ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 outubro, 2007

IPHAN LANÇA CAMPANHA PELA RECUPERAÇÃO DE BENS PROCURADOS

Objetivo é mobilizar população para ajudar na busca a bens culturais. Linhas de telefone, fax e e-mail foram colocados à disposição para denúncias anônimas
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, lançou oficialmente esta semana a Campanha pela Recuperação de Bens Procurados. O objetivo é mobilizar a população na busca pelos bens culturais, convocando o público a consultar, no site
www.iphan.gov.br, o banco de dados de peças subtraídas do patrimônio brasileiro.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (21) 2262-1971, fax (21) 2524-0482, pelo e-mail
bcp-gemov@iphan.gov.br, ou no próprio banco online.
"É necessário compartilhar com toda a sociedade (paróquias, comerciantes, leiloeiros, colecionadores), a tarefa de proteção do patrimônio brasileiro. A divulgação dessa campanha na televisão, em cadeia nacional, é mais um esforço nesse sentido. A informação foi colocada em domínio público, na internet, para que as pessoas possam identificar as peças e tenham conhecimento do que deve ser feito ao descobrir um bem que seja procurado", explica Luiz Fernando de Almeida.
A delegada da Interpol, Vanessa Gonçalves, ressalta que quem adquirir uma peça do patrimônio brasileiro também está cometendo crime de receptação. "Esses bens são uma herança cultural do povo brasileiro". Ela esclarece que aquele que identificar que um peça sua é procurada e reportar ao Iphan está agindo de boa fé e provavelmente não será condenado.
Segundo ela, o Iphan é grande parceiro na luta contra o tráfico de bens culturais no mundo. "O banco de dados do Iphan está em um padrão internacional. A Interpol faz uma mera tradução para inserir no seu sistema".
A campanha faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas, com vários parceiros, com objetivo de coibir o tráfico de bens culturais, recuperar e devolver aos locais de origem os bens culturais tombados, que foram extraviados, furtados ou roubados.
Fonte: Iphan - Assessoria de comunicação
http://www.aber.org.br

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial