ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 novembro, 2007

SETE SEGREDOS DAS PESSOAS CHIQUES

A jornalista Gloria Kalil é uma das maiores especialistas em regras de etiqueta do Brasil. Ela ficou nacionalmente famosa desde que passou a apresentar um quadro sobre o assunto no Fantástico, da Globo.
Na semana passada, ela lançou seu quarto livro sobre boas maneiras. Em Alô, Chics!, ela ensina a fazer bonito nas mais diversas situações do cotidiano. Confira alguns conselhos da consultora:
1. Na hora de dividir a conta
Hoje em dia é normalíssimo dividir as contas. Tanto entre jovens como entre adultos, homens ou mulheres. Cada um paga o seu e pronto. Pode-se também dividir a conta pelo número de casais. Mas, atenção: se o casal leva uma amiga extra, o certo é dividir a conta por pessoa, e o casal que levou a convidada paga três partes. A mesma regra vale para crianças.
2. Se o zíper estiver aberto
Percebeu que a pessoa ao seu lado está com a braguilha aberta, alface presa no dente, chiclete grudado no cabelo ou cabelo desarrumado? Então, o melhor a fazer é avisar. Antes deixá-la sem graça diante de apenas uma pessoa (no caso, você) do que deixá-la passar vergonha diante de todo mundo.
3. Ar condicionado
Quem acha que o ar condicionado do escritório está muito frio ou quente deve perguntar primeiro aos outros se também estão achando, antes de sair pedindo para desligar ou aumentar a temperatura. Se você for friorenta e fizer parte da minoria, defenda-se com um casaquinho, um xale ou até mesmo uma meia. Lembre-se: contra o frio, a gente se agasalha, mas contra o calor não há salvação.
4. Para não pagar o que deve
Você pediu dinheiro para uma amiga e não está conseguindo pagar? O jeito certo de agir é o seguinte:
• Fale do assunto com a pessoa para quem está devendo. Não deixe que ela pense que você não está nem aí com o compromisso.
• Não tente compensar o fato com presentes ou convidando a pessoa para um programa. Ela vai pensar que você deveria pagar a dívida em vez de gastar dinheiro de outra forma.
• Não deixe de colocar um mínimo de correção monetária.
5. Bons modos no trabalho
Para tornar as oito horas que você passa trabalhando mais agradáveis, tome estes cuidados:
• Não se isole com o fone de ouvido a ponto de obrigar os colegas a cutucá-la para chamar a atenção.
• Evite batucar com a caneta, balançar as pernas e os pés; ou fungar quando estiver resfriada.
• Não abuse de perfume.
• A campainha do celular deve ser discreta. E leve-o sempre que sair do seu posto de trabalho, para, se tocar, não incomodar os outros.
6. Saudação certa no e-mail
• Quando nos dirigimos aos amigos íntimos, podemos começar com oi, querido e depois terminar com beijos.
• Se for escrever para o e-mail profissional de um amigo, é melhor usar querido fulano ou apenas o nome da pessoa, já que corre o risco de outra pessoa ler acidentalmente.
• Usar caro e prezado é simpático para tratar com quem não se tem muita intimidade e, neste caso, encerra-se o texto mandando abraços, com seu nome, cargo e telefones para contato.
7. Bons modos à mesa
• Quando o prato chegar, coma no mesmo ritmo que os outros. É muito chato alguém ficar falando e, depois, fazer com que todo mundo o espere comer sozinho.
• Não ataque o pão antes do prato ser servido. Vai parecer que você estava em jejum há mais de 48 horas.
• Não fuce a travessa em busca do melhor pedaço. A mesma regra serve para as frutas. Nada de apalpá-las até escolher uma. Oras, você não está na feira!
• Jamais deixe comida no prato. É uma ofensa para a dona da casa.
• Não beba com a boca cheia de comida.
Bruna Menegueço

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial