ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 julho, 2007

LÍNGUA PORTUGUESA TERÁ MUDANÇAS EM BREVE

Apenas cinco dos oitos países membros da CPLP já tinham assinado o documento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto em 1990. Sendo que Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram recentemente.
Serão cerca de 40 mudanças, entre elas estão o alfabeto com 26 letras (atualmente são 23), com a inserção do "k", "w" e "y", e o fim do trema (permanece apenas em nomes próprios e derivados).
Estima-se que com essas modificações, a escrita no Brasil terá 0,45% de alteração. Enquanto que em Portugal, estima-se uma mudança de 1,6% do vocabulário escrito.
Por exemplo, os portugueses passarão a escrever "úmido" ao invés de "húmido", e também não escreverão o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado: "acção", "contacto", "acto", "adopção", "baptismo", "óptimo" e "Egipto".
O acento circunflexo nas palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo será suprimida: "abençôo", "enjôo" e "vôo". No Brasil, a escrita correta será: "abençoo", "enjoo" e "voo".
Assim como o emprego do acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes. Assim, a grafia correta passará a ser: "creem", "deem", "leem" e "veem".
O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para"(preposição) e também nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia", que perderão o acento agudo.
Demetrius Marques Cruz
Minha Notícia


Comentário do Silvio: Quando isto entrará em vigor ? Só Deus sabe ! Desde 1990 se discute este assunto e ano após ano é adiada a data em que deveria entrar em vigor.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial