ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

20 julho, 2007

METADE DA VERBA DESTINADA A ONGs É DESVIADA

O governo federal repassou R$ 3 bilhões a organizações não-governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) em 2006. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, técnicos do Executivo, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) calculam R$ 1,5 bilhão, ou seja, quase a metade do dinheiro, tenha sido desviada da finalidade original dos convênios. O valor corresponde a 0,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Em 2002, 22 mil ONGs atuavam no Brasil; em 2006, esse número pulou para 260 mil; em 2007, calcula-se que tenha alcançado 300 mil. Dessas, somente 4,5 mil estão legalmente registradas no Ministério da Justiça. A fiscalização de ONGs e Oscips é trabalho de apenas 12 funcionários da Justiça.
A situação é tão grave que o Ministério do Planejamento resolveu criar duras regras para a assinatura dos convênios com ONGs. "Desde o escândalo dos sanguessugas vimos que não dava para continuar do jeito atual. Então, fizemos várias reuniões com o TCU, que tem um trabalho de fiscalização muito bom a respeito dos convênios das ONGs, e com a Controladoria-Geral da União. O resultado foi a elaboração de um decreto com regras que visam a inibir as irregularidades", informou ao jornal o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Congresso em Foco (IG)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial