil, até o Presidente da República Sr. Luis Inácio Lula da Silva nesta semana disse em mais uma de suas falas estapafurdias: "Meus minístros são heróis porque conseguem sobreviver com um salário de R$ 8.000,00 reais" Sr. presidente "Ali Baba" para sua informação herói é quem sobrevive com um salário mínimo e não seus quase quarenta ladr... digo ministros !
Quando uma pessoa que já foi um dos mais brilhantes repórteres do país, vibra e discute os namoricos, as intrigas e as futilidades do programa BBB como se fossem o assunto mais importante da atualidade, é sinal de que algo está lamentávelmente errado...
Ao invés de ligar para o Big Brother Brasil, contribua com alguma instituição que realmente precisa de ajuda.

Veja aqui a listagem de algumas entidades e projetos sérios que merecem a sua contribuição:

http://www.unicef.org/brazil/lista_projetos06.htm

Silvio A. Neves

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial